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19/02/2010 - 11h23

Primeiras impressões: "StarCraft II" é fiel às origens

OTAVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
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Jogar um novo game da Blizzard parece até mentira. A famosa desenvolvedora de Irvine, na Califórnia, criadora de clássicos como "World of WarCraft" e "Diablo", não é das mais prolíficas e seu ritmo vagaroso às vezes deixa fãs com uma pulga atrás da orelha. Não dá para culpá-los, afinal, experiências como as de "WarCraft Adventures" e "StarCraft: Ghost", jogos que ficaram muito tempo em produção e acabaram cancelados, foram verdadeiros baldes de água fria.

A boa notícia é que "StarCraft II" está entre nós, ao menos que na forma de uma versão beta. A demonstração que foi liberada para um pequeno grupo de jogadores ontem (18) aparece em uma versão exclusiva para multiplayer. O download de 1.6 gb traz todas as três raças principais em forma jogável, 2 mapas e uma prévia de como vai funcionar a nova versão da Battle.net, interface criada pela Blizzard para reunir jogadores em uma comunidade online.

Nova Battle.net

A atualização do tradicional sistema de criação de partidas online é a novidade que mais se destaca. Agora a Battle.net consegue avaliar melhor a experiência e a habilidade dos usuários na hora de montar partidas, com a divisão por ligas. Partidas com regras customizadas e as consideradas de treino não entram no esquema.

A Battle.net agora também funciona como uma central de fãs da Blizzard. É possível atrelar todos os jogos da produtora à sua conta e salvar o progresso e configurações online. Assim, caso mude de computador, basta baixar o jogo direto dos servidores e continuar jogando de onde parou. Um sistema de mensagens instantâneas interno também consegue conectar usuários mesmo que eles estejam em jogos diferentes.

De volta à ação

Rivais antigos se enfrentam
A primeira impressão que se tem ao testar o jogo é a de uma volta no tempo. "StarCraft II" funciona essencialmente como o primeiro e não se esforça para fugir da fórmula clássica dos jogos de estratégia em tempo real. Monte sua base, explore recursos naturais e desenvolva sua tecnologia para criar um exército forte.

As mudanças na mecânica se deram mais em relação a polimento e alterações em unidades clássicas. Pelo que deu para perceber, a intenção dos desenvolvedores foi realçar partidas grandiosas com dezenas de combatentes. Os comandos são bem simplificados e não há uma centralização de habilidades como aconteceu com os heróis de "WarCraft III", último game do estilo lançado pela produtora. As unidades são mais inteligentes e algumas com características especiais, caso você selecione várias de uma vez, se encarregam de não acionar todos os poderes juntos para conservar energia.

A sensação de diversidade entre as raças permanece. Os Terran são mais tradicionais, por assim dizer, com um funcionamento mais próximo às convenções do gênero. Já os Protoss contam com tecnologia de ponta e conseguem criar upgrades importantes, como dispositivos ponto a ponto que permitem o teleporte de unidades. Os monstruosos Zerg continuam populares por conta de sua rapidez e capacidade de corromper e se transformar.

O terreno continua exercendo grande influência no desenrolar das batalhas. Unidades posicionadas em níveis superiores tem vantagem estratégica, com maior alcance de visão e menor probabilidade de serem avistadas pelo inimigo. No entanto, poderes que foram incluídos em algumas tropas, como Zealots e Reapers, permitem que estas saltem e corram para contornar tais obstáculos, tornando a movimentação mais dinâmica.

Muitas novidades

Muitas outras mudanças ocorreram entre os combatentes dos três times. O Dragoon, quadrúpede com poder de fogo anti-aéreo dos Protoss, foi substituído pelo Immortal, por exemplo, que se foca no solo. No lado Terran, o Ghost é um que ficou mais poderoso, com um poder novo chamado Snipe, capaz de perfurar blindagem, e a substituição do Lockdown, que paralisava um inimigo, pelo EMP Shot, capaz de drenar escudos e energia de unidades ao redor. A Queen dos Zerg, antes uma unidade de assalto indireto, agora conta com ataques normais e tem poderes totalmente novos. Mesmo os mais experientes jogadores de "StarCraft" devem gastar um bom tempo para ver tudo.

O que você achou do beta de "StarCraft II"?
FÓRUM
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Na apresentação, "StarCraft II" se mostrou bastante próximo de "World of WarCraft" na intenção de ser um jogo acessível para um maior número de jogadores. Assim, os requisitos de sistema são baixos e, mesmo com todas as configurações no máximo, se mostrou bastante leve e estável. Por consequência, os visuais não são de ponta. Não espere grandes efeitos de partículas ou reflexões, por exemplo. A Blizzard espera que a acessibilidade, seu peculiar estilo visual e o carisma dos personagens preencham o vazio deixado pela falta de grandes efeitos especiais e, a julgar pelo sucesso de seu RPG online, pode funcionar muito bem.

"StarCraft II" é a continuação direta de um dos mais populares jogos de estratégia em tempo real da história do PC. O game será dividido em três pacotes no lançamento. O primeiro é "Wings of Liberty", que traz uma campanha sob ponto de vista Terran. Nos próximos anos serão lançados "Heart of the Swarm", estrelado pelos Zerg, e "Legacy of Void", com foco na raça Protoss. A divisão vale apenas para a trama e missões para um jogador, com o sistema multiplayer idêntico para todos os três lançamentos.

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