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PlayStation 2

SSX 3

20/11/2003

da Redação
Na ocasião do lançamento americano do PlayStation 2, a Electronic Arts criou um terceiro selo chamado EA Big. A idéia era criar uma nova identificação para uma linha de esportes radicais - e o que melhor para estrear o novo console da Sony do que um game de snowboarding? Assim nasceu "SSX", que não apenas se tornou um dos campeões de vendas do aparelho, mas também recebeu excelentes avaliações da crítica e do público.

O jogo recebeu uma semi-continuação, "SSX Tricky", mas para deixar bem claro que tudo agora é 100% novo, o novo game pulou o número dois e foi direto para "SSX 3". E certamente faz jus ao nome "BIG" do selo!

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A série ganhou destaque no seu lançamento por ser um jogo fantástico de corrida que se destacava pelo uso de truques exagerados - que serviam de moeda de troca para acelerar ainda mais na pista. O conceito não mudou, mas "SSX 3" é praticamente um novo jogo. Ao invés das pistas malucas dos games anteriores, agora o atleta tem acesso a três picos de uma mesma montanha. Cada pedaço desses picos traz um evento diferente, seja na execução de manobras, corridas ou desafios especiais.

Diferentemente das pistas dos games anteriores, porém, cada trecho não é apenas linear - existem literalmente diversos caminhos possíveis para se atravessar um pedaço da trilha - seja por uma caverna escondida, pegando carona em um galho de árvore, descendo normalmente pela neve, cada trecho literalmente se desdobra. Jogadores são forçados a completar um de três desafios gerais para ganhar acesso ao segundo pico, e então repetir o processo para liberar a última montanha.

Uma vez aberto, o terceiro pico permite que o jogador literalmente desça do ponto mais alto ao mais baixo, sem participar de nenhum evento, em uma jornada que leva mais de meia hora. Espalhados por essas trilhas estão dezenas de bônus de dinheiro (usados para destravar os muitos segredos do game) assim como desafios dos mais variados. "SSX 3" literalmente vai se abrindo como uma cebola até não poder mais.

Para se transportar entre as diferentes áreas e eventos, jogadores usam uma agenda eletrônica virtual. O aparelho concentra todas as opções do game, de tutoriais a avisos sobre inimizades com outros atletas, em uma única e conveniente interface.

Ainda mais radical

Fãs da série perceberão logo de cara algumas mudanças no novo game. Além de tentar criar um ambiente mais realista (além de adicionar elementos climáticos como vento, tempestades de neve e avalanches), a execução dos truques está mais fácil. E apesar do tutorial que aparece na tela de loading não revelar as mudanças, dois tipos de truques foram adicionados: handplants e presses. No começo a diferença pode não parecer grande, mas literalmente abre novos horizontes na criação de truques. Vale notar que os UBER Tricks de "Tricky" agora receberam ainda mais ênfase com os SUPER UBER Tricks - e você não vai acreditar nas manobras malucas que cada atleta é capaz quando totalmente carregado de adrenalina.

O game claramente foi feito com o PlayStation 2 em mente. Além de oferecer uma simples opção online para dois jogadores (com suporte para comunicação via voz) no videogame da Sony, o controle se baseia nos quatro modificadores dos botões L1, L2, R1 e R2. A transposição fica um pouco estranha no Xbox, mas ainda funciona. O GameCube, porém, perde o mesmo jogo de cintura por falta de botões. Os últimos dois consoles não apresentam opção online.

Segredos à vista

O dinheiro recebido ao cumprir as inúmeras missões do game pode ser investido em uma infinidade de opções: de acessórios e roupas até truques novos, personalização da trilha sonora, cards, artes, skins de dezenas de personagens secretos - muitos desses detalhes precisam ser primeiros habilitados com medalhas de ouro antes de ficarem disponíveis para compra. Zerar todas as opções levaria semanas.

Para facilitar a vida dos jogadores, os objetivos do game são oferecidos de forma a permitir que os mais diferentes estilos de jogo sejam recompensados sem frustração: você pode vencer corridas para habilitar novos picos e ganhar dinheiro, ou fazer corridas Freestyle para conquistar os mesmos detalhes com manobras, ou até lentamente ganhar dinheiro com objetivos isolados e, eventualmente abrir as novidades. Além disso, os dólares colecionados podem ser investidos em melhorar as habilidades - o que facilita completar os demais procedimentos.

CONSIDERAÇÕES

"SSX 3" melhora todos os aspectos da série, e junta tudo em uma das mais intuitivas interfaces em um game quase totalmente aberto. Se você não sabia qual era a graça de andar de prancha sobre a neve, o mais novo game da EA Big promete esclarecer muita coisa.

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    SSX 3 (Playstation 2)

    17 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: EA Big
    Lançamento: 20/10/2003
    Distribuidora: EA Games
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    Outras plataformas: XB
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

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