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Portal

26/10/2007

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Jogos de tiro em primeira pessoa nem sempre foi sinônimo de originalidade, por mais que venha sendo explorado ao longo dos últimos anos. Por outro lado, alguns conseguiram ultrapassar a barreira do "shooter" acéfalo para oferecer experiências mais densas e imersivas, como "Condemned" com seu terror psicológico e pouco enfoque no uso de armas e "Bioshock" e seu universo rico e detalhado.

"Portal", que está incluso no pacote "The Orange Box", entra para esse seleto grupo e oferece uma mecânica totalmente inédita, baseada na realização de quebra-cabeças que desafiam a lógica e o raciocínio. Na verdade, ele é remanescente do gratuito "Narbacular Drop", de 2005, que já trazia a idéia do uso de portais de teletransporte para a resolução de quebra-cabeças. O título serviu de inspiração para a desenvolvedora Valve, que inclusive contratou seus responsáveis para o desenvolvimento de "Portal".

Pensando com portais

O jogo é dividido em fases com dificuldade progressiva, sendo que cada uma delas oferece desafios de lógica e, algumas vezes, de habilidade. O jogador encarna na pele da jovem Chell, que acorda em uma câmara dos laboratórios Aperture sem saber de seu passado ou mesmo o que faz ali. Apesar de mínimo, o enredo existe (faz parte do extenso universo de "Half-Life"), mas se resume apenas às pistas encontradas em locais secretos do complexo de laboratórios e informações transmitidas pelo robô onipresente GLaDOS, dotado de uma voz eletrônica incrivelmente enigmática, além de um senso de humor que permeia entre o irônico e o bizarro.

Todos os desafios requerem o uso do Portal Gun, um dispositivo portátil para a criação de portais. Com ele é possível criar portas de entrada e saída em determinadas superfícies lisas, seja teto, parede ou chão. Um buraco aparentemente instransponível, por exemplo, poder ser ultrapassado facilmente com a arma, bastando a criação de uma entrada antes dele e uma saída do outro lado. Obviamente os quebra-cabeças vão muito além disto, envolvendo plataformas móveis, botões que abrem passagens, cubos necessários para a superação de obstáculos (como o insólito Cubo Companheiro), campos magnéticos e até mesmo canhões.

Os portais também preservam a inércia com a qual você os atravessa. Se criar um portal no chão, de cima de uma plataforma elevada, por exemplo, e pular para dentro dele, você será arremessado na mesma velocidade em sua saída - o que é necessário na resolução de muitos quebra-cabeças. Tais desafios exigem bastante habilidade com os controles e a capacidade de pensar rapidamente. Aos jogadores que sentem tontura facilmente com jogos em primeira pessoa, um aviso: "Portal" é uma das experiências mais vertiginosas de todos os tempos.

Novos elementos são adicionados a cada "puzzle", fazendo com que toda a complexidade da mecânica seja explorada ao máximo. O jogador terá que pensar quase que matematicamente para solucionar os enigmas das fases mais avançadas, que duram meia hora ou mais, dependendo do seu pensamento lógico.

O melhor de tudo é que, apesar da complexidade, "Portal" é muito intuitivo. Isto é, não se perde horas sem saber o que fazer. Cada quebra-cabeça traz uma série de indicações e ícones que ajudam o jogador a entendê-lo. Basta um pouco de raciocínio e algumas tentativas para que a solução apareça. E não há nada mais gratificante do que a sensação de chegar ao final da fase, tendo resolvido um complexo enigma por conta própria.

Entre a terceira e quarta dimensão

"Portal" não é apenas um jogo de quebra-cabeça. É também um verdadeiro marco para os jogos eletrônicos em termos de atmosfera. Seu visual clean e futurista foi sem dúvida inspirado no clássico da ficção científica "2001: Uma Odisséia no Espaço", enquanto o clima claustrofóbico e de mistério carrega um pouco do intrigante "Cubo".

Apesar da simplicidade dos cenários, que se resumem à áreas completamente fechadas e geralmente pequenas, o visual é impressionante, graças às belíssimas texturas. As superfícies refletem a luz de acordo com seu material de forma espetacular. Todos os objetos com os quais você interage são muito bem modelados, principalmente os arredondados, que não apresentam polígonos visíveis.

O robô GLaDOS, por sua vez, traz o humor ácido e inteligente de "O Guia do Mochileiro das Galáxias". Não vou citar suas frases para não estragar a surpresa, mas fique ciente que estamos falando de um dos personagens mais bem elaborados da história dos games.

Ao longo do jogo você encontrará algumas peças para o real quebra-cabeça: qual o motivo de sua presença nos laboratórios Aperture? Ou pior, o que seriam os tais laboratórios? Tudo isso ajuda a enriquecer ainda mais o intrigante universo de "Half-Life", ainda que muitas respostas fiquem a cargo da imaginação do jogador.

A trilha sonora não poderia ser mais adequada para transmitir o clima de mistério do título. O jogador se sentirá desolado num imenso vazio perturbador, enquanto encontra meios de sair do labirinto. As músicas ajudam a aumentar a tensão, com mantras eletrônicos sinistros e sons distorcidos nos momentos mais agitados.

Talvez seu único ponto fraco seja sua longevidade, visto que a experiência dura em média quatro ou cinco horas. Contudo, levando em consideração que se trata de um jogo de quebra-cabeça, ele possui a duração ideal, caso contrário, poderia cair na repetição. Para compensar, o fator "replay" do jogo é alto: existem fases extras, modo contra o tempo e a possibilidade de habilitar comentários dos desenvolvedores durante o jogo, que revelam curiosidades sobre seu processo de criação.

CONSIDERAÇÕES

Impressionante, belo e divertido são adjetivos comuns para bons jogos. No caso de "Portal", só isso não é suficiente. "Genial" seria a palavra certa para qualificá-lo. É um título que deixará qualquer um boquiaberto, tamanha a complexidade de sua mecânica e quebra-cabeças. O nível de desafio é alto, mas basta botar a cabeça para funcionar para que se chegue a uma solução - o que é altamente gratificante. A atmosfera claustrofóbica e perturbadora, por mais sutil que seja, fará você se sentir ameaçado, sendo que nem inimigos há no jogo. Pode ser curto, mas é um dos mais imersivos e intrigantes jogos já lançados, cuja experiência proporcionada será lembrada por muito tempo.

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    Portal (Pc)

    22 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Valve
    Lançamento: 09/10/2007
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Processador 1,7 GHz, 512 de RAM, DirectX 8, Windows Vista/XP/2000
    Outras plataformas: PS3 X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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