UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Naruto: Uzumaki Chronicles

04/01/2007

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
"Naruto" é um dos mais populares desenhos japoneses do momento e a enxurrada de jogos com o ninja loiro e de macacão laranja atesta seu bom momento. O mais recente dessa safra é "Uzumaki Chronicles", que é bem diferente do antecessor para o PlayStation 2: "Ultimate Ninja".

Se o primeiro se inspirava em "Super Smsh Bros", um aclamado game da Nintendo, "Uzumaki Chronicles" está, guardadas as proporções, mais para um "Devil May Cry", ao menos no que tange os combates. Junto com essa fórmula de bastante lutas, há uma aventura e um desenvolvimento de personagem que lembra um RPG, mais bem diluído.

Enfim, é um tipo de jogo sem complicações, mas isso não quer dizer que seja voltado para novatos. A dificuldade está acima do que um principiante pode suportar e não há nenhuma opção para diminuir o desafio. Por outro lado, os jogadores experientes não devem nem suar o traje ninja. Não há um modo "hard" para saciar sua sede de técnica.

O aprendiz

A história do game é a mesma do desenho. Naruto é um órfão que sonha em ser um grande ninja. Vive o dia-a-dia de treinamentos com seus amigos e rivais e faz algumas missões.

Você começa o game na vila Hokage, que é seu quartel-general. Lá você pode salvar, comprar itens e aceitar as missões propostas. Tudo em forma de menu. O mapa-múndi lembra um jogo de tabuleiro e você deve definir o destino. Os pontos vermelhos indicam o próximo lugar onde se deve visitar.

Durante o trajeto, inimigos podem surgir aleatoriamente. Nesse caso, você é levado para a cena de combate, que tem as dimensões de uma arena. As lutas são ação pura. Há vários tipos de golpe que Naruto pode usar e isso pode ser verificado na tela de tutorial. É bastante coisa para fazer, mas não é dos mais complicados.

Além de dois botões de golpes básicos, um rápido e outro forte, há também um para saltos e outro para usar itens, como estrelas ninjas. O botão de pulo também serve para um deslocamento rápido, além de fazer um movimento de contra-ataque. Se pressionado no instante em que for receber o golpe, Naruto se teletransporta para trás do atacante, permitindo golpeá-lo com a guarda aberta. Há também uma função para travar a mira num adversário mais próximo.

Naturalmente, Naruto também tem sua gama de golpes particulares, acionados com os botões de ombro direitos. Um deles é o Shadow Clone Jutsu, que cria cópias de si mesmo. Dependendo do tempo em que for carregado, o número de clones varia. O segundo golpe é o Power Strike, em que o ninja avança sobre o oponente com fúria. E também há o famoso Sexy Jutsu, onde se transforma numa bela garota e deixa os adversários sem reação. Todos esses movimentos gastam chakra, que é indicada pela barra azul. O personagem também tem uma transformação que libera seu demônio interior.

O jogador passa praticamente o jogo inteiro controlando o protagonista do desenho, mas ao longo da aventura amealha alguns parceiros, como Choji, que podem ser chamados nas lutas. Eles podem participar do confronto enquanto durar sua barra de "stamina". Uma vez zerado, tem que voltar para a "reserva" e recuperar o fôlego.

Se não der com a força, vá com o jeito

O game começa fácil. Os oponentes comuns são quase saco de pancada, apenas esperando serem derrotados passivamente. Porém, nas missões mais adiante, eles ficam mais agressivos e resistentes. Os chefes, principalmente, podem complicar muito a vida do jogador.

Se não puder superá-los com habilidade, o game traz um sistema de desenvolvimento do personagem. Naruto pode comprar objetos chamados de "skill chips", que fornecem diversos melhoramentos, como aumento de força, defesa, novos golpes e efeitos especiais. Cada peça tem um corte específico e eles devem ser encaixados nas diversas fôrmas. No começo, há apenas uma, bem pequena, mas no decorrer do jogo aparecem moldes maiores. Cada vez que passar de missão - mesmo que falhe - você ganhará novos chips.

Para comprar esses itens usam-se pedras chamadas virtues. Elas também servem para aumentar o limite de energia e chakra do personagem. Enfim, se o desafio parece muito grande, há maneiras de fortalecer Naruto e assim, fazer com que o game fique mais fácil. Há também itens para recuperar a energia.

Apesar de o jogo tentar injetar variações nas missões - algumas fases incluem coleta de objetos, por exemplo - os combates estão presentes em quase todos os eventos e isso faz com que a fórmula se desgaste rapidamente, ainda que e experiência de luta seja rápida e divertida.

Além disso, o game tem um conteúdo pequeno. O modo de história pode ser terminado em cerca de oito horas. Há alguns chips secretos para procurar e uma modalidade que enfrentar os chefes depois de terminada a aventura principal, mas não chegam a esticar muito a vida útil do game.

Naruto 3D

Vindo de um desenho animado, a escolha mais óbvia para os gráficos seria usar o filtro cel-shading, como aconteceu em "Ultimate Ninja". Mas o uso de uma técnica mais tradicional, com mais volume, não comprometeu o clima da obra original. É uma releitura interessante, com bom uso das texturas para recriar o vinco das roupas, por exemplo. Apenas a animação, principalmente nos saltos, parece um pouco dura, em nada lembrando a leveza de um ninja.

Os cenários também são competentes, com grande número de objetos, como plantas e gramíneas. Há cenas em que aparecem vários inimigos ao mesmo tempo, mas o game não dá sinais de lentidão, mesmo quando Naruto usa sua técnica de clonagem. O fluxo de tela é sempre muito suave e isso se reflete nos controles perfeitos, de resposta imediata.

A trilha sonora é básica, apenas para preencher as lacunas entre os gritos e o barulho dos socos e chutes. Os dubladores são os mesmo do desenho original, sendo assim, a identificação é instantânea. Só faltou a expressão corporal ser menos artificial, mas as cenas não-interativas devem agradar aos fãs da série.

Crônica ligeira

"Naruto: Uzumaki Chronicles" é um game competente. O sistema de luta é divertido, e deve agradar quem também não conhece o desenho, mas é uma pena que isso não dure muito tempo, pois se desgasta muito rápido. O conteúdo é escasso para um jogo atual: faltam modalidades de jogo e serviço para os fãs, como galerias e vídeos. Enfim, é aquele típico game para se esbaldar em um único fim-de-semana.

CONSIDERAÇÕES

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Naruto: Uzumaki Chronicles (Playstation 2)

    33 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Cavia
    Lançamento: 14/11/2006
    Distribuidora: Bandai Namco
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    RegularAvaliação:
    Regular

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host