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OPINIÃO

"The Elder Scrolls Online" traz mundo vasto com mecânicas de Skyrim

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Imagem: Divulgação

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

23/07/2015 17h43

Quem se lembra do mundo de "The Elder Scrolls V: Skyrim", logo imagina como seria visitar aquele mundo ao lado de amigos - até rolou um mod para fazer isso no PC, mas que nunca funcionou direito. Eis que a Bethesda resolve apostar nessa vertente e escancara o mundo de "The Elders Scrolls" transformando-o em um RPG online para múltiplos jogadores, que ficou apenas "ok" e com muitas arestas para serem aparadas.

O sistema de combate, um dos principais problemas de "Skyrim", não é envolvente nem preciso. Porém o maior problema para nós, brasileiros, é que o jogo não tem nem legendas, nem dublagem em português e para piorar, o você só vai conseguir se comunicar com outros jogadores por voz - o game não tem opção para conversas por texto. No final das contas, "The Elders Scrolls Online: Tamriel Unlimited" não empolga, mesmo tendo muitas coisas que o diferencie de outros jogos do gênero.

Introdução

Lançado originalmente para PC no ano passado, "The Elders Scrolls Online" prometia trazer para o mundo dos RPGs online toda a glória de "Skyrim", porém diversos problemas técnicos do original não permitiram que o game deslanchasse. Em foram "Tamriel Unlimited" a maioria dos bugs foram corrigidos e permitiram que os jogadores de Xbox One e PlayStation 4 entrassem nesse mundo de fantasia mundial.

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Imagem: Divulgação

O jogo se passa 100 anos antes dos acontecimentos de "Skyrim". Você joga como um Vestige, um aventureiro sem alma que foi assassinado pelos servos do príncipe Daedrico Molag Bal. Você vai viajar pelo continente de Tamriel lutando contra as invasões demoníacas que querem destruir o mundo.

Pontos Positivos

Um mundo vasto para explorar

O mundo de "The Elders Scrolls Online: Tamriel Unlimited" é vasto e bonito. Sendo bem honesto, minhas expectativas não eram tão altas, afinal, MMOs são feitos para serem leves. Entretanto, "The Elders Scrolls Online" conseguiu mostrar cenários bacanas, com paisagens realmente legais e que você gostaria de conhecer.

A história do game, é interessante e a quantidade de quests para serem feitas é suficiente para manter os jogadores ligados por eras.

Mecânicas de "Skyrim" em um MMO

Normalmente os MMOs não têm muita criatividade e as missões acabam se tornando muito formulaicas e sem graça, sempre se sustentando em mecânicas como "Vá até tal canto do mapa e mate 20 lobos" ou "Colete 5 flores e traga aqui". Isso é um saco!

Felizmente, esses momentos são raros em "The Elders Scrolls Online: Tamriel Unlimited". As missões são muito mais parecidas com o que vemos em "Skyrim" ou "Morrowind", no qual os NPCs pedem para você conversar com um personagem e no caminho você encontra monstros para serem abatidos ou os itens que precisa para concluir a busca.

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Por mais que lá no fundo seja a mesma coisa, pelo menos a narrativa ajuda a tirar esse sabor de repetição que inunda os MMOs desde a época de "Ragnarök Online".

Além disso, o sistema de evolução de habilidades segue a mesma forma de "Skyrim", ou seja, você consegue níveis dependendo das suas ações do jogo. Quer ser um guerreiro de escudo e espada? Basta equipar esses itens para ganhar habilidades com esses equipamentos. Quer ser um ladrão? Ande em silêncio e roube o máximo de bolsos. O mesmo vale para magos e outras coisas que venha à sua cabeça.

MMO com gostinho single player

MMOs são jogos feitos para jogar em grupo e "The Elders Scrolls Online" faz esse papel bem, porém, existem momentos que você está longe de seus amigos ou eles não estão online no momento que você quer jogar. Isso não é um grande problema nesse jogo, que mesmo sendo um game massivo, permite que você faça a maioria das missões sozinho.

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Quando você está em um grupo, o game fica um pouco mais desafiador e divertido - afinal, geralmente é isso o que você quer em um MMO. Os monstros se tornam mais agressivos e buscam atacar o personagem mais fraco, fazendo com que o trabalho de se jogar em equipe seja mais satisfatório.

Pontos Negativos

Combate fraco

O combate de "The Elder Scrolls Online" tem os mesmos problemas de "Skyrim" com um "twist" de MMO. Você deve decorar o tempo de a rotação de suas habilidades, atacar pelos flancos e coisa do tipo. O problema é que os ataques não parecem causar muito dano. Seu golpe de marreta tem o mesmo impacto visual de um golpe de faca. Convenhamos: quem jogou "Dying Light" ou "Dead Rising 3", sabe que uma arma grande desse jeito pode ser muito mais impactante.

Comunicação por voz

A comunicação é um fator importantíssimo para um MMO e se você não domina o inglês, você está fadado a jogar sozinho. Toda a comunicação com outros jogadores é feita por chat de voz e, como não existem servidores brasileiros, você vai ter que se virar falando com outros jogadores em inglês.

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Pelo fato da comunicação ser toda por voz, as grandes cidades e áreas onde jogadores se reúnem se tornam um inferno. Acompanhar os diálogos da história nesses locais é praticamente impossível. Aí você se vê forçado em desligar o chat. Se fizer isso, o jogo perde o sentido de ser um MMO.

Até existem comandos de gestos, mas honestamente, ninguém consegue conversar no mundo virtual com essas ferramentas.

Nota: 7 (Bom)

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL