Topo

Alien: Isolation

Victor Ferreira

do Gamehall

14/01/2014 08h00

  • Divulgação

    Novo "Alien" promete dar calafrios nos jogadores... mas dessa vez, pelos motivos certos!

Após o desastroso "Aliens: Colonial Marines", é compreensível que fãs da cultuada série de ficção científica “Alien” não estejam particularmente animados para sua próxima iteração no mundo dos games.

Esta perspectiva não melhorou com rumores indicando que o novo jogo será desenvolvido pela Creative Assembly - um estúdio com excelentes credenciais pela série de estratégia "Total War", mas sem experiência com o gênero de horror ou games em primeira pessoa.

Após a Creative Assembly divulgar as primeiras imagens e vídeos de "Alien: Isolation", porém, é difícil não nutrir esperanças pelo sucesso do jogo que, ao invés de usar o bombástico e frenético "Aliens - O Resgate" de James Cameron como inspiração, dá foco à obra que deu origem à série: o clássico de horror "Alien - O Oitavo Passageiro", de Ridley Scott.

ASSISTA AO TEASER TRAILER DE "ALIEN: ISOLATION"

  •  

De volta às origens

É fácil entender porque o filme de Cameron é o preferido por desenvolvedores na criação de jogos da franquia: o ritmo é mais acelerado, há ênfase maior na ação, e muitos dos elementos mais icônicos da série apareceram pela primeira vez em "Aliens": os fuzileiros espaciais e seus poderosos rifles, a rainha Alien, etc.

ESTÉTICA RETRÔ

  • Visual e vestuário dos personagens foi inspirado no filme para reproduzir a visão dos anos 70 do futuro

O "Alien" original, por sua vez, era muito mais voltado para o horror e fragilidade dos protagonistas humanos ao enfrentar a ameaça alienígena, algo muito fácil de se estragar na adaptação para uma mídia interativa. Ainda assim, a Creative Assembly decidiu seguir por este caminho escuro e delicado.

"Queríamos criar uma experiência que fosse assustadora e claustrofóbica", declara o designer Gary Napper. "Um jogo em que você passa o tempo inteiro se preocupando em onde o Alien está". Ao invés de vários monstros, "Alien: Isolation" se concentra em uma criatura, e de acordo com Napper a primeira reação do jogador ao vê-lo deve ser de fugir e encontrar um lugar para se esconder.

A Creative Assembly quer proporcionar uma experiência de terror e e luta pela sobrevivência única e pessoal. Desta forma, o jogo não terá aspectos multiplayer cooperativos ou competitivos, focando-se puramente na história e evolução de sua protagonista, Amanda.

"Alien: Isolation" se passa 15 anos após os eventos do original. A protagonista é a filha da heroína Ellen Ripley, Amanda, que é enviada pela corporação Weyland-Yutani para recuperar dados da desaparecida nave Nostromo, em que Ripley trabalhava.

A principal arma de Amanda contra o horror alienígena é um simples sensor de movimento, que indica sem muita precisão aonde o monstro está. A heroína poderá criar pequenas armas e armadilhas com objetos encontrados na estação, mas seu objetivo é evitar e fugir do Alien, o que indica que  "Isolation" estará mais em linha com jogos de horror como "Amnesia: The Dark Descent" e "Outlast" do que shooters como o infame "Colonial Marines".

  • Divulgação

    Seu objetivo em "Isolation" é escapar com vida do monstruoso alien que vaga pela nave

Ninguém vai ouvir você gritar

A Creative Assembly não poupou esforços para deixar a ambientação do jogo o mais fiel possível ao se comparar com o clássico cinematográfico de Ridley Scott. Desde a ambientação, que lembra os corredores e salas claustrofóbicas da Nostromo, ao visual e vestuário dos personagens, totalmente inspirados no ‘look’ da tripulação do filme.

"Toda a tecnologia do jogo tem uma sensação mecânica e análogica, o que era muito importante para nós", diz o líder da equipe de arte, Jude Bond. "Tudo é voltado para esta visão dos anos 70 do futuro".

"Alien: Isolation" se propõe a "capturar o espírito do original", nas palavras de seu diretor criativo, Al Hope. É de se esperar para ver se o estúdio consiga cumprir sua missão, mas a proposta diferente e promissora indica que o novo jogo de horror possa ser uma das maiores surpresas - ou decepções - do ano.

"Alien: Isolation" está previsto para o último trimestre de 2014, e será lançado para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.