UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

187 Ride or Die

05/09/2005

da Redação
O mundo dos videogames, assim como cinema do começo dos anos 90, tem dado atenção ao fenômeno "gansgta", retratando o mundo dos guetos americanos e, acima de tudo, a cultura urbana. Com o sucesso superlativo da série "Grand Theft Auto", as produtoras tentam adaptar todo tipo de jogo para essa temática, quase sempre recheada de muito hip hop e violência.

Nascido como "Notorious: Die to Drive" e apresentado na E3 de 2004, "187 Ride or Die" não é diferente. Mistura corrida e tiroteio, combinação pouco comum, mas longe de ser original. Apesar de tentar conquistar os jogadores com elementos que perecem vir de "Burnout" e "Grand Theft Auto", a falta de variedade e a conseqüente repetição tira todo o crédito gerado pela combinação.

"Need for Shoot"

No começo, o game é bem divertido, causando boa impressão com gráficos competentes e ótima velocidade, ainda que não se comparem a um "Burnout 3", por exemplo. O ritmo frenético da corrida aliado aos tiroteios instiga a destruição. Conciliar esses dois elementos parece uma missão complicada, mas os controles, além de funcionarem bem, perdoam a maioria dos deslizes do jogador. Isto é, as curvas podem ser feitas em alta velocidade e a mira é quase automática.

"187 Ride or Die" pode ser definido como um "Mario Kart" do gueto, em que personagens infantis com itens como cogumelos e estrelas dão lugar a membros de gangues boca-suja com um arsenal pesadíssimo. Uma pena não ter se inspirado na variedade e no equilíbrio perfeito entre corrida e batalha do clássico da Nintendo.

Um exemplo de elemento mal ajustado são as armas: apesar de a variedade ser grande, muitas delas possuem funcionalidades similares. Seja a pistola automática, a metralhadora ou a espingarda de grosso calibre, no final das contas, todas possuem a mesma eficiência. Assim, não é preciso ter estratégia: basta descarregar com o que tiver à mão e pegar o próximo item. Uma das poucas exceções é a bazuca, que destrói os carros com apenas um tiro. Mas esse é um item quase secreto.

O sistema de controle é bastante inteligente e, graças à mira quase automática, é possível conciliar, com pouco treino, a direção e o combate. No modo clássico, são utilizados botões para atirar para frente ou para trás, mas o mais recomendado é usar a configuração em que é possível mandar bala em todas as direções, usando a alavanca da direita. Mesmo porque há muitas situações em que é preciso atirar para os lados.

O controle do carro parece ter vindo diretamente de "Burnout", permitindo fazer curvas em alta velocidade. Quer dizer, a regra geral é que se use o cavalo-de-pau, porque esse movimento faz encher a barra de Nitro. Mas ela dura bem pouco, mesmo quando estiver totalmente cheia. O melhor negócio é usar um pouco quando sair da curva e retomar a velocidade.

Corrida violenta

Para estimular o tiroteio, os seus competidores estarão quase sempre colados em seu carro, dirigindo bem ou mal. O grande problema do jogo é a falta de variedade de pistas. Muitos circuitos de um mesmo bairro são parecidos - quando não idênticos -, mudando alguns pequenos detalhes. De vez em quando aparecem cenários bastante diferentes, mas a maioria das corridas é extremamente repetitiva.

Para quebrar um pouco a monotonia, a Ubisoft tratou de impor algumas regras malucas às corridas. Além da tradicional, em que vence quem cruzar a chegada em primeiro lugar, há competições de sobrevivência, corridas somente com minas terrestres como armas e uma regra em que o último colocado é eliminado - literalmente - a cada volta. Além disso, há missões de escolta e uma em que o jogador não poderá correr abaixo de um limite mínimo de velocidade, sob o risco de uma bomba explodir seu carro - eu ouvi "Velocidade Máxima"?

Além de um modo de história, com um enredo fraco, há também modalidades multiplayer, inclusive online. No cooperativo, dois jogadores dividem as tarefas: um fica encarregado de guiar e o outro de atirar. Mas como os controles são bastante simples, a opção não satisfaz a nenhuma das partes, principalmente o atirador.

No modo online, os competidores poderão disputar vários tipos de provas, desde as corridas mais tradicionais até um deathmatch. Nesse caso, os jogadores possuem dois tipos de armas, ambas com munição infinita. Uma delas serve para atingir o atirador, que, quando estiver sem energia, fica impossibilitado de contra-atacar. A outra arma é usada para danificar o carro e eliminar o competidor, caso seja destruído. Ambas as partes podem ser recuperadas com o kit médico. Esse modo existe também nas missões do Story Mode.

"Gangsta" de butique

O visual do jogo tem qualidade, com cenários ricos, bem construídos e com bastante detalhes. O mesmo vale para os carros, todos fictícios. E tudo roda com ótima velocidade e de forma estável. Ainda que não cheguem no nível de "BurnOut 3", o trabalho técnico da Ubisoft pode ser aplaudido. Aliás, quando os carros são detonados, entra em ação uma cena bastante parecida com a do game da Climax e Electronic Arts, mostrando a cena de destruição em câmera lenta.

A trilha sonora, como não poderia deixar de ser, é toda baseada em hip hop. Atores e músicos, como Lorenz Tate e Guerilla Black, foram convidados para fazer as vozes dos personagens, mas o tom forçado de alguns deles transformam as cenas em quase comédia. Pelo menos, as renderizações e planejamento das cenas foram bem feitas. Os efeitos sonoros são competentes, apesar de as falas serem muito repetitivas.

CONSIDERAÇÕES

"187 Ride or Die" poderia ser um jogo mais interessante se alguns pontos fossem repensados, como individualizar mais as armas e ter maior variedade de pistas. O título diverte no começo, mas a repetição faz com que a empolgação inicial se esvaia rapidamente. É a prova que não adianta apenas se assemelhar a um "Grand Theft Auto" para ter sucesso. É necessário, acima de tudo, conteúdo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    187 Ride or Die (Playstation 2)

    29 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Ubisoft
    Lançamento: 23/08/2005
    Distribuidora: Ubisoft
    Suporte: 1-8 jogadores, cartão de memória, multiplayer online
    Outras plataformas: PC GC XB
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host