UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

07/07/2008 - 20h00

"Diablo III" sairia prejudicado nos consoles, dizem leitores

da Redação
Siga UOL Jogos
A produtora Blizzard anunciou no final de junho uma nova edição de "Diablo", uma das mais célebres séries de RPG e ação da história. A continuação promete manter as características da série, como o uso do mouse para os controles, o esquema de missões obrigatórias e opcionais e a vasta gama de equipamentos e itens.

"Diablo III" foi confirmado para computadores PC e Macintosh, e por ora não há planos para versões para consoles. Contudo, o vice-presidente de design da Blizzard, Rob Pardo, afirmou recentemente que uma conversão do jogo para os consoles é "teoricamente possível".

Com o crescente número de franquias tradicionais para PC ganhando versões para diferentes plataformas, como "Civilization" e "Command & Conquer", não seria nenhuma surpresa se "Diablo III" fosse anunciado também para os consoles. Porém, ao que parece, nem todos aprovariam tal conversão.

Em nossa enquete realizada no Fórum UOL Jogos, apenas 45% dos quase 300 usuários participantes disseram que gostariam de ver "Diablo III" nos consoles; os outros 55% votaram "não".

Os usuários que são contra a adaptação afirmam que uma possível versão para consoles acabaria sofrendo pela ausência do mouse para o gerenciamento de itens, lançamento de magias etc., fazendo com que o jogo perdesse o dinamismo que sempre caracterizou a série. "Quem jogou 'Diablo 2' ou até mesmo o primeiro sabe que o jogo exige agilidade para usar as habilidades e poções em momentos de desespero, quando se luta contra uma um inimigo forte ou uma horda deles. Muito dificilmente isso seria possível em um controle", argumentou o usuário Moonchild.

"Ele se assemelha demais a um jogo de estratégia em tempo real, e não foi pensado pra ser jogado nos consoles, pura e simplesmente", acredita EduTheThird. "Seria necessário repensar todos [os comandos] para as habilidades, o nível de dificuldade do jogo e adaptar os controles em relação a isso". O usuário também ressalta a experiência da produtora com a plataforma PC, para a qual lançou seu jogo de maior sucesso até hoje, "World of Warcraft": "A Blizzard faz jogos viáveis que rodam em PCs modestos. Ela é excelente em perspectiva de mercado, e sabe como introduzir seus produtos de forma consciente".

Já para Tio Foquinha, é possível sim adaptar para consoles jogos para PC que utilizem o mouse. "'Marvel Ultimate Alliance' está aí para provar que o aponte-e-clique pode ser substituído pelo direcional analógico dos controles, bem como os atalhos no teclado podem ser substituídos facilmente, mapeando botões no controle". E lembra que gêneros que antes só pareciam funcionar com a combinação teclado e mouse, agora fazem sucesso também nos consoles, como os jogos de tiro em primeira pessoa e os de estratégia em tempo real.
Mais
Confira a opinião dos usuários do Fórum UOL Jogos
"Diablo III" é anunciado oficialmente
Blizzard: "Diablo III" para consoles é possível, em teoria
Cadastre-se no Fórum UOL Jogos

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host