UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Neverwinter Nights

05/07/2002

da Redação
Quando a caixa de Neverwinter Nights chegou aqui, a primeira coisa que chamava atenção era que ela nem conseguia fechar direito. Claro, com 3 CDs e um manual de mais de duzentas páginas, isso não é exatamente uma surpresa - mas serve muito bem como dica do que espera aquele que comprar esse jogo.

Você pode nunca ter ouvido falar de Neverwinter Nights, mas esse esperado RPG de computador foi feito pela mesma empresa responsável por Baldur's Gate e trazia duas grandes promessas: uma nova engine para gráficos 3D e um robusto sistema para criação e jogo online. Para todos os efeitos, a Bioware repetiu a façanha de Baldur's Gate e redefiniu a maneira como um RPG para computador é feito.

Pode parecer exagero, mas com exceção de alguns problemas menores, Neverwinter Nights é a realização de inúmeros sonhos dos fãs - é até difícil escolher qual das qualidades contar primeiro. Imediatamente, aqueles que não são adeptos do RPG tradicional e pessoas com pouca experiência em AD&D ficarão surpresos com um dos mais versáteis e intuitivos sistemas de criação de personagem. Você escolhe variáveis como sexo, raça, classe etc., sempre com uma tela de ajuda explicando o que isso influencia, o que cada escolha oferece, e até mesmo um botão com sugestões! Adicione isso às novas regras da terceira edição de AD&D, que permite que você misture características de diferentes classes em um personagem e você tem um dos mais amigáveis e versáteis sistemas de criação de personagens já visto - completo com inúmeras imagens em alta resolução e conjuntos de vozes para personalização total.

Uma vez preparado o personagem, você entra em um excelente tutorial (opcional, diga-se de passagem) que explica muito bem como usar a interface do jogo. E aí temos mais uma surpresa: os controles não apenas são simples, intuitivos e podem ser facilmente acessados apenas com o mouse, mas o game traz uma opção robusta que permite dezenas de atalhos (especialmente útil para personagens com um grimório cheio de magias). Além disso, a interface tem a vantagem de ser estéticamente mais agradável do que na maioria dos jogos do gênero.

Uma vez mergulhado no jogo de fato, você terá uma looooooooooonga aventura (que deve durar umas boas 50 horas, pelo menos) pela frente. O estilo de Neverwinter Nights parece ser um híbrido de RPGs tradicionais como Fallout e Bladur's Gate, mas com uma influência bem forte de ação nos moldes de Diablo. Como Diablo, os mapas são relativamente objetivos, e inimigos e tesouros são abundantes. E apesar das batalhas seguirem regras clássicas de RPG de papel e caneta, elas se desenrolam na tela com extrema agilidade. Por outro lado, seguindo as regras de RPGs convencionais, existem muitas missões girando em torno da trama, um bocado de interação, diálogo com personagens e uma variedade de usos para as habilidades específicas de personagens. Um dos aspectos que salta aos olhos é o sistema de morte: seu personagem, ao morrer, pode retornar à cidade mais próxima com uma penalidade em dinheiro e experiência, ou procurar alguém para ressuscitá-lo, ou voltar até o jogo salvo anterior, oferecendo o melhor dos dois mundos.

Visualmente, o jogo impressiona com uma direção de arte de ótima qualidade, sem comprometer demais o desempenho (mesmo em algumas máquinas mais antigas). Claro, gráficos 3D jamais terão a mesma sensação orgânica das belas ilustrações dos fundos 2D, mas pequenas sutilezas (e texturas de excelente qualidade) fazem de Neverwinter Nights uma experiência também para os olhos. O som não fica muito atrás, com diálogos e músicas de excelente qualidade, complementados por um excelente sistema de posicionamento aural que adiciona profundidade aos mundos viajados.

Mas talvez o mais incrível é que tudo isso seja menos importante do que o último elemento do pacote: o modo multiplayer e as ferramentas inclusas no pacote. Enquanto o modo single player herdou um terrível defeito de Diablo (você só pode controlar um único personagem!), a Bioware oferece duas ferramentas impressionantes - de graça - na caixa do jogo: um editor de campanhas e um utilitário que permite que você seja mestre em suas próprias campanhas.

Conhecido como Aurora, a ferramenta de criação de campanhas é simplesmente inacreditável: você pode criar seus próprios mapas, personagens e até scripts para desencadear eventos pré-programados (vale notar: conhecimentos de programação são essenciais para executar isso, apesar de alguns exemplos inclusos). Não é exagero dizer que é uma questão de tempo até alguém criar uma campanha de qualidade semelhante à que acompanha o game... e distribuí-la gratuitamente na Internet.

Mas melhor do que isso - especialmente para os fãs do RPG tradicional - é que essas aventuras podem ser acompanhadas por um mestre da mesma forma que no RPG clássico. O Mestre pode controlar NPCs, acionar eventos, escrever diálogos e descrições em tempo real ou até mesmo distribuir experiência à vontade. Acredite, só pela empolgação de membros da comunidade de RPG com o lançamento do jogo você pode ter uma idéia do impacto que isso terá no futuro...

CONSIDERAÇÕES

Em suma, Neverwinter Nights é praticamente o RPG de computador perfeito. Tirando alguns pequenos problemas como a questão do single player com um personagem, o game consegue ser acessível, profundo, visualmente impressionante e dá de brinde personalização e rejogabilidade infinita. O que você está esperando???

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Neverwinter Nights (Pc)

    31 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Cryptic Studios
    Lançamento: 16/06/2002
    Distribuidora: Atari
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Windows

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host