UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Tom Clancy's H.A.W.X. 2

16/09/2010

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
Rasgar o ar, ultrapassar a barreira do som, ser um pássaro de metal. Qualquer pessoa que um dia imaginou pilotar um caça, deve ter imaginado qual é a sensação de estar atrás de um cockpit, porém a Ubisoft conseguiu minar todas as expectativas de quem esperava por essas sensações em "Tom Clancy's H.A.W.X. 2".

Trailer da Gamescom 2010
O título não chega ser um simulador de combates aéreos e também não passa perto de ser algo divertido com ação arcade como o recentemente lançado "After Burner" ou o mais antigo "Crimson Skies". "H.A.W.X. 2" fica no meio termo e não consegue criar uma identidade própria. A ação é rápida e frenética, com mísseis zunindo e roçando a carroceria de seu bólido aéreo e os controles permitem fazer algumas loucuras sem nexo.

O erro cometido pelo estúdio Ubisoft Romania foi tentar abraçar tudo o que cruza os ares, como controlar um satélite de escuta para gravar conversas, bombardeiros e outros veículos aéreos - só os helicópteros ficaram de fora. Além disso, o jogo se passa no universo de "Ghost Recon" e no lugar de fazer o jogador se sentir como um herói dos ares, a impressão que fica é que o usuário é apenas um reforço para os soldados que atuam em terra fazendo as missões realmente perigosas e emocionantes.

Nas missões à bordo de um F-16 ou Harrier GR9 a complicação continua. Mesmo os modelos sendo belíssimos e o cenários bem trabalhados, existem problemas sérios de design, como os confusos indicadores de tela que deveriam auxiliar o jogador, não deixá-lo mais perdido no que fazer.

Caças atuam onde a diplomacia falha
Um bom exemplo para isso está nos indicadores de alvos. Em certos níveis a tela fica repleta de setas que indicam caças aliados e adversários, ficando quase impossível identificar a posição do próximo alvo. Por falar nos aliados, eles ajudam em nada, servem apenas como mais pontos espalhados na tela para confundir o jogador.

Quando o assunto é o tão falado multiplayer a frustração para quem é iniciante não poderia ser maior. O ponto de respawn (onde o seu caça reaparece após ser destruído) fica em um local no qual os adversários mais espertinhos podem ficar circulando esperando para o próximo alvo aparecer na frente e geralmente sem dar chances para fugir do ataque.

CONSIDERAÇÕES

"H.A.W.X. 2" é um jogo que se perdeu no meio do caminho. Fica claro que os produtores focaram em fazer um game muito bonito, mas ficaram apenas nisso. A confusão dos indicadores de tela e a quantidade de missões que colocam o jogador longe do manche do cockpit são entediantes e desnecessárias. Para os fãs do gênero é melhor esperar por outro título, como um novo "Ace Combat".

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Tom Clancy's H.A.W.X. 2 (Pc)

    12 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Ubisoft
    Lançamento: 2010
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Outras plataformas: PS3 WII X360
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host