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Juiced

27/06/2005

da Redação
"Juiced" teve uma largada bastante conturbada. Produzido pela Juice Games, deveria ter sido lançado no ano passado, mas a falência da Acclaim, que distribuiria o jogo, acabou atrasando o lançamento, o que foi feito agora através THQ.

O simulador não faria feio se tivesse sido lançado no ano passado, mas agora que títulos como "Gran Turismo 4" e "Forza Motorsport", reis da simulação; "Need for Speed Underground 2" e "Midnight Club 3: Dub Edition", que apostam nos rachas e na cultura urbana; e "Burnout 3", que leva a ação de árcade até às últimas conseqüências foram lançados fica difícil para qualquer game de corrida tentar um bom lugar no pódio.

Em cima do muro

"Juiced" é um jogo de corrida voltado para a ação de arcade, isto é, os controles são simples, e os carros podem ser dirigidos facilmente, indo na contra-mão da filosofia de "Gran Turismo" ou "Forza Motorsport". Mas, nem por isso, conseguiu entregar a sensação de velocidade de "Burnout 3".

Assim, como quase todas as funções do jogo, o que se vê é algo intermediário. As curvas precisam de uma freada prévia, senão o carro corre o risco de ficar "preso" nos muros, uma das piores situações, já que o controle de marcha a ré é bastante travado. A aceleração do carro é bem absurda também. O sistema de danos é apenas cosmético, não afetando o desempenho do carro durante a corrida. Os modos de jogo incluem os tradicionais arcade, custom race e o de carreira.

O objetivo do modo de carreira é ser o mais respeitado competidor de rachas da cidade. Além do jogador, existem mais alguns personagens chaves no enredo, e cada um deles demonstra um nível de respeito por seu avatar. Naturalmente, no começo, nenhum deles tem alguma consideração pelo jogador.

O primeiro pega no modo carreira mostra como vão funcionar as corridas. Cada uma delas possui uma premiação, mas o jogador pode apostar com um determinado competidor. Assim, mesmo que não ganhe a corrida, o seu personagem pode ganhar uma grana, desde que chegue na frente do seu rival de apostas. Vencida a primeira corrida, o jogador terá um bom dinheiro para iniciar a temporada.

Existe um calendário dentro do game e nele o usuário pode participar de diversos eventos. As datas livres podem ser usadas para criar suas próprias corridas. Mas, no começo, devido ao seu respeito baixo, poucos virão prestigiar seus eventos, mas, mesmo com poucos carros, é possível realizar uma corrida.

A dureza de ser pobre

Os tipos de provas incluem corridas de ponto-a-ponto ou em circuitos, além de provas de arrancada. Os acontecimentos são por classe de carros, cuja distribuição é feita unicamente pela potência do veículo. Na hora do tuning é mais vantajoso deixar de fazer alguns ajustes, a fim de não passar para uma classificação seguinte e disputar com carros mais potentes.

Além desses tipos de provas há também os "show-offs", cujo objetivo é fazer manobras como cavalos-de-pau e ganhar pontos. Apesar de uma iniciativa bastante interessante, essa modalidade logo perde o interesse pela falta de desafios. Esse é o único tipo de prova que não pode ser feito pelo jogador.

O sistema de calendário parece interessante num primeiro instante, mas em pouco tempo começa a dar sinais de frustração. O problema é que, se o jogador não conseguir vencer nas corridas, rapidamente perderá muito dinheiro, a ponto de não conseguir participar de nenhuma prova. No começo, há bastantes eventos gratuitos, mas logo eles ficam raros. E um sistema de salvamento automático impede o jogador de refazer as corridas caso esteja perdendo.

Talvez esse sistema tenha sido criado para dar um clima de tensão, mas tudo o que provoca é frustração. Dependendo de quão avançado o jogador estiver, não terá estímulo a refazer sua carreira. Usando o seu celular, o jogador pode contatar os pilotos com os quais já competiu e desafiá-los. Nessas provas, o perdedor também fica sem o seu carro.

Quanto mais respeito o jogador tiver, maior o leque de pistas terá para escolher. Esse atributo age na hora de conseguir pilotos melhores para a sua equipe. Esse é outro sistema que poderia ser interessante, se não fosse cansativo demais. As corridas em equipe somente são vencidas se todos os carros da equipe chegarem nas primeiras posições. Para tal, é preciso treinar seus pilotos, e o jogador é obrigado a assistir às corridas do começo ao fim. Não há meios para cortar ou acelerar as provas.

Categorias inferiores

Como um jogo de corrida que tem como base a cultura urbana, o tuning é outro ponto importante. Novamente, "Juiced" mostra sua faceta incompleta. Nem de longe, o título dispõe das opções de um "Midnight Club 3" ou de um "Need for Speed Underground 2". As opções são bastante precárias.

A modelagem dos veículos, licenciados de modelos reais, está competente, tendo até reflexo do ambiente, e com representação dos diferentes brilhos das pinturas: normal, metalizado ou perolado. O mesmo não se pode dizer dos cenários, quase todos sem inspiração e soando bastante genéricos. Alguns efeitos visuais, como a do reflexo de luz no chão, também são um pouco grosseiros. A taxa de quadros é bastante alta e estável, suficiente para não causar nenhum incômodo visual.

Imitando os títulos da Electronic Arts, a Juice Games também selecionou artistas, apesar de não muito conhecidos, para compor a trilha sonora do jogo. Nenhuma das músicas chega a se destacar, mas a maioria está adequada ao clima geral do game. Os efeitos sonoros cumprem com competência a sua função.

CONSIDERAÇÕES

"Juiced" é um jogo de corrida competente, com boas realizações na parte gráfica e captando bem o mundo dos rachas e do tuning. Porém, o sistema de carreira carece de ajustes e frustra quem não têm sucesso nas corridas, tornando-o quase impraticável ao chegar num determinado nível. O leque de opções se mostra insuficiente para competir com os grandes nomes do gênero. Se tivesse largado antes da concorrência, talvez seu destino fosse diferente.

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    Juiced (Pc)

    24 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Juice Games
    Lançamento: 10/06/2005
    Distribuidora: THQ
    Suporte: 1-8 jogadores, multiplayer online
    Configuração mínima: PIII 933Mhz, Directx 9.0b, Placa 3D com 32MB, 128MB de RAM, Win 98/2000/ME/XP
    Outras plataformas: XB
    RegularAvaliação:
    Regular
    DOWNLOADS
    Tamanho: 133MB

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