UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Cars

30/06/2006

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Desde a estréia com "Toy Story", a produtora Pixar vem se consagrando com seus desenhos feitos por computador. Além de visualmente deslumbrantes, as obras deste estúdio americano se destacam pelo roteiro que agrada às crianças sem chatear os adultos - aliás, pelo contrário: muitos destes fatalmente acabam sendo seduzidos pelos bons argumentos dos desenhos.

Sendo assim, suas licenças sempre foram interessantes enquanto inspiração para uma série de produtos, e isso não é diferente com os videogames. É notório que jogos vindos de filmes sofrem com a falta de qualidade, e, às vezes, passam longe da competência da produtora. O fato é que o cronograma desse tipo de game é incompatível para produzir um título azeitado.

Dentro desse contexto, a produtora Rainbow Studios, aproveitando sua experiência em games de carros - fez "MX vs. ATV Unleashed" -, chegou a uma fórmula interessante para "Cars", baseada na mais recente animação da Pixar ("Carros", no Brasil), que une o gênero corrida com aventuras no estilo de "Grand Theft Auto", por mais estranho que isso possa parecer.

Queimando asfalto

A mecânica principal de "Cars" é a mesma de um game de corrida, mas, sendo um título voltado aos mais novos, não espere nada sisudo ou realista. A missão aqui é entreter com simplicidade, o que o jogo faz com competência, apesar das ressalvas. Aqui, as corridas - e outros minigames - estão dentro de um sistema de jogo bem-amarrado.

O jogo é baseado no filme, mas não compartilha a mesma história - na verdade, o game acontece após os fatos retratados no cinema. Os personagens do mundo de "Cars" são, obviamente, carros. O que eles têm de diferente, como é comum nos desenhos animados, é que falam e gesticulam como se fossem seres vivos.

Uma vez iniciado, o game apresenta diversas opções, mas o principal mesmo é o modo de história. O título apresenta uma pequena novidade: duas modalidades distintas. A primeira, supostamente para jogadores de todas as idades, é a aventura completa, enquanto a segunda, para jogadores-mirins, é mais fácil e curta.

Em ambos os casos, o game começa com uma corrida em Radiator Springs, palco do jogo e do filme. De cara, é possível notar que os controles são simples, e mesmo quem não se dá muito bem com jogos de carros não deverá ter muita dificuldade para se acostumar aos comandos.

Essa é mais ou menos a tônica de "Cars", um jogo que não exige muito do jogador. Com exceção das provas finais, quase todas as corridas não oferecem muito desafio, já que, além das pistas terem desenhos simples, os adversários não são lá muito inteligentes, nem tomam a iniciativa. Além disso, quando você está muito atrás, o game dá um jeito de desacelerar os carros que estão na ponta. Enfim, a dificuldade é voltada ao público mais novo.

Ás do volante

Apesar de ser simples, os carros possuem comandos que vão além do acelerador e do freio - um dos mais importantes é o que faz o carro derrapar, permitindo fazer as curvas com mais velocidade. O problema é que essa técnica é mal-explorada e são poucos os lugares em que você pode usá-la plenamente. Na maioria das vezes, a derrapagem deve aplicada em doses homeopáticas. Parece que o único lugar em que ela realmente funciona é na missão em que se aprende a técnica, onde a pista possui a curvatura exata para testar o botão.

Mais para frente, o protagonista Relâmpago McQueen ganha a habilidade de turbinar sua velocidade. Outra técnica disponível é inclinar o veículo, fazendo-o andar com apenas duas rodas, usada em situações específicas. Mas, como dito, não é necessário quebrar a cabeça com esses comandos, pois muitas vezes basta acelerar e tentar seguir o trajeto.

Uma invenção de "Cars" é que o jogador não pode ficar muito tempo fora da pista. Talvez isso seja um mecanismo para ajudar quem não tem muita habilidade, mas isso acaba funcionando para limitar ainda mais as estratégias. Não que sejam necessárias táticas muito elaboradas para vencer as provas.

Depois de ficar muito tempo fora do trajeto, o sistema coloca o carro de novo no centro da pista, aparentemente sem nenhum prejuízo para o jogador. Algumas pistas trazem alguns atalhos, que podem ser usados para ganhar um pouco de tempo. Há também outro tipo de prova, ainda mais simples: as corridas de NASCAR, com pistas ovais.

"GTA" para crianças?

As corridas são as principais missões do game, mas "Cars" oferece mais que isso. A maior parte da ação ocorre em Radiator Springs, onde o jogador poderá explorar livremente um mapa extenso. É como um "Grand Theft Auto" seguro para crianças e somente com as partes automotivas.

O mapa esconde diversos tipos de itens - como cartões postais - e para fazer as missões basta seguir até os locais marcados e pressionar o botão correspondente. Cada missão realizada com sucesso abre novos objetivos. Como dito, as corridas são os elementos primordiais, mas há também cerca de 30 minigames.

São missões como o "Tractor Tipping", que consiste em acordar os tratores, por pura traquinagem, ao mesmo tempo em que escapa da vigilância e dos holofotes. Outro minigame consiste em recolher pneus espalhados por Radiator Springs num determinado tempo. Todos eles possuem diversos estágios, com dificuldade crescente, e a cada novo sucesso as recompensas aumentam. A qualidade dos minigames varia: alguns são bastante divertidos, outros, nem tanto.

O sistema de jogo até tem alguma semelhança com "Grand Theft Auto", mas o mapa de "Cars" é bem simples, apesar de extenso. Como uma cidadezinha de uma região específica do meio-oeste norte-americano, o cenário é um cânion para todos os lados. É até prazeroso correr pelos vastos ambientes do game, ao menos no início, mas o controle se mostra um pouco frustrante em locais mais fechados, já que os comandos são os de um carro, baseado em volante, acelerador e freio.

Vozes milionárias

Todas as corridas e minigames acessados ficam disponíveis no modo arcade. O game também aceita um multiplayer com tela dividida para até dois jogadores. O game não é muito longo - dez horas são suficientes para "zerar" a história -, mas existem diversos itens, troféus e pontos para coletar, liberando diversos extras conforme a quantidade que possuir desses objetos.

O visual não impressiona; os cenários são simples, ainda mais por retratar ambientes desolados. Sendo assim, os destaques são mesmo os personagens, principalmente nas cenas não-interativas, ainda que as texturas não sejam lá muito definidas. A expressividade está comparável até mesmo ao desenho original, ainda mais pelo fato de os dubladores serem os mesmos.

E os astros fizeram suas falas com o mesmo entusiasmo com que trabalharam no cinema, o que é até um fato raro. Por exemplo, em "From Russia with Love", que tem a voz de Sean Connery, o ator escocês está nitidamente burocrático revivendo seu papel de 007. Mas, voltando a "Cars", o jogo, estrelas como Owen Wilson, Michael Keaton e até mesmo o veterano Paul Newman reprisam seus papéis com afinco e reproduzem o mesmo clima do filme.

Os gráficos estão virtualmente idênticos nos três consoles da atual geração, mas o Xbox tem uma ligeira vantagem, com mais definição. Em todos eles, não há problemas de desempenho, sem situações que deixem o game lento. Mas às vezes acontecem problemas de "clipping", como um carro "entrando" cenário. Foi visto também um problema série de colisão, em que um carro simplesmente atravessou o jogador como se ele não estivesse ali. Mas são problemas isolados.

A trilha sonora é outro destaque. Certamente é um estilo pouco comum nos games, puxando para o country, de artistas como Sheryl Crow, Stray Cats e Lynyrd Skynyrd, mas combina perfeitamente com o clima do game.

Corridas animadas

CONSIDERAÇÕES

"Cars" é um jogo simples, voltado a um público mais novo, daí seu nível de dificuldade moderado. Não que o game não possa ser apreciado por jogadores mais experientes, pois há muitos extras para destravar e também há desafios mais puxados, mas, em geral, a vida útil é curta. Como extensão da experiência do filme, o título obtém sucesso, mas analisando apenas o jogo, falta um pouco de profundidade em sua mecânica.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Cars (Playstation 2)

    22 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Rainbow Studios
    Lançamento: 27/06/2006
    Distribuidora: THQ
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    Outras plataformas: DS PC PSP WII X360 GC XB
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host