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Dragon's Lair 3D

25/03/2003

da Redação
Já faz muito tempo desde que Dirk brandiu sua espada no fliperama com o poder do disco laser. O game, o primeiro de seu gênero, utilizava desenho animado tradicional intercalado por rápidos comandos do jogador para avançar a trama. Agora, seguindo a onda de saudosismo, parte da equipe original se reuniu para fazer um remake 3D do jogo - influenciados, em grande parte, pela tecnologia de Cell Shading, deixando os personagens quase idênticos com os do jogo pouco interativo do fliperama.

Copiando a fórmula de jogos como "Mario 64", nosso corajoso cavaleiro deve salvar a princesa Daphne explorando as centenas de salas do castelo. Dirk pode correr, pular, dar espadadas, usar flechas e outros truques parecidos para derrotar seu arqui-inimigo (e seu dragão de estimação) para salvar a garota.

As salas do castelo são praticamente todas uma recriação do desenho original, resgatando momentos clássicos como o monstro da ponte, chão que caí, as bolas metálicas gigantes e outros momentos da primeira aventura de Dirk. Infelizmente, pela sua simplicidade conceitual, quase todo o game se restringe a alguns pulos simples e espadadas genéricas - as manobras que o jogador deve fazer parecem trazer exatamente a mesma complexidade, do começo ao fim da aventura... o que deixa a experiência bastante monótona.

O game oferece duas formas de controle: uma usando teclado e/ou gamepad para simular um sistema semelhante ao dos videogames, ou teclado e mouse, permitindo um controle da câmera parecido com o dos jogos de tiro em primeira pessoa como "Quake". O método que usa o mouse é extremamente frustrante e nada intuitivo - especialmente para aqueles que não são extremamente adeptos desse tipo de controle. Usar o teclado ou gamepad é menos complicado - mas nem por isso mais funcional. No final das contas, as duas trazem problemas próprios mas cumprem sua função devido à simplicidade do game.

O visual e som de "Dragon's Lair 3D" é uma grande homenagem ao primeiro game, e traz pedaços intactos da obra criada por Don Bluth (ex-animador da Disney). Os mais velhos se lembrarão com saudades do arcade (ou qualquer versão que tenham jogado). A técnica de Cell Shading se concentra principalmente nos personagens, mas o resultado final recria com bastante precisão a animação tradicional vista no Laserdisc.

CONSIDERAÇÕES

Infelizmente, toda essa homenagem tem um preço caro. A mecânica original de "apertar uma tecla no momento certo" não se traduz bem em um jogo de plataforma, deixando o todo bastante maçante. Mas os saudosistas de plantão certamente vão apreciar o esforço da produtora em não apenas resgatar um momento histórico dos jogos eletrônicos, mas oferecer um belo vídeo-documentário do passado e presente de "Dragon's Lair".

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    Dragon's Lair 3D (Pc)

    6 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Dragonstone
    Lançamento: 17/11/2002
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Win 98/2000/Me/XP, Pentium 300MHz, 64MB de RAM, Placa de vídeo com 16MB de RAM, 700MB de HD
    RegularAvaliação:
    Regular

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