UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

Spider-Man 2

02/07/2004

da Redação
Liberdade. Essa deve ser a sensação de voar pelas ruas de Nova York, balançando por teias entre os grandes arranha-céus. O novo jogo do herói aranha tenta recriar essa dinâmica como um de seus principais elementos, permitindo ao jogador explorar uma enorme Manhattan virtual.

O jogador começa aventura diante de duas opções: um sistema simplificado de transporte com as teias ou um modo inédito que permite segurar e largar uma ou duas teias ao mesmo tempo. Como esses fios agora realmente se prendem a edifícios e não em um ponto mágico no céu como em "Spider-Man: The Movie", o sistema de controle está bem mais complicado. Ainda mais se você levar em conta que há uma nova opção de pulo que é acionado com o controle analógico para cima ou para frente.

Numa irônica comparação, esses "grandes poderes" trazem "grandes responsabilidades". A curva de aprendizado do game é bastante alta. "Spider-Man 2" precisa de muito tempo para ficar realmente interessante, algo que pode desestimular jogadores novatos.

Grandes jogos, grandes repetições

Ao contrário do game anterior, que simplesmente ligava uma série de missões em uma progressão linear, "Spider-Man 2" oferece a clássica rotina de Peter Parker: o jogador pode ficar passeando pela cidade resolvendo problemas alheios. Essa rotina de super-herói é importante para que o jogador avance na trama. Cada salvamento ou favor bem sucedido dá direito a "Hero Points", que são usados para comprar novos golpes e melhorar suas habilidades.

As missões extras têm o inconveniente de serem repetitivas. Exatamente quando o jogador começa a se acostumar com os controles e se aprofunda no prazer de explorar a cidade caótica, as missões paralelas começam a pecar pela repetição exagerada. Esse problema pode não incomodar a todos, e certamente deixa o game mais interessante para aqueles que preferem evitar temporariamente uma missão frustrante entregando pizzas ou caçando itens secretos. Felizmente, os novos golpes comprados com os "Hero Points" permitem que as batalhas fiquem mais interessantes e variadas no decorrer do game e fãs dos quadrinhos ficarão contentes em reconhecer várias rotinas clássicas do Aracnídeo.

Matrix-Man

Além do novo sistema de teias e as novas opções de saltos, a mecânica de combate também foi melhorada. Os combos especiais ainda precisam ser ganhos através de experiência, mas um efeito de câmera lenta com o Sentido de Aranha adiciona um elemento estratégico. Além de permitir uma defesa mais eficiente, certos golpes só são possíveis quando essa opção de uso limitado é ativada. É possível sobreviver por quase todo o jogo sem usar esse poder, o que não deixa de ser um desafio extra para o jogador.

Como no game do primeiro filme, o herói terá vários desafios que não fazem parte do enredo da película. Super-heróis e vilões como a Gata Negra, Rino e Mystério marcam presença para deixar a aventura mais longa. Infelizmente, nenhum desses momentos parece capturar a mesma criatividade de "Spider-Man: The Movie", como as batalhas aéreas contra o Abutre ou a fuga da prisão de Kraven. Mas a produtora Treyarch percebeu que as partes em ambientes fechados eram irritantes, e não apenas evitou ao máximo usá-las, mas fez com que a maioria delas aconteça em espaços enormes como laboratórios gigantes e extensas galerias de arte.

Sentido estético... disparando!

Apesar de oferecer uma enorme cidade aberta para exploração como um de seus pontos mais fortes, a qualidade gráfica geral do game deixa a desejar. A versão de Xbox é ligeiramente mais refinada e conta com reflexos nos vidros, mas o nível de detalhe geral dos prédios é uma das mais baixas já vistas em um game dessa geração e parece especialmente incompleta no PS2. Mas isso não chega nem perto da qualidade assombrosa da recriação 3D dos personagens do filme. Seus corpos trazem formas estranhas e muitas bocas não mexem quando eles falam - algo compensado apenas pela animação caprichada dos heróis e vilões. A trilha sonora é inspirada no filme e cumpre seu papel, mas a dublagem é simplesmente criminosa. Tobey Maguire parece estar pensando no que vai fazer à noite enquanto lê as falas, e Kirsten Dunst consegue, acreditem ou não, soar como outra pessoa.

CONSIDERAÇÕES

"Spider-Man 2" faz bem em levar o jogo às ruas de Manhattan - o habitat natural do Homem-Aranha. A aposta ousada da Treyarch faz do jogo um dos melhores disponíveis da série, mas a baixa qualidade da apresentação visual e sonora, somada à repetição das missões alternativas e uma grande dificuldade no aprendizado dos controles fazem desse um jogo apenas para os verdadeiros fãs do herói.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Spider-Man 2 (Playstation 2)

    22 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Treyarch
    Lançamento: 28/06/2004
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host