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Strider

Victor Ferreira

do Gamehall

30/01/2014 18h50

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    Strider é um ninja futurista enfrentando um exército cibernético: precisa mais?

A Double Helix Games foi por muito tempo conhecida como um estúdio responsável por jogos de pouca relevância ou qualidade, como "Front Mission Evolved" e "Silent Hill: Homecoming". No final de 2013, porém, o estúdio surpreendeu ao lançar "Killer Instinct", um reboot da clássica franquia de luta no Xbox One que agradou público e crítica no lançamento do novo console.

Anunciado em julho de 2013, "Strider" é o próximo game na lista do estúdio. Inicialmente visto com ressalvas, o reboot do clássico jogo de ação dos arcades ganhou mais atenção após o sucesso de "Killer Instinct" e impressões iniciais positivas, como a do UOL Jogos em dezembro serem publicadas.

E agora, ao jogar uma versão quase finalizada do primeiro quarto do jogo, é possível dizer que a Double Helix talvez tenha encontrado uma vocação em trazer de volta franquias semi-abandonadas por suas proprietárias - "Homecoming" é a exceção que comprova a regra.

Velho argumento, novo conceito

A nova versão de "Strider" traz o mesmo argumento do jogo dos anos 80: Hiryu, membro mais jovem dos Striders - grupo de ninjas futuristas - é enviado para assassinar o misterioso Grão-Mestre Meio, que dominou as forças militares da Terra.

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    Vários golpes e movimentos do novo Strider vem da franquia de luta "Marvel vs. Capcom", de onde boa parte dos jogadores mais jovens conhecem o personagem.

Porém, diferente do original, que levava o jogador a diversos lugares do planeta, incluindo a Floresta Amazônica, a ação se passa totalmente na megalópole Kazakh e seus arredores.

Parte disso deve-se à própria estrutura do novo "Strider", que segue os princípios dos chamados "Metroidvania" - possuindo uma série de portas e salas que só podem ser acessadas com poderes liberados mais tarde na aventura, em um cenário que permite ir e vir, visitando áreas anteriores a qualquer momento.

Kazakh é uma área gigantesca, composta por diversas sessões. Ao final dos testes de UOL Jogos, Hiryu havia explorado parte do centro militar e os distritos residenciais e industriais da cidade, com muito ainda para se ver dentro e fora destas regiões.

Infelizmente a maioria das áreas vistas pouco se diferenciavam umas das outras. A única parte realmente chamativa era a residencial, que mistura um visual futurista com a arquitetura de uma cidade contemporânea. Todo o resto tinha um aspecto similiar de bases militares, com um ou outro fator único.

VEJA SETE MINUTOS DE DEMONSTRAÇÃO DE "STRIDER"

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Truques na manga

Não sendo nenhum expert em "Strider" - honestamente, é o primeiro game da série que jogo por mais de alguns segundos -, não posso julgar a fidelidade da movimentação ou combate desta versão com os jogos anteriores, como o arcade ou a versão de Mega Drive. Imagino que este também seja o caso de muitos jogadores que colocarão a mão no game quando este for lançado.

Tendo isto em mente, e lembrando-se que a versão testada é a de Xbox 360, que não suporta uma resolução de 1080p ou 60 frames por segundo como as versões da nova geração de consoles, o novo "Strider" tem ritmo bem acelerado. Hiryu mal aterrissa nos arredores de Kazakh e já deve lidar com uma série de capangas e drones que surgem no caminho.

Inicialmente, o ninja tem à sua disposição apenas dois ataques: um rápido, que pode ser feito do ar e em qualquer direção, e um forte, que atordoa inimigos mas só pode ser feito do chão, e possui um tempo de animação relativamente longo.

Após derrotar certos chefes e mini-chefes, porém, novas habilidades entram para o repertório de Hiryu, incluindo: Charge Cypher, um golpe carregado que pode destruir escudos e abrir certas portas; Downstrike, golpe aéreo que atordoa inimigos e abre passagens no chão; Option C, uma águia de fogo que lida com ameaças aéreas, consumindo a barra de energia; e um dos mais velhos e fiéis companheiros dos jogadores, o pulo duplo.

TRAILER APRESENTA OS INIMIGOS DE "STRIDER"

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Ação veloz e refinada

Com ou sem habilidades extras, as verdadeiras chaves para a vitória no combate de “Strider” são precisão, velocidade e raciocínio rápido. As balas voam de formas e direções diferentes, e Strider não pode defleti-las de volta para os inimigos - não inicialmente, pelo menos. Portanto, o jogador deve decidir qual é o melhor momento para evitar as balas, atacar o oponente, ou simplesmente ignorá-lo e seguir em frente.

Utilizar as habilidades no momento correto pode significar a vida ou a morte de Hiryu. Saber quando carregar o golpe e soltá-lo contra um inimigo defendido por escudo ou quando usar a Option C para lidar com drones irritantes pode ser a diferença entre seguir em frente ou ter de percorrer todo o caminho desde o último checkpoint.

MUITO TEMPO ATRÁS...

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    "Strider" nasceu no fliperama, em um distante 1989. O jogo de ação ganhou versões para várias plataformas, entre elas o Mega Drive (foto), que ostentava orgulhoso o selo de 8 Mega, mostrando o poderio do cartucho.

As Options devem ser utilizadas com cuidado por ter o fator adicional de consumir a barra de energia, que é lentamente recarregada com o tempo, mas pode ser preenchida após derrotar inimigos ou destruindo as caixas que flutuam em várias partes do cenário.

Como na série “Metroid”, os checkpoints são salas localizadas em diferentes áreas do mapa, e o jogo é salvo automaticamente ao atravessá-los ou ao achar novas melhorias, como um aumento das barras de vida ou energia.

Este "Strider" procura beneficiar os jogadores que procuram explorar e descobrir o máximo das áreas, e o mini-mapa, localizado no canto superior direito, sempre mostra se há algo de especial para se achar por perto.

A batalha com o chefão da prévia serviu como um teste final para o que foi mostrado até então. Solo, um caçador de recompensas trajando uma armadura mecânica dotada de asas (velho conhecido dos veteranos de "Strider") se mostrou um oponente duro de vencer, mais pelas armas de Strider, um tanto ineficientes do que por seus ataques, embora o fato do inimigo estar voando tenha tornado as coisas mais desafiadoras.

Na luta com Solo, é preciso usar tudo que você aprendeu até aqui: Qual o momento ideal para esperar ou atacar, que tipo de ataque seria mais efetivo e assim por diante.

Simples e efetivo

Mesmo com uma proposta diferente e mais expansiva do que a do jogo original, a Double Helix parece entender que "Strider" não deve ter pretensões de ser algo a mais do que é, e aparentemente o resultado final traz ação divertida e desafiante para o público - o que pode render uma boa surpresa para muitos jogadores. Que o estúdio continue neste caminho.

"Strider" tem previsão de lançamento para 2014 nas plataformas PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.