Topo

Diablo III

28/06/2008 10h34

"Diablo" virou uma lenda. Lançado em 1997 para PC, o game foi um divisor de águas no gênero RPG, introduzindo o conceito de talha e empilha, ou seja, combates frenéticos sob forma de ação. Já faz um bom tempo que os fãs esperam para enfrentar novamente as forças do Mal, desde o lançamento de "Diablo II", no ano 2000, e, agora, a produtora Blizzard finalmente atendeu ao pedido.

A história se passa vinte anos depois dos eventos de "Diablo II". Os demônios Mephisto, Diablo e Baal foram derrotados, mas a Worldstone, que protegia o mundo tanto das alturas celestiais como das profundezas do inferno, foi destruída, e o Mal ameaça novamente Tristram. Controlando uma das cinco classes diferentes de personagens, o jogador vai cumprindo missões - tanto aqueles que fazem parte do roteiro com as que surgem aleatoriamente -, ganhando novos equipamentos e habilidades ao longo do tempo. Desta vez, o usuário pode personalizar o seu guerreiro em diversos aspectos.

O estilo de jogo se mantém inalterado. Numa perspectiva chamada "quarter-view", com a câmera posicionada no alto, o jogador controla o seu personagem e vai atacando quem aparecer pela frente. Naturalmente, desta vez, todo visual é feito com gráficos 3D, e isso permitiu criar cenários altamente destrutíveis. Um muro pode ser derrubado, eliminando vários inimigos que estejam embaixo, por exemplo

A Blizzard destaca que "Diablo III" é um jogo primordialmente cooperativo e, por isso, os jogadores poderão entrar numa partida ou sair dela quando bem entender. Uma nova versão do serviço online Battle.net está sendo preparada para o lançamento do game. Algumas das masmorras ainda terão seus labirintos gerados aleatoriamente, mas também haverá mapas projetados pela produtora.

Os controles prometem ser simples, como os antecessores. A companhia diz que o game pode ser jogado somente com o mouse - a roda de "scroll" serve para escolher os poderes. Os indicadores na tela são mínimos, para que a cena de jogo em si se destaque. Na aventura, há novos itens, como globos vermelhos que repõe a energia na hora, lembrando o esquema de alguns games de combate, como "Devil May Cry 4", da Capcom.

O game conta com cinco classes de personagens, cada um deles com características próprias. O bárbaro, por exemplo, possui uma habilidade que o faz girar como um furacão, eliminando quem estiver ao redor. Também é capaz de desarmar inimigos com escudos, usando um golpe que é desferido contra o chão. A outra classe é o witch doctor, que parece um xamã tribal, capaz de controlar os inimigos e invocar criaturas, como uma horda de zumbis. Também pode confundir os oponentes, fazendo-os atacarem entre si.

O monge retorna para a série depois de ser deixado de lado no segundo jogo. O personagem é um especialista em lutas corporais e possui movimentos de grande velocidade. Ele usa como arma um cajado, que além de atacar também serve para repelir projéteis. Há também o feiticeiro, que apresenta um leque de habilidades mágicas que servem tanto para atacar, como também para repelir ataques.

Além deles há a estreia do artesão, personagem não jogável com quem pode se encomendar a fabricação de itens. Eles podem criar, reparar e adicionar espaços para gemas em qualquer item, além de poder evoluir suas habilidades como artesão, o que vai exigir do jogador encontrar itens específicos.

O game promete diversos chefões gigantes, como o Siegebreaker Assault Beast, um demônio couraçado que faz surgir do chão um exército de esqueletos.
 

Invasão de monstros em 12 minutos de ação