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Lord of the Rings: The Return of the King

17/11/2003 17h54

Com a correria de acompanhar o lançamento dos filmes em que são baseados, a EA precisou pular o primeiro jogo de "O Senhor dos Anéis" e não lançou o segundo para PC. Aproveitando as vésperas do lançamento do terceiro filme, a empresa agora fecha com chave de ouro a série de ação com um impressionante jogo para computador.

"O Retorno do Rei", assim como "As Duas Torres" para consoles é um jogo de ação que reproduz as épicas cenas de batalha do filme da New Line, permitindo que o jogador ganha experiência com base no seu desempenho e possa melhorar seus personagens. Mas ao invés de seguir apenas Aragorn e os fieis Legolas e Gimli, a nova versão ganha dois caminhos secundários: o de Gandalf e dos Hobbits Frodo e Sam (colocando o jogador na pele de Sam). Cada um dos três caminhos tem suas próprias fases - sendo o "caminho do Rei" de Aragorn o principal - e precisam todos ser vencidos para liberar a última fase.

Contato direto com as batalhas

O game começa com um breve filme de Gandalf trazendo reforços para a batalha de Helm`s Deep. Logo depois uma cena tirada diretamente do filme que começa ao rodar o game pela primeira vez você literalmente é lançado no campo de batalha sem passar por nenhum menu! O poder de Gandalf é bem-vindo nesse curto tutorial, que exibe sem preconceitos a simplicidade do sistema de combate: um botão de golpe fraco, um de golpe forte, um modificador para projéteis e um para ataques especiais.

Depois de aprender esses comandos básicos, a ação do game não sai muito da mesma fórmula: seguir um caminho linear, matando quase todos os monstros que aparecem no caminho. Algumas fases trazem missões especiais, como proteger Frodo dos Nazgul, pro exemplo - mas isso é quase sempre atingido matando inimigos ou correndo o mais rápido possível. As sutilezas do jogo começam a transparecer com o ganho de experiência a aprendizado de novos combos (alguns dos quais servem para múltiplos personagens). Usando certas combinações de botões, golpes especiais podem ser desferidos, ajudando a diferenciar lutadores que começam quase idênticos.

"Às armas!"

O ponto forte do game está em reproduzir a grande escala dos combates dos longas-metragem: usando muitos vídeos (a maioria, curiosamente, tirada de "As Duas Torres"), o game mescla os atores com versões digitais dos mesmos, até arremessar o jogador no meio dos grandes conflitos. Uma narração conduzida por Gandalf ajuda a localizar quem está no teclado, mas sem ver filme ou ler o livro a experiência pode ficar um pouco confusa. Mas uma vez no calor da batalha, toda a atenção se volta para o uso inteligente dos combos, golpes fortes para desarmar escudos e golpes rápidos para defesa. O sistema lembra bastante o combate de "Devil May Cry" (PS2), mas com uma execução de golpes muito mais simples.

Tanto o visual quanto o som do game mostram que a EA trabalhou bem perto com a New Line. Além de trazer cenários e monstros virtuais bastante parecidos, toda a trilha sonora e narração vem direto do filme, ou pelo menos contribuida dos mesmos atores especialmente para o jogo. E o melhor: ao vencer certos objetivos, o jogador ganha acesso a extras no melhor estilo DVD, liberando artes conceituais tanto do longa quanto do game, assim como entrevistas com os atores.

Curto, ao contrário dos filmes

Talvez o maior defeito do game seja o fator de rejogabilidade. A aventura como um todo é relativamente curta, e o único atrativo para jogar novamente é a liberação de personagens secretos e ganhar mais níveis. Existe uma opção cooperativa na PC, mas ela é totalmente offline: um jogador controla um personagem no teclado e outro no joystick (que continua sendo a melhor opção, já que o teclado restringe a movimentação e exige dedos de campeão para acessar toda a gama de golpes) sem divisão de tela.

Nota: 8 (Ótimo)