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Tabula Rasa

20/11/2007

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
O RPG online, tipicamente conhecido pela esdrúxula sigla MMORPG (massively multiplayer online RPG), pode ter sido popularizado por "World of Warcraft", mas foi "Ultima Online", lançado em 1997, que deu origem a este subgênero. Dez anos se passaram e os jogos massivos online ainda estão longe de alcançar a perfeição, ainda que estejam se tornando cada vez mais populares.

Ninguém diria, contudo, que caberia a Richard Garriott, considerado o pai de "Ultima Online" e conseqüentemente do MMORPG, renovar o subgênero criado por ele mesmo. Tamanha ambição fez com que o jogo em questão, "Tabula Rasa", passasse por tantas complicações durante seus quase sete anos de desenvolvimento que alguns duvidavam que um dia ele seria lançado. Agora que o jogo saiu, será mesmo que ele cumpre o prometido?

Ameaça e salvação extraterrestre

"Tabula Rasa" é um RPG online massivo que incorpora elementos dos jogos de tiro em terceira pessoa. O clima futurista e de guerra interplanetária foge do tradicional cenário de fantasia medieval, que de tão explorado no gênero (inclusive pelo próprio "Ultima Online") se tornou banal.

O jogo conta a história da invasão da raça alienígena Bane a Terra, que destruiu parte da humanidade. O jogador encarna um dos soltados que luta pela sobrevivência da raça humana e pela aniquilação dos invasores. Para isso ele contará não apenas com a tecnologia terrestre, mas também com o Logos, o poder de manipulação de matéria e energia desenvolvidas pelos seres da espécie Eloh.

Os elementos pictográficos que integram o Logos estão espalhados pelo mundo de "Tabula Rasa" e devem ser coletados e inscritos em sua própria "tabula", ou tábua. A coleção dos mesmos, além de ser um dos maiores desafios do jogo, permite que novas habilidades ofensivas e defensivas sejam aprendidas.

Combate no RPG
Falando em habilidades, aqui a coisa é um pouco diferente. Independente do visual dado pelo jogador a seu personagem, todos começam com as mesmas habilidades. É com seu progresso no jogo que você vai moldando-o. Da classe mais básica vão se ramificando opções de especialização, que lhe dão acesso a novas habilidades. Os jogadores que preferem investir na força bruta e poder de fogo devem seguir o caminho do soldado, que permitirá o uso de armamento pesado e armaduras especiais. Já aqueles que gostam de manipular itens e dar suporte aos guerreiros no campo de batalha devem seguir o caminho do especialista.

Cada nível de evolução garante ao jogador alguns pontos para serem distribuídos entre os três atributos básicos, além de dois pontos para as habilidades. Levando em consideração que é preciso gastar 15 pontos para dominar completamente uma habilidade, serão necessárias dezenas de horas para descobrir o verdadeiro potencial de seu personagem.

E se eu seguisse outro caminho na evolução do meu personagem?". A resposta é o novo sistema de clonagem, que lhe dá a chance de criar clones de seu personagem e experimentar novas especializações. Desta forma você pode começar um novo jogo a partir do nível de evolução de seu personagem original, redistribuindo seus pontos em habilidades diferentes.

Embora a evolução aconteça em doses homeopáticas, "Tabula Rasa", ao contrário da maioria dos RPGs online, possui uma dificuldade bastante equilibrada e amigável aos novatos. A fragilidade de seu soldado no início não impede que você explore os ambientes em buscas de novas quests (missões), um problema comum em outros títulos do gênero.

Estas estão espalhadas pelo imenso mundo do jogo, e sua realização é imprescindível para a evolução de seu personagem. Os objetivos não poderiam ser mais variados: há missões de escolta, exploração, coleção, aniquilação e mais, que podem ser realizadas individualmente ou em grupo. A companhia de outros jogadores, aliás, é essencial para completar as quests mais difíceis, como as invasões às bases Banes.

Aqui há um problema: você só saberá se será páreo para a missão ao tentar completá-la. O jogo até traz filtro que disponibiliza as quests de acordo com seu nível de evolução, porém é comum chegar a um ponto onde é praticamente impossível completá-las sozinho. Para evitar a frustração, é necessário formar grupos e combinar as diferentes forças e habilidades dos jogadores.

Algumas missões trazem mais de uma solução e, inclusive, alteram os rumo de quests posteriores. É preciso tomar decisões e julgar situações de acordo com sua interpretação dos fatos. Isso ajuda o jogador a se sentir parte integrante do rico universo, ainda que suas decisões não alterem a estrutura das missões de outrem.

Como de praxe, quase todas as missões envolvem muito bate perna. Você passará parte do jogo se locomovendo pelos extensos mapas. Ao menos, para facilitar, existem dezenas de portais espalhados pelas diferentes regiões, além de uma habilidade de corrida que, se aprimorada, permite uma locomoção superveloz.

Redefinindo o gênero

A interface de "Tabula Rasa" parece ter sido planejada para agradar tanto novatos quanto veteranos do MMORPG. Tudo é tão simples e funcional que com um único clique você pode equipar uma arma ou habilidade, sem a necessidade de navegar por inúmeras janelas. A tela é limpa, sem aquela quantidade exagerada de informações, que tanto desencorajam os menos acostumados com o gênero.

O combate está muito mais próximo de um jogo de tiro do que um MMORPG convencional. Além de controlar o personagem através do teclado, como em um "shooter", as espadas e machados dão lugar às armas de plasma, canhões de energia etc, que requerem mira e precisão. Seu sucesso depende não apenas da distância entre você e o oponente (cada arma tem sua própria área de alcance), mas também dos objetos espalhados pelos cenários ou elevações de terreno, que podem servir de abrigo.

Existem também diferentes tipos de munição para diferentes modelos de armas. Há inimigos imunes a determinadas munições, o que obriga o jogador a carregar armas reservas.

Mundo futurista
A tecnologia gráfica do jogo não é um primor, pois exige um computador razoavelmente potente mesmo nas configurações básicas. Maximizar as opções não significa um "Crysis", em termos visuais. Por outro lado, é o RPG online mais bonito do momento, com personagens bem modelados, efeitos visuais competentes e geometria avançada.

Parte da beleza do jogo vem da trilha sonora, responsável por criar a atmosfera ideal para cada momento. As composições são impecáveis, e combinam sons de instrumentos acústicos com música eletrônica. De tão cativantes, quando você menos esperar, estará murmurando algumas músicas mesmo quando estiver distante do jogo.

Embora "Tabula Rasa" seja um passo a frente na evolução do gênero, sua fórmula ainda precisa de aperfeiçoamento. O sistema de confecção de itens, por exemplo, além de ser restrito aos jogadores com dezenas de horas de jogo, parece não trazer muitos benefícios, podendo ser completamente ignorado. A ausência de um local específico para a troca e venda de itens também dificulta o escambo entre os jogadores.

Uma quantidade considerável de bugs ainda assola o jogo, como monstros que depois de mortos permanecem em pé, estáticos. Na tela de chat interna do jogo, nota-se também muitos jogadores reclamando de quests impossíveis de serem completadas por causa de erros de programação, algo que felizmente não notamos. Tais problemas, entretanto, podem ser resolvidos através de arquivos de correção - um, inclusive, já foi disponibilizado.

CONSIDERAÇÕES

Embora "Tabula Rasa" solucione os problemas típicos dos RPGs online massivos apenas em parte, ele é um importante passo para a evolução do gênero. Ao incorporar elementos dos jogos de tiro, inclusive o controle pelo teclado, o jogo se distancia da mecânica com base apenas em cliques desenfreados e dados numéricos. "Tabula Rasa" segue outro caminho: prioriza a habilidade do jogador enquanto oferece um simples e eficiente sistema de evolução de personagem, sem quantidades exageradas de informações ou janelas na tela. É o jogo ideal tanto para quem está embarcando no gênero quanto para aqueles que já se cansaram de "World of Warcraft".

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    Tabula Rasa (Pc)

    214 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Destination Games
    Lançamento: 30/10/2007
    Distribuidora: NCsoft
    Suporte: Multiplayer online
    Configuração mínima: Processador de 2.5GHz; 512GB de RAM; 5GB de HD; placa de vídeo de 128MB; Windows XP ou Vista, Conexão Banda Larga
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