UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

XIII

25/11/2003

da Redação
Quando um jogo carrega uma licença, seja ela de filme, desenho animado, livro ou história em quadrinho, o designer normalmente precisa se desdobrar para ser fiel à obra original. Mas no caso de "XIII", a idéia parece ter sido oposta: a licença não foi escolhida por sua fama, mas por representar a idéia que a empresa queria para o produto. O resultado é uma obra em que o estilo predomina sobre quase todos os aspectos do game.

Quem sou eu?

"XIII" (ou "Thirteen", Treze) coloca o jogador na pele de um homem com amnésia cujas únicas pistas sobre sua identidade são uma tatuagem (que diz "XIII" e lhe serve de nome) e uma chave de banco. Isso, e o fato de que, ao acordar sem memória, ele está sendo caçado por terroristas e polícia. O cenário é uma conspiração política que envolve o assassinato do presidente e tem o pobre XIII como principal suspeito.

Assim como na história em quadrinhos, XIII não sabe se ele realmente foi responsável pelo crime, e passa boa parte da ação tentando saber mais sobre si mesmo e o atentado. Mas ao contrário de jogos baseados em obras como "O Senhor dos Anéis", as chances são que o jogador não conhece o final - e é nisso que a Ubi aposta.

Insira seu balão aqui

Cada seqüência de "XIII" esbanja não só no estilo visual (graças ao visual Cell Shaded mais sangrento do mercado), mas em toda a apresentação. XIII tem vários flashbacks interativos que ajudam a desenrolar a trama e aprofundar ainda mais o jogador na atmosfera. Aproveitando-se da sua herança de HQ, o game usa convenções dessa arte em sua fórmula: mortes elaboradas são montadas como séries de quadrinhos em zoom na tela, sons de passos são localizados com onomatopéias (é fácil seguir alguém atrás de uma parede quando você VÊ o "tap tap" de seus sapatos) e recordatórios ajudam a explicar a trama.

Apesar de tudo isso adicionar à fórmula e inovar os padrões dos jogos de tiro em primeira pessoa, a Ubi Soft acabou pisando em aspectos básicos de produção. A inteligência artificial dos oponentes beira ao ridículo, e os seus aliados não são muito melhores, se jogando nos inimigos quando você precisa defendê-los. E como boa parte do game depende de eventos pré-programados para continuar, é uma pena que muitos só sejam ativados com alguma dificuldade simplesmente porque o jogador não encontra a posição certa para prosseguir.

Quadrinho (pouco) interativo

O jogo é totalmente linear e os maiores desafios (além de se manter vivo) são encontrar os pontos onde se prender com um gancho-guindaste e defender personagens secundários. Com suas poucas armas e ausência de planejamento tático, o game pode se tornar um pouco maçante.

CONSIDERAÇÕES

O que prende o jogador no final das contas é a trama e a atmosfera, que são capazes de manter qualquer curioso preso nessa fórmula medíocre até o final para descobrir o segredo do misterioso atentado contra o presidente. Se o que você procura é uma HQ interativa, então "XIII" é exatamente o que você quer.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    XIII (Pc)

    44 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Ubisoft
    Lançamento: 18/11/2003
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1-8 jogadores
    Configuração mínima: Pentium III 700MHz, 128MB de RAM, Placa 3D com 32MB de RAM, 1200MB de HD, DirectX 8.1
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host