UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Sam & Max Season 2: Night of the Raving Dead

25/03/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
Depois de dois episódios extremamente eficientes, que souberam equilibrar grandes doses de humor com ótimos enigmas, a Telltale parece ter dado uma derrapada neste terceiro capítulo da segunda temporada, que mistura referências a filmes de terror, seriados dos anos 50 e a vida noturna européia, só para citar algumas.

Ataque do vampiro emo

Zumbis e vampiros
"Night of the Raving Dead" abre de maneira espetacular, já pela metade, com nossa dupla de heróis presa pelo vilão Jurgen, um vampiro emo alemão. Os dois então tentam se lembrar como se meteram nesta confusão e a ação começa a se desenrolar em um flashback, com direito a uma introdução que homenageia, assim como o título, o clássico "Noite dos Mortos-Vivos", de George A. Romero.

Tudo começa assim que um zumbi invade o escritório dos detetives e rouba a mão direita do lendário pistoleiro Jesse James, um dos troféus que enfeita o lugar. Só assim eles percebem que um grande ataque de zumbis está ocorrendo na cidade e recebem a missão de investigar o que está acontecendo. Eles têm a pista de que tudo está relacionado a um lugar chamado "The Zombie Factory" - que pode ser um local onde se fabricam zumbis, ou onde zumbis trabalham ou simplesmente uma fábrica zumbi. E, no meio de todo este caos, figuras queridas da série ganham destaque como Sybil,o agente Superball e Flint Paper, além de citações a jogos famosos como "Resident Evil" e até mesmo o jurássico "Paperboy", que aparece como um minigame um tanto quanto fajuto.

O que parece é que os desenvolvedores seguiram o caminho oposto ao do episódio anterior: resolveram partir para referências, digamos, mais universais e apontaram suas metralhadoras para todas as direções. Tudo então parece ter se diluído um pouco, com um humor menos implacável e freqüente, com muitas piadas recicladas do filme "O Jovem Frankenstein", clássico de Mel Brooks, por exemplo. Só não dá para saber se foi intencional ou não, talvez uma forma de uma grande homenagem.

De qualquer forma, os enigmas continuam fortes e divididos em uma série de segmentos, funcionando em cadeia, que requerem uma boa dose de criatividade e paciência para serem solucionados, mesmo para os veteranos da série.

'Terrir'
A direção de arte, ao contrário do humor, consegue aproveitar bastante as referências para criar um estilo visual único, desde o design de Jurgen, o tal vampiro emo com um senso de estilo único, até os cenários, que misturam desde elementos góticos a temas de festas rave. A dublagem, como sempre, é um ponto alto, onde os desenvolvedores tiram um sarro dos europeus com fortes sotaques, ainda que não tenham escrito piadas realmente impagáveis para sustentá-lo.

CONSIDERAÇÕES

"Night of the Raving Dead" mostra que a equipe da Telltale ainda mantém boa forma para pensar em enigmas e roteiros malucos para as aventuras de Sam e Max. Ao contrário da aventura anterior, eles optaram por referências mais universais, mas acabaram com piadas mais fracas, o que tira um pouco o brilho do jogo. De qualquer forma, ainda é um episódio consistente que agradará aos fãs da dupla.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Sam & Max Season 2: Night of the Raving Dead (Pc)

    9 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: TellTale
    Lançamento: 13/02/2008
    Distribuidora: TellTale
    Suporte: 1 jogador
    Configuração mínima: Processador de 800MHz; 256MB de RAM; placa de vídeo 3D de 32MB; Windows XP
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host