UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

X-Blades

11/03/2009

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
"Uma caçadora de tesouros que veste trajes minúsculos utiliza um grande arsenal de armas ou golpes para encontrar objetos valiosos e desequilibrar um grande conflito entre o bem e o mal". Esta é uma descrição bem genérica para um jogo de ação, que poderia se encaixar - com mínimas alterações - em vários jogos de ação nos últimos anos.

Tal sinopse se encaixa também em "X-Blades", um jogo de ação em terceira pessoa que parte não só de um conceito muito batido, quanto também apela para inúmeras outras fórmulas e convenções cansadas do videogame para arrecadar uns trocados - a principal é apresentar uma heroína voluptuosa e desinibida, que enfrenta uma legião de monstros vestindo um biquíni fio dental.

Esmagando botões

No começo sabemos que a protagonista Ayumi é uma caçadora de relíquias e está em busca de uma bem valiosa. A história não se preocupa muito em situar os eventos até momentos mais avançados, quando descobrimos que há toda uma batalha milenar entre entidades poderosas que podem destruir toda a existência - ou algo que o valha. O que importa mesmo é que a garota vai encarar o que vier pela frente utilizando um par de gunblades - uma mistura de espadas com pistolas - e muito pouca roupa.

O jogo é voltado inteiramente para ação, misturando alguns elementos de jogos como "Heavenly Sword" ou "Devil May Cry". É necessário guiar a moça por pequenos labirintos formados por salas que funcionam como arenas. Ao pisar em cada recinto, este é fechado e só volta a se abrir depois que a heroína destrói todas as ameaças que surgem por ali.

Aos poucos o jogador consegue acumular pontos para comprar novas habilidades, como bolas de fogo, raios de luz ou efeitos sísmicos, que ajudam a enfrentar inimigos específicos - fogo contra gelo, e por aí vai - ou varrer a tela em momentos de maior sufoco. É possível agilizar o processo designando botões do controle para cada habilidade e, ainda, aprimorar outros pontos da personagem, como seus golpes especiais. No entanto a necessidade de tais recursos nunca é totalmente explorada, deixando boa parte da ação restrita ao uso dos ataques simples - que logo se tornam tão repetitivos quanto a sucessão de áreas de combate e seus inimigos de sempre.

A apresentação segue a mesma linha da mecânica, sem muita inspiração ou polimento, entregando o meramente essencial para fisgar a atenção, mesmo que ainda pelos momentos iniciais. Os gráficos utilizam um visual de anime bastante simpático, com certo excesso de cores e um tom caricatural que agrada, ainda que não mostre nada que já não tenha sido exibido em dezenas de outros jogos - inclusive uma taxa de animação bastante irregular e algumas telas de loading excessivas. O único fator que realmente consegue dar alguma identidade ao título é seu design de personagens e o traje da protagonista, que apesar de interessante não deve encher de orgulho o público feminino.

CONSIDERAÇÕES

"X-Blades" é um jogo de ação em terceira pessoa bastante genérico, que mistura elementos de sucessos como "Devil May Cry", "Tomb Raider" e "Heavenly Sword" em um produto sem variedade ou personalidade, que apela para a minúscula roupa da personagem principal. A ação conta com algumas lutas divertidas e controles adequados, mas logo se mostra repetitiva e sem maiores atrativos para justificar um replay.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    X-Blades (Pc)

    205 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: TopWare
    Lançamento: 10/02/2009
    Distribuidora: SouthPeak Interactive
    Suporte: 1 jogador
    Outras plataformas: PS3 X360
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host