UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

Tron 2.0

12/09/2003

da Redação
Em meio às complicadas decisões adminstrativas da Disney o script de "Tron 2.0" acabou sendo aprovado, mas o filme foi congelado enquanto o jogo seguiu adiante no desenvolvimento. Porém, mesmo sem um filme para suportar o lançamento, o trabalho da Monolith (os criadores de "No One Lives Forever") conseguiram produzir um game que não é apenas uma homenagem ao clássico da década de 80, mas uma maneira interessante de ver a computação no século 21.

Velhos conhecidos

O game abre com Jet, um programador de jogos que trabalha na mesma empresa que criou o laser capaz de digitalizar matéria e transportá-la como um programa para dentro dos computadores. Quando algo acontece com seu pai (o criador do programa Tron no original), Jet acaba sendo digitalizado e consegue se envolver no meio de duas intrigas: uma disputa da aquisição da empresa pela concorrente fCon, e um ataque ao programa Ma3a, também desenvolvido pelo pai de Jet.

O avatar de Jet no mundo eletrônico precisa rapidamente descobrir como operar dentro de uma nova realidade. Ao contrário dos jogos convencionais, a mecânica de "Tron 2.0" se baseia completamente em uma "mitologia eletrônica", na qual a realidade é regida por mecanismos de programação. As novas habilidades que Jet pode adquirir, como saltos mais altos, armaduras e novas armas, são todos programas. Cada programa ocupa um espaço definido na memória (finita) de Jet. Ao fazer o upgrade dos programas, eles ocupam menos espaço e melhoram sua performance. Além disso, certos ataques de um vírus podem corromper a memória de Jet, exigindo que ele coloque desfragmentadores em ação - tudo isso adicionando à jogabilidade do título.

Programa atualizado

Apesar de exigir os mesmos reflexos da maioria dos jogos de tiro em primeira pessoa, esse aspecto do gerenciamento de memória adiciona um grau de estratégia ao título. E com a adição de mini-games como a caça de revisões para upgrades, a famosa corrida de motos e outras surpresas, "Tron 2.0" cativa não apenas com a trama, mas também com o desafio.

Visualmente, o game impressiona pela fidelidade à obra original (o que não é exatamente uma surpresa, visto que a Disney colocou o designer do filme para trabalhar com a Monolith). Cada sistema explorado por Jet segue as mesmas regras geométricas e de classificação por cor vistas em "Tron". Personagens como bits e programas dão personalidade aos ambientes de maneira impressionante.

Espere até você ver a Internet por dentro...

Mas acima de tudo isso, a coerência desse mundo é inquestionável. Desde as piadas que são trocadas nos diálogos entre os programas até a maneira como o jogo é estruturado, tudo aproveita o conceito da realidade digital para imergir o jogador nesse mundo de zeros e uns.

CONSIDERAÇÕES

A Moving Editora está lançando "Tron 2.0" no Brasil por apenas 40 reais - um excelente preço para um jogo de primeira linha que estreou faz pouco tempo nos EUA. Se você entende de computação não deve perder essa oportunidade de ver como a Monolith e a Disney conseguiram transformar a chatice da operação eletrônica em algo bastante carismático.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Tron 2.0 (Pc)

    85 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Monolith
    Lançamento: 26/08/2003
    Distribuidora: Buena Vista
    Suporte: ND
    Configuração mínima: Pentium III 500MHz, 256 MB RAM, CD 8X, Placa 3D com 32MB de RAM, 2400 MB de HD, DirectX v9.0
    Outras plataformas: X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host