UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

23/02/2011 - 10h22

Microsoft e Nvidia se desligam da PC Gaming Alliance

do Gamehall
Siga UOL Jogos
A PC Gaming Alliance recebeu um duro golpe nesta terça-feira (22), pois a Microsoft e a Nvidia, duas das maiores empresas do grupo, anunciaram o seu desligamento da associação.

Um representante da Microsoft declarou à imprensa que a decisão da saída companhia do grupo é um sinal do fortalecimento dos computadores como plataforma de jogos.

"Na época em que [a Microsoft] se uniu à PC Gaming Alliance, o propósito era mudar a falsa percepção de que o mercado de jogos para computadores estava acabando. Com a mudança desse quadro, nós decidimos nos desligar do grupo e concentrar em nossos esforços internos, que incluiem retornar nossas franquias de PC como 'Age of Empires'e 'Microsoft Flight Simulation'", disse o representante.

A Microsoft e a Nvida não são as primeiras empresas a sairem do PCGA. A Activision foi a primeira e se desligou do do grupo em abril de 2009. Entretanto a associação conta ainda com grandes nomes, como a Intel, Epic Games e a Sony.

Pirataria em queda

Mesmo com a saída das duas gigantes da associação, os resultados dos esforços em conjunto estão dando frutos. De acordo com a PC Gaming Alliance, um inesperado declínio nos avanços da ciberpirataria de jogos está tomando forma.

Segundo Matt Ployhar, presidente da associação, o principal motivo para isso é a mudança de modelo de negócios adotadas pelas empresas. De acordo com Ployhar, a gratuidade dos jogos anula qualquer interesse do usuário em pirateá-los "Agora temos jogos que são gratuitos para jogar. Você não vai querer a cópia pirata para jogar. É até possível, mas não faz sentido".

Ployhar acredita que o próximo passo para acabar com a pirataria no PC pode pode ser a concentração de jogos em distribuição digital "Estes jogos de varejo, com seus tijolos e argamassas, estão em decadência, e uma de suas funções é facilitar a pirataria. O que está ditando regras atualmente são as distribuições em redes como Steam, Wild Tangent, Orbs, EA Downloader e Battle.net".

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host