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Largo Winch

21/11/2002 19h44

"Largo Winch" é um seriado de TV exibido no Brasil pelo canal pago AXN baseado em uma HQ européia. O programa de TV não é exatamente um novo exemplo de qualidade ou audiência - o jogo baseado no seriado baseado no quadrinho não consegue escapar da mediocridade de seus progenitores... e não é nem possível dizer ao certo se seus criadores se esforçaram para fazer isso.

Salada de frutas bem azeda

O jogo tenta ser um adventure com controle de "Resident Evil" e combate de RPG. Você encarna o milionário Largo, herdeiro de uma gigantesca empresa boazinha (a Corporação W) que faz hora-extra como herói filantrópico de ação. Se você já está começando a sentir o fedor de clichê, se prepare pois essa é só a ponta do iceberg.

Sidney Sheldon, você por aqui?

O game começa com o anúncio de que a Corporação W está preparando um navio cargueiro cheio de leite para ajudar um pequeno país fictício em guerra. A confusão começa na festa em que essa atitude caridosa está sendo anunciada para a imprensa: uma cientista de um dos laboratórios da empresa traz um documento sobre atividades ilegais sendo feitas às escuras em uma filial mexicana da Corporação W - algo que poderia causar um escândalo. Os documentos que explicam essa conspiração são roubados e Winch deve viajar por todo o globo com duas lindas mulheres (a responsável pela idéia do navio e a cientista) no que parece ser uma longa biblioteca de todas as situações mais manjadas já vistas nos seriados de TV. Para piorar ainda mais a trama, os diálogos do jogo são escabrosos: servem para dar uma vaga idéia do enredo e apresentam falhas sérias de continuidade (não se assuste se uma das opções de conversa seja perguntar algo que o interlocutor acabou de dizer).

Um dos problemas mais sérios de "Largo Winch" está na adaptação apressada dos controles da versão original para videogame. Funções que seriam normalmente mapeadas em quatro teclas próximas são transferidas para Espaço, CTRL, Enter e Backspace. Como o game tem pesados elementos de adventure (colecionar e combinar objetos), você passará muito tempo errando o botão de uso e tendo que recomeçar todo o processo, voltando ao inventário, escolhendo o objeto e voltando a tentar a combinação. E mesmo quando você sabe usar os confusos comandos, a grande maioria dos quebra-cabeças são ao mesmo tempo óbvios e sem sentido.

Pontuando as partes cabeça do jogo estão batalhas no estilo de RPG. Se você nunca entendeu a complexidade dos combates de games como "Final Fantasy", "Largo Winch" mostra como eles NÃO são feitos. O game depende de quatro números fixos para definir quanto dano será feito com cada ataque e sua probabilidade de sucesso. Além de acabar com qualquer possibilidade estratégia, as batalhas são repetitivas e sem graça.

Santo bug!

Nota: 2 (Desprezível)