Sonic the Hedgehog 4 - Episode 2RETRAIR FICHA

23/05/2012

Análise: Sonic the Hedgehog 4 - Episode 2

André Forte
Do Gamehall

Considerações

A Sega acertou a mão nessa continuação. Assim como em "Sonic Generations", o controle sobre o ouriço é preciso, com respostas rápidas de arrancadas e pulos certeiros.

Além disso, a física oferece momentos memoráveis para os novos cenários, como a tempestade de areia, banhos de óleo ou escavação na neve. As fases, aliás, deixaram de se apegar a elementos clássicos dos 16 bits para oferecer uma experiência realmente nova.

Como boa recordação de "Sonic 2", Tails chega para ajudar Sonic nas aventuras e proporcionar diversão multiplayer cooperativo e competitivo local ou online para dois jogadores. Só a música que decepcionou.

É até curioso ver essa mancada com a trilha sonora, que mesmo nos momentos mais delicados da franquia jamais deixou de emplacar boas composições. Não fosse isso, a diversão de jogar "Episode 2" seria completa.

Introdução

Lançado em 2010, o primeiro episódio de "Sonic 4" agradou aos mais saudosistas, mas não conseguiu esconder algumas falhas como a falta de inspiração dos produtores nos cenários e músicas e, pior, uma mecânica deficiente que custava a dar velocidade nas arrancadas do ouriço.

Agora, a Sega aposta na sequência do jogo, amparada pelos apelos dos fãs para que falhas técnicas como as da mecânica de corrida e a física dos pulos fossem corrigidas.

Como diferencial, a produtora promoveu o retorno da raposa de duas caudas Tails e também do vilão Metal Sonic, vindo de "Sonic CD", além de incluir um modo multiplayer para dois jogadores.

Pontos Positivos

  • Física melhorada e mecânica clássica
  • Esqueça a física esquisita e a mecânica enfadonha do primeiro jogo. Em "Episode 2", Sonic  corre como sempre nos acostumamos a ver nos bons tempos de Mega Drive. Basta pressionar para frente que, em menos de um segundo, o herói já está correndo pelos cenários sem ter de pegar longos impulsos.

    Além disso, a física dos saltos foi melhorada, fazendo com que o controle sobre os pulos de Sonic e Tails sejam tão precisos quanto nos jogos do 16 bits.

    No geral, o controle ficou até mais parecido com os jogos clássicos do que em "Generations", o que é ótimo para os fãs mais saudosistas, mas com movimentos atuais como o homing attack para atrair também os mais novos na série.

  • Chamando o amigo
  • Todo o apelo multiplayer que faltou a "Sonic Generations" sobra em "Sonic 4: Episode 2". Nessa aventura, o jogador pode chamar um amigo para controlar Tails e correr pelos cenários em multiplayer local com tela dividida ou online.

    A própria presença da raposa significa automaticamente novas formas de se curtir o jogo, já que os dois heróis podem unir forças para se transformar em um rolo compressor de cenários ou até voar graças às caudas de Tails.

  • Cenários inspirados
  • Dessa vez, a Sega não se apoiou aos elementos clássicos das fases antigas de outros jogos para criar desafios diferentes e criativos.

    Como exemplo, o Sylvania Castle Zone mostra as ruínas de um castelo submerso no estilo dos cenários de "Castlevania", Já White Park acontece em um parque de diversões na neve cujo ápice é uma montanha russa em alta velocidade. A Oil Desert Zone abusa da física do jogo para oferecer tempestades de areia, armadilhas com areia movediça e quedas em escorregadores lambuzados de óleo.

    As fases de bônus inspiradas nos estágios especiais de "Sonic 2" contam com novos elementos como muros elétricos e itens de ajuda, como molas que te levam a novos níveis da pista, renovando a experiência do passado com elementos novos e bem-vindos.

  • Desafio para marmanjos
  • Os jogadores acostumados com a dificuldade sempre comedida dos jogos do Sonic certamente notarão um desafio mais extremo em "Episode 2".

    Agora, a física se tornou uma das maiores vilãs do jogador, oferecendo mudanças repentinas no ambiente das fases e colaborando para dificultar o controle sobre os heróis e facilitar os ataques dos inimigos. E não são poucas as vezes que o ouriço perde suas valiosas argolas ou tem de refazer o trajeto para coletar todos os itens. Algo inédito, mas muito bem vindo para os marmanjos que são fãs da série.

Pontos Negativos

  • Trechos de esqui
  • Uma das novidades vindas de "Sonic 3" que mais saltavam aos olhos das imagens de divulgação, os passeios de Sonic no esqui não passam de mero enfeite em "Sonic 4: Episode 2".

    O novo apetrecho do ouriço não serve para nada, já que não impõe mais velocidade e basta um simples pulo para que o herói largue a prancha pelos ares. É um mero enfeite e por se tratar de algo extraído do game clássico, poderia ter tido mais capricho ou oferecer alguma novidade.

  • Trilha sonora irritante
  • Ok, o primeiro episódio de "Sonic 4" não contava com as trilhas sonoras mais inspiradas e criativas da série, mas certamente mantinham o ritmo da aventura sem atrapalhar a experiência.

    Já em "Episode 2", as músicas são chatas o suficiente para tirar a paciência e até a concentração do jogador em momentos mais críticos. Para piorar, algumas são tão mal executadas que mais parecem uma coleção de ruídos e sintetizadores eletrônicos sem sincronismo ou harmonia.

  • http://jogos.uol.com.br/pc/analises/sonic-the-hedgehog-4---episode-2.htm
  • Leia a análise de 'Sonic the Hedgehog 4 - Episode 2'
  • 31/10/2014
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