Topo

LEGO Harry Potter

22/07/2010 18h10

Jogos envolvendo a grife de peças de montar LEGO não são novidade, mas desde o sucesso de "LEGO Star Wars", a produtora Traveller's Tales tem se dedicado ao desenvolvimento de misturas entre filmes e o famoso brinquedo. Depois dos Jedis e Stormtroopers de "Star Wars", "Indiana Jones" e "Batman" também receberam jogos da série.

Veja o trailer da E3 2010
"LEGO Harry Potter: Years 1-4" dá continuidade à fórmula, reunindo em um só jogo os quatro primeiros volumes da saga criada pela escritora J. K. Rowling, desde a chegada de Harry Potter à Hogwarts e seus primeiros passos no mundo da magia até a final do Torneio Tri-Bruxo.

Os fãs das aventuras do bruxinho Harry Potter certamente darão boas risadas com o enredo do jogo, encenado por bonecos que, como nos demais títulos LEGO, não falam. Os personagens se comunicam com grunhidos, caretas e gestos, em versões cômicas e bem humoradas das principais cenas da história original. O game deixa de lado o tom sombrio que marca muitos eventos dos livros e filmes de "Harry Potter", sempre inserindo uma boa piada no momento certo.

A magia das peças de montar

"LEGO Harry Potter" apresenta algumas mudanças em relação aos jogos "LEGO" anteriores: o jogo se passa no castelo de Hogwarts e em suas imediações, que formam um grande mundo aberto livre para a exploração e a coleta de peças e itens secretos. As missões da campanha principal envolvem ir de um lugar para o outro dentro desse cenário, descobrir novas áreas e desenvolver as habilidades de Potter na sala de aula, resolver quebra-cabeças e enfrentar chefes em duelos que envolvem mais esperteza do que o combate direto.

Bruxinho apronta em versão brinquedo
A brincadeira fica mais divertida com a participação de um amigo. Uma das melhores mudanças no sistema de jogo está no multiplayer local: a tela se divide e os jogadores podem se afastar sem prejudicar um ao outro, como acontecia em "Indiana Jones" ou "Star Wars". Mais ainda, a tela acompanha a movimentação dos jogadores, mudando a posição da divisão conforme eles passam de uma plataforma para outra, por exemplo.

A partir do Beco Diagonal, os jogadores podem explorar o cenário, fazer novamente as missões no modo Free Play, para aumentar a pontuação e buscar pelos diversos itens colecionáveis, que vão desde os tradicionais tijolos dourados até brasões das Casas de Hogwarts e alunos em perigo, que precisam ser salvos por Potter e companhia.

Andar pelo castelo e interagir com todo tipo de objeto, descobrir passagens secretas e coletar peças de LEGO são atividades que consomem horas, mas são tão ou mais satisfatórias do que avançar através da campanha central. Hogwarts é o tipo de escola que incentiva mais a exploração do que a frequência na sala de aula.

Trailer de lançamento europeu
No modo Free Play, o jogador pode alternar entre os personagens que tiver liberado. Conseguir todos é um belo desafio: são 112 personagens, cada um com suas próprias magias e habilidades especiais. Frequentar uma aula de Poções com o grandalhão Hagrid e ser tratado como aluno pelo professor Snape é o tipo de detalhe que faz os puristas virarem os olhos, mas em "LEGO Harry Potter" a diversão vem antes da verossimilhança.

Nota: 8 (Ótimo)