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Grid: Autosport

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

14/07/2014 17h46

Dessa vez não tivemos que esperar tanto para jogar um novo "Grid" e as surpresas são boas. A Codemasters acertou a mão ao retirar a história do game, que apesar ser bem bacana em "Grid 2", não adicionava nada de grande valor ao game.

Livre da narrativa, "Grid Autosport" ficou mais dinâmico e sem tantas amarras que atrapalhavam o progresso do jogador. O game mantém as coisas que deram certo, como o sistema de Flashback e o modo online praticamente impecável. Mas nada supera a inteligência artificial que está muito bem afinada – chega a parecer que são outros jogadores humanos que estão controlando os carros do computador.

Mas não dá para deixar de falar da pouca a variedade de carros e pistas, que acabam desgastando o jogador. Por certos momentos a impressão que fica é que estamos sempre correndo contra os mesmos carros e nos mesmos circuitos.

Não se desespere: "Grid Autoesporte" é um ótimo game de corrida, divertido e emocionante, que vale ser jogado inclusive por aqueles que são donos de "Grid 2", mesmo que seja apenas apara dar uma espiada na visão interna dos carros.

Introdução

"Grid Auto Sport" chega um ano depois de "Grid 2" com a promessa de trazer aquilo que os jogadores sentiram falta no game anterior: um jogo mais direto e com a visão interna dos veículos. Essa promessa foi cumprida e a produtora trouxe mais novidades para os fãs de automobilismo virtual, como inteligência artificial mais competente, que faz toda a diferença.

Pontos Positivos

Direto ao ponto

Pouco mais de um ano após o lançamento de "Grid 2", a Codemasters volta para as pistas de todo canto do mundo, mais comprometida com as corridas e menos com a história, afinal, ver pneus queimando o asfalto é realmente o que um jogador quer em um game do corrida. "Grid Autosport" segue essa filosofia e, com isso, o jogador se concentra no que tem que ser feito: chegar em primeiro lugar.

A estratégia é boa e bem-vinda, afinal o game vai direto ao ponto. Por mais que uma história ajude a compor o clima da competição, esse recurso geralmente acaba se tornando irrelevante ou apenas uma forma de colocar cabresto no jogador e forçá-lo a seguir por um caminho pré-determinado.

Aqui somos apresentados diretamente às categorias do game: Street, Tuner, Touring, Endurance e Open Wheel. Você pode jogar os estilos de corrida que prefere de forma direta, sem ser forçado a correr naquelas que gosta menos. Claro que para completar o game, você será forçado a correr em todas as categorias, mas você é quem decide quando fazer isso, não o jogo.

As categorias são bem distintas e você realmente sente a diferença entre carro um e outro. Um carro de Open Wheel é muito mais preso no chão que um carro de Tuner, por exemplo.

A evolução da IA

Para dar mais imersão às corridas, a inteligência artificial é um show a parte. Os carros controlados pelo computador se comportam como se fossem seres humanos e agem de forma diferente dependendo da categoria. Em Street, a IA é mais agressiva e o contato entre os competidores é mais constante, já no Endurance os carros são mais cautelosos e evitam choques, devido a duração dos eventos.

Mesmo com uma pegada mais arcade do que simulador, não dá para contar com a sorte de ultrapassar todos os carros em uma volta. Em certas pistas você precisa realmente fazer o teste classificatório para conseguir chegar em primeiro lugar, pois os adversários controlados pelo computador vão fazer de tudo para impedir seu avanço, incluindo dar leves batidas para que você saia da pista.

Esse é o principal aspecto em comparação com outros games de corrida, pois é nítida a impressão de que estamos jogando com outras pessoas – diferente de "Gran Turismo" onde os carros andam em trilhos. Percebe-se que a Codemasters se dedicou para trazer a melhor experiência para o jogador – e acertou em cheio.

O retorno do Flashback

Leva um tempo para se acostumar com cada tipo de carro, mas isso não é problema, afinal estamos falando de um jogo da Codemasters e, com isso, o retorno do Flashback que permite que você corrija erros e volte para a corrida com tudo.

Esse recurso é bem simples de ser usado: ao toque de um botão você pode voltar alguns segundos da corrida e corrigir seu erro, como forçar demais em uma curva, bater em um adversário e coisas do tipo. Claro que esse 'truque' pode ser desativado, mas temos que concordar que ele ajuda e muito quem não entende muito de jogos de corrida.

Modo online

O modo online é onde o game realmente brilha. Aqui não tem truques ou trapaças de Flashback ou coisas do tipo. Além de jogar pra valer contra outras pessoas, a Codemasters coloca toda semana diversos desafios para a comunidade não deixar o game de lado.

Outra coisa bacana é o sistema de progressão, onde você ganha experiência por cada categoria em separado. Ou seja, se você quiser se dedicar a apenas a corridas Tuning, não tem problema, siga e seja feliz. Mas fique avisado: os patrocinadores dão preferência para quem joga em categorias mistas.

Pontos Negativos

Falta de variedade

Temos que lembrar que a variedade de carros em "Autosport" é bem curta e chega ser decepcionante. São apenas 78 veículos divididos em diversas classes, como os Muscle, os supercarros de LeMans ou mesmo os monoblocos de Indianápolis.

Quando você joga em uma mesma categoria por muito tempo, logo começa a reparar que são sempre as mesmas marcas que estão na pista. Embora isso seja mais realista – dê uma olhada como são as corridas da Formula Ford, por exemplo – não deixa escapar a sensação de estarmos em um eterno déjà vú.

A diversidade das pistas também não é muito grande: são apenas 22 locais para correr. Porém para não deixar o game monótono a Codemasters adicionou variações de traçado e ciclo entre dia e noite para que o jogador não fique enjoado muito rápido.

Nota: 8 (Ótimo)