UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Enthusia Professional Racing

05/05/2005

da Redação
"Enthusia Professional Racing" é a cartada da produtora Konami para entrar no mundo das corridas de automóveis realistas para videogames. Esse subgênero remete imediatamente a uma das franquia poderosa da Sony, "Gran Turismo", que já vendeu mais de 43 milhões de cópias no mundo todo. O jogo de corrida da Konami guarda algumas semelhanças e muitas diferenças em relação ao clássico da produtora Polyphony, mas seu principal erro foi ter saído depois de "Gran Turismo 4", um título muito aclamado e de grande duração. Ser lançado no mesmo dia do esperado "Forza Motorsport", para Xbox, também não ajuda.

Sentindo a força G

Durante sua produção, a característica mais anunciada do título foi o Visual Gravity System, uma função que permitiria o jogador ver e "sentir" as forças físicas aplicadas no carro e no piloto. No final das contas, a função pode ser resumida por um ícone na tela que mostra o centro de gravidade do carro e piloto, além do nível de aderência dos pneus. Trata-se de uma função até interessante, mas não deixa de ser muito mais que uma curiosidade, uma visualização de que muitos já saibam instintivamente. E também não ajuda a melhorar a experiência de "sentir" a gravidade. O mecanismo de física é claramente diferente entre os títulos da Konami e Sony - "Gran Turismo" leva a fama de ser mais "real", mas "Enthusia" não chega a fazer feio, principalmente com os carros de tração dianteira. Os que tracionam com os pneus traseiros são especialmente difíceis de dirigir, perdendo facilmente a aderência e o resultado é a desestabilização nas curvas.

"Enthusia" oferece comandos mais rudimentares que seu concorrente de peso (mesmo que você não veja a massa dele na tela). Os controles analógicos respondem com menos precisão, assim como os botões sensíveis à pressão. O game também não dá a opção de usar, simultaneamente, o direcional direito e os botões como métodos de acelerar e frear - que apesar de incomum, é um dos métodos favoritos para garantir maior precisão.

No quesito pistas, o título da Konami come poeira também. Apenas duas pistas são reais, a Tsukuba, no Japão, e a Nurburgring, da Alemanha. Os outros circuitos são bem desenhados, mas não possuem o mesmo poder de imersão que uma localidade real pode proporcionar. Os automóveis somam 200 modelos de 40 fabricantes diferentes, uma variedade respeitável de veículos - mas quem busca variedade está, novamente, mais bem servido nos seus concorrentes.

Vida de piloto

O foco de "Enthusia Professional Racing" está na habilidade de piloto do jogador. O tuning (modificação de peças dos veículos) simplificado e o sistema de jogo denunciam essa característica. O modo principal do game se chama Enthusia Life e inclui elementos de RPG e algumas outras invenções. Por exemplo, o piloto possui energia, que é descontada ao colidir com muros e carros, ou pilotar fora do percurso. Foi o jeito fácil que a Konami encontrou para colocar os jogadores na linha, em vez de implementar um sistema robusto de danos. A parte irritante é que alguns oponentes possuem inteligência agressiva e insistem em bater em seu carro.

Mas a castração ao piloto vai além. Completando a corrida com energia sobrando (o jogador nunca chega a "morrer"), é dado ao jogador pontos de habilidade - uma espécie de experiência. Quanto menos barbeiragens fizer durante a corrida, maior é a recompensa. Com isso, seu piloto poderá ganhar mais energia e uma melhor recuperação de estado físico. O prêmio para seu carro são novos níveis de personalização.

Além disso, dependendo de sua classificação na corrida e a dificuldade dos adversários, você recebe pontos para se classificar em um ranking geral de pilotos. O objetivo, naturalmente, é chegar ao topo da lista. A cada 12 semanas no calendário do game, o jogador poderá subir de categoria, e enfrentar desafios mais difíceis.

Quando mais modesto seu carro, maior o multiplicador de pontos do ranking. No fim das contas, o jogador será premiado - mais precisamente, deixar de ser penalizado - por usar carros menos potentes, dirigir com segurança ao mesmo tempo em que tenta terminar em primeiro lugar... um sistema de risco-recompensa que desencoraja qualquer um. Não existe a noção de dinheiro. Os carros são conseguidos por sorteio no fim das provas; quanto melhor a colocação, maiores as chances e ganhar um veículo.

Ponto morto

Os aspectos visuais são o destaque de "Enthusia Professional Racing". Os veículos estão representados com fidelidade e detalhes e os cenários também foram bem trabalhados, deixando poucos espaços vazios na tela. Os efeitos sonoros são competentes, mas a trilha sonora sofre com a falta de inspiração.

CONSIDERAÇÕES

No fim das contas, a desafiante Konami não tem trunfos para superar o concorrente "Gran Turismo". Os dois títulos disputam exatamente o mesmo tipo de público, com a vantagem de que game da Sony consegue acolher jogadores de diferentes níveis de habilidade, contando com, desde tutoriais de nível intermediário até desafios de alto gabarito. "Enthusia", certamente, não é um título ruim, mas está longe de entusiasmar os apaixonados por automobilismo.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Enthusia Professional Racing (Playstation 2)

    312 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 03/05/2005
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host