UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Star Wars: Republic Commando

23/03/2005

da Redação
O universo de "Star Wars" está repleto de possibilidades para jogos eletrônicos, de simuladores de vôo até games de ação e corrida, a mente de George Lucas é um solo fértil para os games. Agora que a esperada Guerra dos Clones foi revelada, ela virou tema para "Republic Commando", um jogo de ação estratégica que copia elementos de muitos títulos de sucesso no mundo do entretenimento eletrônico.

Clones diferenciados

A aventura coloca jogadores no papel de um dos soldados do exército de clones da República. Mas ao contrário dos clones convencionais, você é uma unidade com habilidades especiais, um dos Comandos do título. Junto com um especialista em explosivos, um atirador de elite e um hacker, esse Esquadrão Delta é mandados para missões especiais com uma força mais eficiente que um exército inteiro.

A mecânica do game lembra muito a série "Rainbow Six", trazendo algumas campanhas estratégicas que exigem que o jogador dê comandos para seus companheiros. Mas ao contrário do título da Ubisoft, a fórmula é extremamente simplificada para garantir sua acessibilidade - com um botão, você pode dar ordens para derrubar portas, posicionar um atirador de elite ou hackear um computador.

Bota clone nisso!

Mas além de emprestar essa idéia de "Rainbow Six", o game também oferece outros diferenciais de outros títulos - mais precisamente o visor de "Metroid Prime" e um sistema de armas e energia similar ao de "Halo". Enquanto o capacete ajuda a dar ordens e destacar elementos estratégicos do ambiente, os guerreiros contam com um sistema de armas simplificado: a metralhadora pode ser transformada em rifle e bazuca com alguns acessórios, além da possibilidade de carregar uma arma tirada dos inimigos. Energia é recarregada em estações espalhadas pelas fases, e mesmo quando ela acaba tudo que você precisa é da ajuda de outro companheiro para voltar à vida.

As três campanhas do jogo são repletas de ação e inúmeros objetivos, sempre com um ritmo frenético (devido em grande parte à sua natureza pré-definida dos eventos que acontecem) - que acabam resultando em uma aventura um tanto curta, mesmo que empolgante. Somando todas as características, o game não oferece um desafio muito grande, o que infelizmente não é compensado pelo multiplayer mediano.

É uma pena ver as excelentes idéias de dar ordens para seus companheiros serem virtualmente desnecessárias na dificuldade média, e usadas com pouca criatividade e variedade. Esse é o tipo de jogo que pode decepcionar alguns, mas provavelmente renderá uma excelente continuação.

CONSIDERAÇÕES

"Republic Commando" se mostra um uso inteligente da marca "Star Wars", fugindo da mesmice de muitos games que carregam a marca. Fãs do universo vão querer comprar o game para ter uma chance única de participar da Guerra dos Clones, mas jogadores em busca de ação estratégica devem procurar algum título de Tom Clancy ou considerar um breve aluguel.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Star Wars: Republic Commando (Pc)

    25 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: LucasArts
    Lançamento: 01/02/2005
    Distribuidora: LucasArts
    Suporte: Multiplayer via LAN e Internet
    Configuração mínima: Pentium III 1GHz; 256MB de RAM; Placa 3D com 64MB de RAM; CD 8X; DirectX 9.0c
    RegularAvaliação:
    Regular
    DOWNLOADS
    Tamanho: 421MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host