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PlayStation 2

Batman Begins

17/06/2005

da Redação
Não é de hoje que a onda do "cross media" invade o meio cultural. Filme, internet, publicações impressas e games estão cada vez mais próximos entre si. Cada vez mais, as produções para cinema chegam às telas acompanhadas de suas versões interativas. "Homem-Aranha", "Matrix" e "Star Wars III" são exemplos recentes.

Mas o alto custo de produção que envolve direitos autorais e prazo apertado - o jogo só tem interesse se lançado junto com o filme - acabam criando uma regra de decepções, com títulos que caem no esquecimento até mesmo antes do filme sair de cartaz.

Nesse contexto, o resultado final de "Batman Begins" para PlayStation 2, Xbox e GameCube, pode ser considerado acima da média, mas ainda assim, como produto de videogame, não traz idéias novas nem melhora as que já existem. Pior: em algumas facetas pode-se dizer que houve um retrocesso. Ainda assim, os aspectos artísticos e o carisma personagem salvam o jogo de ser imediatamente dispensável.

Andando nas sombras

Grande parte dos acertos de "Batman Begins" está no visual e auditivo. Ao entrar na opção de novo jogo, o usuário já poderá notar o grande trabalho de modelagem dos personagens, que, no caso, seriam simples bandidos comuns. A modelagem do herói também está fiel ao filme e a animação dos socos, chutes e golpes fatais são cheios de estilo. Como é um jogo para o público geral, não há sangue nem movimentos muito violentos.

Houve uma preocupação com os cenários também, reproduzindo com competência o clima de Gotham City, totalmente sombrio. Os ambientes possuem um bom número de objetos, o que ajuda a dar vida ao meio que cerca o homem-morcego. Os efeitos visuais também foram feitos com bastante cuidado, apesar de alguns deles estarem abaixo da média, como o de fogo. A taxa de quadros é satisfatória, apesar de haver quedas em momentos específicos, como explosões, mas isso é quase uma regra geral dos games atuais.

A Electronic Arts também não economizou na parte sonora, contratando os atores principais para dublarem os personagens. Christian Bale vem com sua voz sinistra e Michael Caine brilha como o mordomo Alfred. A trilha sonora também foi importada dos cinemas. E os efeitos sonoros também possuem requintes de Hollywood.

Seguindo o script

Os problemas começam depois de algum tempo. Depois do jogador passar a primeira fase e o enredo começar a fazer flashbacks. O primeiro deles mostra o treinamento do herói, oportunidade perfeita para o novato ficar a par dos controles. Depois, o jogador começa a perceber que sua liberdade começa a ser limada.

"Batman Begins" é um jogo de ação 3D e inclui mecanismos de diversos jogos famosos. Tem combates, ação de plataformas e solução de quebra-cabeças, mas o fato é que o desafio é quase nulo. O maior ponto negativo do jogo é que ele é extremamente linear. Não existe espaço para alternativas ou liberdade para o jogador.

A cada nova área em que se chega, existe uma única solução possível. E todas as respostas são excessivamente simples, isso quando o próprio jogo não se encarrega de dizer claramente o que fazer. O sistema mostra todos os elementos passíveis de interação na tela e quais ações podem ser feitas para cada um deles. Não há espaços para experimentações, pois se o jogador fizer uma ação que não a correta, "Batman Begins" praticamente declara sua sentença de morte, pois o poder de fogo dos inimigos é muito alto.

Herói inexperiente

Batman é quase inofensivo contra oponentes com armas de fogo, então sua estratégia é a surpresa e a opressão psicológica. Uma das inovações é o sistema de medo. Esse quesito aumenta quando o homem-morcego faz determinadas ações, como pegar inimigos de surpresa, explode objetos e arremessa outros contra eles, também sem ser visto.

Enfim, é possível fazer notar sua presença sem nunca ser efetivamente ser visto pelos oponentes. Ao chegar num determinado nível, os golpes fatais mostram Batman como um demônio aos olhos dos aterrorizados capangas. Apesar da premissa interessante, o sistema é apenas um enfeite devido à linearidade da ação. Paralelamente, há uma barra de reputação, e isso os jogadores com um pouco de conhecimento sabem de onde veio: "Grand Theft Auto: San Andreas".

Provocar tais surpresas para os oponentes faz com que larguem as armas e, assim, Batman possa enfrentá-los. O desafio aqui é quase nulo, já que uma simples seqüência de socos repetidamente pode acabar com os inimigos. Enfrentar dois ou mais capangas complica um pouco, mas com um sistema de defesa tão eficiente, eles não são dor de cabeça para ninguém. E, sempre que possível, o painel mostrará as armas e os golpes especiais que podem ser usados para cada situação.

Segundo escalão

Os quebra-cabeças também são mais que simples e tomam elementos emprestados de "Splinter Cell". Não à toa, o roteirista dos games é o mesmo. Assim, em alguns locais, o jogador precisará usar dispositivos de invasão digital ou de arrombamento de portas como nas aventuras de Sam Fisher, mas adaptadas para uma criança de cinco anos.

Outra influência do agente da CIA de "Splinter" está em mais movimentos do Cavaleiro das Trevas. Ele pode andar - e eliminar - sorrateiramente, dar as costas para a parede, capturar inimigos em posições desconfortáveis e obter informações usando de ameaça. Mas, novamente, tudo isso está dentro do contexto da linearidade do jogo.

Os extras são interessantes, contendo entrevistas, roupas clássicas para o herói e uma galeria dos inimigos, mas nada o suficiente aumentar o tempo de jogo.

"Batman Begins" aproveita mal os bons gráficos e sons que a equipe de arte produziu. O jogo peca pela falta de desafios, além de ser bastante curto. Devido a essa característica, o replay é quase inexistente. A seu favor estão as várias situações que o homem-morcego enfrenta e chega a ser prazeroso nas primeiras jogadas.

CONSIDERAÇÕES

Se a equipe tivesse elaborado um sistema que desse mais liberdades de escolhas para o jogador, poderia ter sido um título mais recomendável. Fica para uma próxima oportunidade a tentativa de superar as duas versões de "Batman Returns", clássicos para Super Nes e Mega Drive.

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    GALERIA

    Batman Begins (Playstation 2)

    26 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Eurocom
    Lançamento: 17/07/2005
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Outras plataformas: GB GC XB
    RegularAvaliação:
    Regular

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