UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PC

13/04/2011 - 09h00

Adeus, produtividade: UOL Jogos indica dezenas de ótimos jogos gratuitos para baixar

GUILHERME SOLARI
Colaboração para o UOL
Jogo de graça sempre é bom, mas às vezes é preciso caçar bastante para encontrar bons títulos. Pois foi pensando em estragar a sua produtividade em casa ou no trabalho que o UOL Jogos selecionou 50 excelentes games gratuitos.

Na lista há títulos de gêneros como RTS, plataforma, shooter, pinball, corrida, RPG e muitos outros. Há clássicos dos games que foram abertos como freeware, jogos independentes de poucos megas ou outros que parecem querer competir com títulos comerciais.

Confira a lista completa abaixo.


. Spirit Engine 2
Site:
http://www.thespiritengine.com
Tamanho: 210 MB
Um RPG em 2D inspirado nos clássicos japoneses do gênero que traz história bem escrita, protagonistas intrigantes, um criativo sistema de batalha e a possibilidade de reviver a aventura sob o ponto de vista de personagens diferentes.


. Survivor: The Living Dead
Site:
http://www.radicalendeavors.com/Site/Survivor_Here.htm
Tamanho: 64 MB
Um jogo de sobrevivência simples, mas que o encoraja a jogar mais de uma vez. Sua missão é durar sete minutos, mas você vai precisar reviver muitas vezes esses minutos até aprender onde estão as armas e os segredos.


Reprodução
. Dwarf Fortress
Site:
http://www.bay12games.com/dwarves
Tamanho: 8,4 MB
Para quem gosta de um jogo profundo de gerenciamento e aguenta gráficos jurássicos em ASCII. Game é riquíssimo em conteúdo, permitindo a construção de uma imensa fortaleza, fabricação de centenas de itens diferentes, comércio, exploração e combate.


. Alien Swarm
Site:
http://store.steampowered.com/app/630
Tamanho: 2,5 GB
Esse top down shooter gratuito da Valve prova ser criminalmente viciante conforme você enfrenta hordas de alienígenas cooperativamente com mais três jogadores. Requer instalação do sistema de distribuição digital Steam.


. FreeCiv
Site:
http://freeciv.wikia.com/wiki/Main_Page
Tamanho: 14,85 MB
Clone gratuito de um dos maiores jogos de estratégia em turno de todos os tempos acompanha a história humana dos primórdios à exploração espacial e possui funcionalidade multiplayer e comunidade ativa de modders.


. Full Spectrum Warrior
Tamanho:
1,6 GB
Esse RTS com cara de shooter usado como treinamento pelo exército norteamericano foi lançado integralmente em freeware. Lidere os pelotões Alpha e Bravo em dramáticas trocas de tiro pelas ruas do Iraque e Afeganistão.


. Battle for Wesnoth
Site:
http://www.wesnoth.org
Tamanho: 267 MB
Game de estratégia em turnos no estilo wargame em hexágonos. Traz um rico mundo de fantasia com mais de 200 unidades, seis facções e centenas de cenários. Também possui gerador de mapas, editor e opções multiplayer.


. The Elder Scrolls II: Daggerfall
Site:
http://www.bethsoft.com/eng/games/games_daggerfall.html
Tamanho: 149 MB
Enquanto "Skrym" não dá as caras, curta um dos vovôs da série "Elder Scrolls" que já em 1996 trazia um mundo aberto gigantesco para ser explorado pelo jogador. Requer o uso de emulador de DOS como DOSBox (http://www.dosbox.com/download.php?main=1).



. Last Scenario
Site:
http://site.scfworks.com/?page_id=9
Tamanho: 65 MB
Feito com o programa "RPGMaker XP", mas com qualidade de história e arte que rivaliza com muitos produtos profissionais, "Last Scenario" ainda tem um sistema de jogo de cartas integrado à aventura e dezenas de personagens.


. America's Army 3
Site:
http://www.americasarmy.com
Tamanho: 5 GB
A ferramenta de recrutamento do exército norteamericano proporciona uma experiência FPS baseada em táticas reais de combate de infantaria em cinco mapas. O jogo gratuito traz quatro classes diferentes em missões de escolta, ataque e extração.


. Boundless Ocean
Site:
http://studioeres.com/games/boundless
Tamanho: 1,4 MB
Game surreal com sabor de RPG japonês ambientado no pós-vida. O jogador atravessa uma jornada existencialista tentando retornar à Terra, passando por histórias como um estudante preso em um mundo de horror ou veterano de guerra enfrentando sua memórias.



. Iconoclasts
Site:
http://www.konjak.org/index.php
Tamanho: 15 MB
Um platform shooter com arte de tirar o fôlego. No jogo, cuja versão completa ainda está sendo finalizada, você controla uma garota que conserta máquinas secretamente em um mundo no qual é proibido trabalhar com elas.


. Sam & Max: Abe Lincoln Must Die
Site:
http://www.telltalegames.com/samandmax/lincolnmustdie
Tamanho: 84 MB
Primeiro episódio pela Telltale da saga dos dois improváveis detetives mostra como o gênero do adventure continua firme e forte. Sam & Max precisam destruir a estátua de Lincoln que quer dominar o país após um acidente do presidente atual.


. Grand Theft Auto 2
Site:
http://www.rockstargames.com/classics
Tamanho: 345 MB
Os clássicos da Rockstar que iniciaram uma das maiores franquias dos videogames continuam surpreendentemente divertidos, em especial devido à inclusão de um modo multiplayer no qual gangues de jogadores podem se enfrentar.


. Hurrican
Site:
http://www.turrican.gamevoice.de/hurrican_site
Tamanho: 38 MB
Este platform shooter baseado no clássico da década de 90 "Turrican" traz nove níveis repletos de inimigos e powerups. A história se passa no ano de 2138 durante uma invasão do planeta Takatis liderada pelo maligno Dr. Geng.


Reprodução
. Toribash
Site:
http://www.toribash.com
Tamanho: 14 MB
Um jogo de luta em turnos no qual você controla as articulações de bonecos, com resultados surpreendentemente sanguinários. Toribash possui uma forte comunidade de modders e proporciona tensas partidas multiplayer.


. Crayon Physics
Tamanho:
5,63 MB
Versão freeware para PC do popular jogo de iPhone e iPad no qual você desenha na tela a solução de quebra-cabeças, criando barras, bolas, ou até mesmo o chão. Também possui um editor de níveis para você criar seus próprios puzzles.


. Desktop Dungeons
Site:
http://www.qcfdesign.com/?cat=20
Tamanho: 4,3 MB
Para quem quer viver uma aventura RPG em dez minutos ou menos. "Desktop Dungeons" traz diversas classes e desafios conforme você explora calabouços gerados aleatoriamente. Partidas curtas o estimulam a tentar jogar "só mais uma vez".


. Sid Meier's Railroad Tycoon
Site:
http://www.2kgames.com/railroads/railroads.html
Tamanho: 14,2MB
O clássico título de 1990 de estratégia disponível integralmente. O jogador precisa ficar atento às leis de oferta e demanda de produtos conforme expande suas operações, assim como aplicar as ações das suas ou de outras empresas na bolsa.


. Battleships Forever
Site:
http://www.wyrdysm.com/games.php
Tamanho: 16,6 MB
Um RTS que coloca o jogador no comando de uma pequena frota de espaçonaves. O posicionamento é um dos aspectos mais importantes do game, já que as naves podem ser equipadas com escudos de defesa desenhados na tela.



. BMW M3 Challenge
Site:
http://www.bmw.com/com/en/newvehicles/mseries/m3coupe/2007/experience/game/content.html
Tamanho: 62,5 MB
Simulação freeware de corrida feita para mostrar a capacidade do BMW M3. O game possui capacidade multiplayer e pode customizar o carro e controla-lo pelo volante do PC. Inclui o circuito do Grande Prêmio de Nürburgring.


. Bitfighter
Site:
http://bitfighter.org
Tamanho: 1,13 MB
Shoot'em up em equipe de visual retrô permite customizar as naves em tensos combates em arenas multiplayer. Um game rápido, frenético e divertido que também pode ser jogado com bots controlados pelo computador.


. 5 Days a Stranger
Tamanho:
1,26 MB
Primeiro adventure da série de Ben "Yahtzee" Croshaw que ficou conhecida como Chzo Mythos, todos eles distribuídos em freeware. A saga de horror acompanha uma história de investigação envolvendo misteriosas forças demoníacas.


. Dogfights: the game
Site:
http://www.history.com/interactives/dogfights-the-game
Tamanho: 600 MB
Simulador do History Channel busca recriar com realismo grandes batalhas aéreas. O game, que utiliza a tecnologia Source da Valve, é dividido em seis episódios diferentes com aviões modernos ou da Segunda Guerra.


. Gridwars
Site:
http://gridwars.marune.de
Tamanho: 2,57 MB
Clone de "Geometry Wars" promete a mesma ação frenética do shoot'em up da Bizarre Creations. A principal diferença é que o game fica constantemente mais difícil até ser impossível continuar.


. Icytower
Site:
http://www.icytower.com
Tamanho: 3,69 MB
Jogo curto e viciante que já foi baixado mais 20 milhões de vezes no qual o objetivo é subir o máximo possível na torre congelada. O game permite customizar personagens, traz andares secretos e a possibilidade de salvar replays das melhores jogadas.


. Alien Arena
Site:
http://red.planetarena.org
Tamanho: 294 MB
Um FPS dedicado a partidas deathmatch rápidas e curtas em um estilo "às antigas" como os dos clássicos "Quake 3" e "Unreal Tournament". O game traz dezenas de mapas diferentes, powerups e gráficos poderosos para um jogo gratuito.


Reprodução
. Iji
Site:
http://www.remar.se/daniel/iji.php
Tamanho: 28 MB
Um platform shooter de ação rápida e história detalhada, com níveis grandes com mais de um caminho e segredos. Você controla Iji, garota que pode usar nanotecnologia contra seus inimigos ou vencê-los com suas próprias armas.


. UFO: Alien Invasion
Tamanho:
524 MB
Jogo de estratégia de código aberto criado por fãs da série X-COM no qual é preciso salvar a Terra de uma invasão alienígena. Assim como X-COM, é possível criar bases, pesquisar tecnologias alienígenas e enfrentar os aliens em combates táticos por turnos.


. I Wanna Be The Guy
Tamanho:
68,7 MB
Jogo de plataforma ridiculamente difícil que homenageia grandes clássicos dos anos 1990. O game mistura referências a "Mega Man", "Metroid", "Street Fighter", "Zelda" e "Mike Tyson's Punch Out" em sua jornada pessoal para se tornar O Cara.


. Knytt Stories
Site:
http://nifflas.ni2.se/?page=Knytt+Stories
Tamanho: 38,7 MB
Game do sueco veterano dos games freewares Nicklas Nyhren no qual cada nível é uma aventura diferente. No site o autor traz ainda diferentes expansões, ou "histórias", com estilos de jogo radicalmente diferentes.



. Little Fighter 2
Site:
http://www.lf2.net
Tamanho: 30,2 MB
Beat'em up que até quatro jogadores podem lutar juntos ao longo de cinco fases. É também possível jogar como um título de luta, formando campeonatos, lutar em duplas ou enfrentando exércitos customizáveis.


. Narbacular Drop
Site:
https://www.digipen.edu/fileadmin/website_data/gallery/game_websites/NarbacularDrop
Tamanho: 25,6 MB
Quebra-cabeça freeware que fez os desenvolvedores de "Portal" serem descobertos pela Valve. O jogador controla uma princesa capturada por um demônio, presa em um calabouço consciente capaz de criar buracos em suas paredes.


. Notrium
Site:
http://www.instantkingdom.com/notrium
Tamanho: 13,8 MB
Top-down shooter de sobrevivência no qual você precisa encontrar suprimentos de comida e explorar ruínas alienígenas em busca de armas e equipamento. Também é possível escolher entre quatro espécies com diferentes vantagens: os humanos, andróides, aliens e psiônicos.


. Orbiter
Site:
http://orbit.medphys.ucl.ac.uk/home.php
Tamanho: 129 MB
Simulador espacial baseado em pesquisas espaciais reais e física realista. No game é possível tanto reviver voos históricos com painéis reais ou explorar o sistema solar e criar os seus próprios foguetes e naves.


Reprodução
. Savage
Site:
http://www.s2games.com/savage
Tamanho: 1 GB
Híbrido de RTS e FPS. No modo "Commander" você cuida da aquisição de recursos, pesquisa e planeja o ataque contra inimigos humanos.

No "Action Mode" você controla seu guerreiro humano ou animal no coração da batalha.


. Spelunky
Site:
http://www.spelunkyworld.com
Tamanho: 9,57 MB
Freeware de plataforma e exploração feito pelo codesigner de "Aquaria" Derek Yu. No jogo, inspirado no clássico "Spelunker" de 1983, você passa por cavernas em busca de tesouros, salvando donzelas e evitando armadilhas.


. A Tale of Two Kingdoms
Site:
http://www.crystalshard.net/atotk.php
Tamanho: 94,2 MB
Game de aventura inspirado nos antigos clássicos da Sierra e Lucasarts. O jogador controla o mercenário Maeldun que é acusado injustamente pelo morte do rei de Theylinn. O jogo tem cinco finais diferentes dependendo das suas ações.


. Trackmania Nations
Site:
http://www.trackmania.com/nations.php
Tamanho: 506 MB
Versão gratuita da série de corrida "Trackmania" oferece um ambiente novo, o estádio, e competições multiplayer. O game enfatiza partidas online, mas também tem mais de 100 pistas solo progressivamente mais complexas.


. Visual Pinball
Site:
http://www.randydavis.com/vp
Tamanho: 3,67 MB
Freeware de pinball com poderosas capacidades de edição para que os dedicados recriem suas mesas favoritas. "Visual Pinball" possui uma forte comunidade de modders que já montaram clássicos do gênero.


. Ground Control
Tamanho:
467,8 MB
Um dos maiores RTS da história, que abre mão da aquisição de recursos para se concentrar na tática e posicionamento de reforços. Um jogo muito bem balanceado que favorece táticas reais como flanqueamento e uso de fogo de supressão.


. Beneath a Steel Sky
Tamanho:
66,1 MB
Adventure point & click ambientado em um futuro distópico no qual a Terra foi devastada pela poluição e radioatividade. O jogo também inclui um quadrinho desenhado por Dave Gibbons, de Watchmen e Lanterna Verde.



. Barkley, Shut Up and Jam: Gaiden
Site:
http://www.talesofgames.com/barkley
Tamanho: 64,7 MB
RPG futurista de humor nonsense que brinca em ser a continuação de "Barkley Shut Up and Jam!" do Genesis. O jogador controla Charles Barkley e encontra diversos ex-jogadores de NBA em uma Nova York devastada pela "Chaos Dunk", uma enterrada assassina.


. Yume Nikki
Site:
http://www.theneitherworld.com/yumenikki/links.htm
Tamanho: 46,7 MB
Os jogadores exploram os sonhos e pesadelos de uma garota chamada Madotsuki. O game não possui diálogos ou trechos de ação, mas transmite uma atmosfera perturbadora com ambientação onírica e mecânica de jogo não-linear.


. F.E.A.R. Combat
Site:
http://www.whatisfear.com
Tamanho: 1,8 GB
Componente multiplayer liberado de graça do popular FPS de horror. Com ele, é possível enfrentar ou lutar lado a lado de jogadores da versão completa de F.E.A.R. em partidas como deathmatch, capture a bandeira e rei do morro.


. Wolfquest
Site:
http://www.wolfquest.org
Tamanho: 125 MB
Neste simulador de vida selvagem do zoológico de Minnesota você encarna um lobo no parque Yellowstone e precisa caçar, enfrentar ursos e se reproduzir. Inclui componente multiplayer para criar matilhas com outros jogadores.


. N
Site:
http://www.thewayoftheninja.org
Tamanho:1,26 MB
Neste premiado precursor de "N+" você direciona um pequeno ninja através de diversos níveis, em uma experiência que mistura quebra-cabeça e plataforma. O jogo também possui física realista e um editor de níveis.


. Soldat
Site:
http://soldat.thd.vg/en
Tamanho: 14 MB
Platform shooter multiplayer que parece um cruzamento de "Counter-Strike" com "Worms". Há partidas de deathmatch, cada-um-por-si, capture a bandeira, infiltração e até a opção de jogar sozinho contra bots.



. Back to the Future: Episode 1
Site:
http://www.telltalegames.com/bttf
Primeiro episódio da série de adventure da Telltale baseada em um dos mais queridos filmes de ficção científica. Esse trecho traz cerca de duas horas de jogabilidade conforme Marty Mcfly volta à década de 1920 para reencontrar Doc Brown.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host