UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

V-Rally 3

10/02/2004

da Redação
Jogos que envolvem automobilismo, de qualquer espécie, costumam concentrar seu apelo no apogeu de cada corrida, de cada temporada, fazendo uso direto da associação entre adrenalina e clímax que existe na disputa. Os rivais estão comendo poeira ou está fazendo você comê-la - e esta é grande parte da motivação.

Porém, dirigir nem sempre é quebrar recordes e vencer com folga. Às vezes, não se trata de buscar o limite, de ser inconsequente na hora de ser o mais rápido. Por isso, alguns jogos mais específicos de corrida promovem a técnica como elemento principal da jogabilidade, priorizando o equilíbrio, a consistência e a consciência de um vencedor. Em vez da fórmula "arcade", a simulação. E, dentro deste universo hoje diferenciado em relação aos congêneres do mercado, "V-Rally 3", desenvolvido pela Eden Games e distribuido pela Atari/Infogrames, se destaca.

Apesar dos modos convencionais de jogo, como "quick race", o filé é o modo carreira. Em "V-Rally 3", você deve se tornar um verdadeiro profissional do circuito internacional de rally, desde o começo fazendo as próprias escolhas, tomando decisões que podem ser vitais no seu desempenho futuro. Não existe uma meta, um fim no jogo; quem decide quando e como correr é você. Ser campeão é apenas mais um objetivo - o mais importante, mas não o único.

De novato a campeão

Começa-se por criar o próprio personagem. Nome, aparência e nacionalidade podem ser customizados. A partir daí, os bastidores ocorrem dentro do seu próprio escritório. Através de sua caixa de e-mails o piloto recebe notícias da imprensa especializada e propostas para realizar testes em equipes diferentes. Afinal, para poder participar dos campeonatos, é necessário fazer parte de um time. E, para isso, você deve merecer o carro. É quando começam os desafios.

Uma vez dentro do carro, em "V-Rally 3" o sentimento é diferente dos jogos de formato "arcade". Não há competidores aparentes, ou seja, é só o jogador na pista, tendo como fiel escudeiro seu co-piloto - quem vai antecipando as características da pista e orientando sobre os perigos e precauções que se devem tomar.

Reciclando da direção progressiva

Pode parecer que é relativamente fácil se adaptar às diferenças técnicas necessárias para se tornar um bom piloto em "V-Rally 3", mas na prática é uma "reeducação" ao volante bastante penosa - mesmo porque o jogo se mostra impiedoso.

Nele a direção agressiva não compensa. Uma vez que o único presente na pista é você, o piloto transforma-se automaticamente no próprio inimigo e é aí que mora o perigo. Por "V-Rally 3" possuir um sistema de impactos e danos muito sensível, a mínima derrapagem pode ter consequências trágicas.

Uma vez fora da pista, o carro fica desgovernado e exposto a pedras, árvores e irregularidades graves no terreno que, ao mínimo contato, danificam a transmissão, os freios, a suspensão e os pneus do veículo, por exemplo, afetando fortemente o desempenho do carro. Para piorar, não há como o jogador recomeçar a pista; uma vez feito o estrago, você deve arrastá-lo até o fim da corrida - quando sua equipe poderá consertá-lo. Mas, mesmo neste momento, "V-Rally 3" impõe condições que privilegiam os pilotos regulares, pois há limite de tempo para a equipe trabalhar, e se o veículo estiver muito danificado não será possível deixá-lo 100% nos boxes.

Essa característica extremamente realista do jogo, porém, é quase sempre desmotivadora quando ainda não se pegou o jeito de domar "V-Rally 3" - e toma tempo até o piloto estar apto a controlar o veículo e seus nervos para enfrentar os difíceis percursos, cheios de artimanhas. Quebrar o carro ou acidentar-se é sinônimo de desclassificação - e um erro desses pode custar o seu emprego.

Acertador de carros

As provas, disputadas em lugares como França, Finlândia, Inglaterra, Alemanha e África, possuem suas próprias características de tempo e terreno, exigindo do piloto a noção necessária para se dar bem em cada uma das condições apresentadas. Os gráficos são bem renderizados, proporcionando belas paisagens no horizonte em que se compete. Apesar de não serem um primor para o gênero se comparado com outros jogos mais polidos visualmente, para um simulador funcionam muito bem. Inclusive, para relaxar da tensão entre uma etapa e outra, tire um tempo para ver seu desempenho no replay, um bom momento de "V-Rally 3".

Outro aspecto a se ressaltar no jogo é que as decisões sobre o acerto do carro são tomadas também pelo piloto que, antes de cada etapa, deve prestar atenção às informações dadas de cada estágio para poder regular as configurações de pneu, chassis e motor, que podem melhorar a condição do carro. Ao perder minutos nos boxes, ganha-se segundos na pista - por isso compensa ir se aprimorando nos ajustes de seu carro, mesmo que seja difícil para quem não entenda a mecânica de um carro de rally.

Jogo à longo prazo

Esta integração entre técnica, conhecimento e a própria pilotagem do jogador vai elevando o nível técnico de quem quer encarar uma carreira vencedora, tornando "V-Rally 3" mais agradável com o passar das horas de jogo - quem sabe para compensar o nervoso que se passa em seu começo, até adquirir as características necessárias para se sair bem nele. É muito mais difícil e penoso correr por uma equipe regular e conseguir bons resultados para alçar-se até uma nova escuderia do que ser campeão.

CONSIDERAÇÕES

Porém, por ser um game difícil, que demanda empenho, um bom inglês para entender o que se passa (as informações são muito rápidas e devem ser absorvidas) e uma concentração extrema, "prazer" não é a palavra para se empregar ao tipo de diversão própria do título. Mesmo assim, para a missão que "V-Rally 3" se coloca e realiza - a de ser um simulador de pilotagem em um rally -, seu resultado é louvável e merece ser apreciado por fãs do gênero.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    V-Rally 3 (Pc)

    4 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Eden Studios
    Lançamento: 14/11/2003
    Distribuidora: Atari
    Suporte: ND
    Configuração mínima: Pentium Processor II 300 ou similar AMD, 64Mb de RAM, Placa de Vídeo 3D, Mouse, Directx, Windows 95 ou superior
    Outras plataformas: GC PS2 XB
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado
    DOWNLOADS
    Tamanho: 63MB

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host