UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Devil May Cry

28/12/2001

da Redação
Quando Yoshiki Okamoto começou o projeto desse jogo, esperava-se que ele criasse o primeiro Resident Evil para PlayStation 2. O projeto se afastou demais do original e Okamoto recebeu a oportunidade de começar sua própria franquia. Com o ideal de abandonar o herói acuado de Resident Evil, ele decidiu como objetivo criar um herói super-poderoso e "cool". Assim nasceu Devil May Cry.

O enredo é simples: você controla Dante, um guerreiro meio homem, meio demônio, filho de um poderoso ser que deflagrou uma revolução infernal 2000 anos no passado. Quando sua mãe é assassinada, Dante decide empregar seus poderes em uma agência de caça a demônios (aptamente batizada de Devil May Cry). Tudo começa quando uma mulher aparece no escritório e vara o peito de Dante com sua própria espada -algo que acontecerá com o herói repetidas vezes durante o jogo, diga-se de passagem - para testar seus poderes. Ela diz saber sobre os assassinos de sua mãe, e traz o protagonista até um castelo antigo.

Visualmente, Devil May Cry é certamente um jogo dos mais bonitos. O incrível castelo 3D é repleto de detalhes e a direção de arte mistura elementos antigos e modernos com uma maestria comparável com a de Castlevania. Efeitos especiais incluem uma bela distorção no rastro da espada que aumenta ainda mais a sensação de velocidade do game. A música não chega ao mesmo nível, mas traz uma mistura bem interessante de estilos mais clássicos e rock moderno que embalam perfeitamente a ação do jogo.

Diferentemente de Resident Evil, o controle de Devil May Cry é completamente dinâmico: você corre, salta, dá espadadas e atira em 3D, tudo no mesmo ritmo de uma aventura de Megaman. Ao contrário do sistema de sobrevivência da série com zumbis de Shinji Mikami, Resident Evil, seu personagem é super-poderoso e conta com munição ilimitada. Você destroçará centenas de criaturas maléficas em algumas das seqüências de ação mais frenéticas já vistas em um videogame. Ao conseguir atar combos de golpes, o jogo avalia sua perícia com adjetivos que vão de Dull (chato), e crescem progressivamente por Cool, Bravo e outros, incentivando jogadores a brincar de malabarismos com seus oponentes.

O game se divide em missões: no início de cada parte, você recebe um objetivo diferente, que varia de abrir portas seladas por forças malignas até derrotar terríveis monstros e se apropriar de itens variados. No decorrer dessas missões, você colecionanará esferas coloridas. As vermelhas são utilizadas para comprar novos golpes para o herói (e são recompensadas no final de cada missão baseado em seu desempenho). Esferas amarelas funcionam como Continues (e são especialmente úteis para os duros chefes do jogo). As esferas verdes recarregam energia e esferas azuis aumentam essa barra de vitalidade. Espalhados pelo castelo estão estátuas do Deus do Tempo que permitem a compra de itens com as esferas vermelhas.

Devil May Cry traz o conceito básico de Resident Evil, mas sua execução está muito mais próxima de um jogo como Megaman - sobrevivência não é mais a preocupação principal, mas sim destruir inimigos e progredir na mansão utilizando-se de reflexos rápidos. O problema é que os tradicionais quebra-cabeças e missões de resgate quebram demais o ritmo, podendo desagradar alguns.

Vale notar também que o sistema básico de controle de Devil May Cry é pouco intuitivo: o botão de pulo está mapeado originalmente para o Triângulo, e muitas vezes o sistema é demasiado complicado. Quem procura um bom desafio vai adorar a exagerada curva de aprendizado do jogo, que o coloca mais próximo de um Street Fighter, mas os jogadores casuais logo se encontrarão dependendo do Easy Mode que simplifica todos os golpes para alguns botões.

CONSIDERAÇÕES

Devil May Cry é certamente uma evolução bem-vinda ao gênero de horror de sobrevivência (muito mais interessante que o pequeno salto em Onimusha), trazendo a ação clássica de videogame que faltava no clássico Resident Evil. Mas o desafio exagerado pode acabar frustrando muita gente.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Devil May Cry (Playstation 2)

    68 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Capcom
    Lançamento: 16/10/2001
    Distribuidora: Capcom
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host