UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

30/11/2010 - 15h59

Primeiras impressões: com combates em navios voadores, "Allods Online" é nova aposta da Level Up!

DOUGLAS VIEIRA
Colaboração para o UOL
Siga UOL Jogos
O ano de 2011 ainda não começou, mas se mostra promissor para os fãs de jogos online sem limite de jogadores. Entre os títulos prometidos para os próximos meses está "Allods Online", distribuído no Brasil pela Level Up!.

UOL Jogos teve oportunidade de testar o jogo em primeira mão em um evento realizado em São Paulo, bem como nos primeiros dias de teste fechado.

Jeitinho ocidental

"Allods Online" tem atributos para agradar aqueles que gostam de jogos com construções vivas, usando um estilo que dá aura leve até mesmo a áreas mais sombrias. Essa preocupação mostra o público que a produtora russa Astrum Nival quer atingir, pois mesmo personagens que deveriam ser "durões" possuem fisionomia para atrair a atenção de todos os jogadores.

Por falar em personagens, o game conta com três representantes para cada um dos dois grupos do jogo: Liga e Império. No primeiro estão Kanianos, Elfos e Giberlings, enquanto no outro se encontram Xadaganos, Orcs e Arisen. Apesar de estarem em facções distintas não há um lado do bem e outro do mal, e a diferença é que cada um luta para defender pontos de vista diferentes.

As classes presentes aqui não variam muito do que se vê em outras bandas: para os que gostam de combate físico, Guerreiro ou Paladino são as melhores escolhas, enquanto para os que preferem ataques a distância há Batedor ou Guardião, que também possuem técnicas de combate de proximidade. Os que gostam de magias terão bons momentos ao lado de um Espiritualista, Mago, Invocador (o clássico Clérigo) ou mesmo um Psiônico, que utiliza poderes psíquicos.

Uma vez criado o personagem, hora de ingressar em Sarnaut, o mundo de "Allods Online". É de se imaginar que muitos monstros estejam a sua espera, mas nos primeiros minutos é possível perceber que o intuito é auxiliar o jogador a evoluir por meio de quests - existem mais de 2000 espalhadas pelas regiões do game.

Após selecionar o que quer fazer é possível se guiar pelo mapa para seguir até o destino certo, onde é preciso derrotar um grupo de inimigos, recuperar algo e coisas do tipo. As recompensas vão de itens (oferecidos num estilo que lembra "Aion", com possibilidade de escolher um presente de uma lista) a pontos de reputação, que servem para ter acesso a equipamentos oferecidos pelos grupos.

Conheça a história da saga


Se por um lado evoluir pelas missões é algo interessante, encarar os monstros pode ser uma tarefa complicada. A experiência oferecida por eles não é das mais altas, e a tendência é piorar com avanço dos níveis - o máximo é 42, valor que deve mudar com a chegada de novas atualizações.

Para diminuir essa dificuldade o jogo conta com um sistema de fadiga, uma experiência extra adquirida ao matar inimigos e realizar missões. Ela começa a acumular a partir do nível 5, e para utilizá-la basta conversar com um personagem com uma caneca nos acampamentos.

O jogo apresenta ainda um ranking semanal para aqueles que gostam do bom e velho PvP (sigla para os confrontos entre jogadores), e estar entre os melhores colocados na tabela rende recompensas como itens exclusivos para a modalidade em questão.

Novo mundo de aventuras

Com certeza o maior destaque de "Allods Online" são os navios astrais. Para conseguir um, o personagem precisa alcançar o nível 35 e solicitar a construção dele, efetuando a retirada depois de 90 dias - sim, os "engenheiros" realmente constroem um navio para o seu grupo. Bem, os que possuem o espírito "lobo solitário" até podem viajar sozinho, mas não irão muito longe.

"No barco há pessoas que controlam o leme, o radar e os demais elementos. O ideal é ter pelo menos 10 pessoas a bordo para controlar todos os postos, e, obviamente, quanto mais, melhor. Dá para seguir sozinho, mas se for atacado por outro grupo fica mais complicado de se defender", explicou Fabrício Santos, gerente de grupo de produtos da Level Up!.

E essa é uma das coisas mais divertidas de se ter uma embarcação: visitar novos ambientes ao lado do seu grupo em busca de tesouros e novos desafios. Vale mencionar que no vasto espaço nem todos são bonzinhos, pois nada impede que um grupo que esteja de olho nas suas conquistas ataque-o para roubá-las.

"Quando você mata um monstro utilizando a embarcação, o 'loot' [nome dado aos itens derrubados pelos adversários] fica no barco e só é dividido quando o grupo retorna ao porto, ou seja, é nessa hora que um 'pirata' pode aparecer e pegar o que você conseguiu", comentou Santos.

"Allods Online" pode não ser um título totalmente inovador, mas num primeiro momento mostra que tem força para atrair a atenção dos jogadores - desde que esses não se importem em evoluir apelando para as missões disponíveis na maior parte do tempo.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host