UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 2

X-Men Legends II: Rise of Apocalypse

04/10/2005

da Redação
"X-Men Legends II" é mais um game de super-heróis que volta reformulado, assim como aconteceu com "The Incredible Hulk: Ultimate Destruction", da Radical Entertainment, e "Ultimate Spider-Man", da Treyarch. Se o primeiro mudou radicalmente de estilo, o segundo manteve suas características, mas colocando missões mais divertidas.

No caso dos mutantes da Marvel, o título traz um recurso cuja ausência foi especialmente sentida pelos usuários, o multijogador online, visto que o estilo de jogo privilegia uma partida com vários participantes. Infelizmente, isso não vale para os donos de GameCube, que terão de se contentar novamente com partidas sem rede.

Eis que chega o Apocalipse

O estilo de jogo é exatamente igual ao do antecessor, ou seja, ação com combates e toques de RPG, bem ao estilo de "Baldur's Gate: Dark Alliance". Quer dizer, o jogador controlará um grupo de quatro mutantes e enfrentará inimigos diversos por labirintos enormes. Nada mais tradicional. É claro que os personagens são um fator positivo, tanto para fãs quanto para um público mais genérico, pois os X-Men são carismáticos e cheios de personalidade.

Mas "X-Men Legends II" vai um pouco além. O jogador também poderá controlar membros da irmandade de Magneto, que faz oposição ao grupo comandado pelo telepata Charles Xavier. Neste episódio, eles estão juntos para enfrentar um inimigo maior, Apocalipse, um dos mutantes mais poderosos do universo. Os mutantes "do bem" contam com 11 integrantes, entre Tempestade, Jean Grey, Gambit, Vampira e, é claro, a unanimidade Wolverine. Já Magneto traz consigo personagens como Fanático e a Feiticeira Escarlate.

Naturalmente, cada um dos personagens possui características próprias, com habilidades e parâmetros diferenciados uns dos outros. Assim como na primeira versão, os poderes próprios de cada mutante poderão ser usados em situações e quebra-cabeças específicos. Isso fará com que o jogador acesse novas áreas ou itens. Magneto, por exemplo, pode criar uma ponte com peças metálicas ou ativar alguns interruptores de longe, além de voar; Tempestade, que também voa, consegue apagar o fogo com o vento.

Se analisados pelo estilo de combate, eles podem ser divididos em duas categorias: os "guerreiros", que resolvem na força física, e os "magos", que usam diversas técnicas para atacar de longe. Em termos gerais, os primeiros, representados por personagens como Wolverine e Fanático, são bons desde o início, enquanto a segunda categoria, que abriga mutantes como Magneto ou Ciclope, fica arrasadora em níveis mais avançados. Então, uma boa estratégia é ter um ou dois fortões desses para ficarem de "babás" dos "magos", até eles aprenderem os poderes superiores.

Briga de mutantes

Um dos pontos altos da nova aventura dos X-Men são, sem dúvida, os combates. Com quatro personagens por tela, mais uma porção de inimigos, o caos está instalado. Além de golpes diversos, o jogador também poderá se beneficiar do cenário, que mantém diversos objetos interativos, como barris e pedras, que podem ser arremessados contra os inimigos.

Os mutantes contam com muitos golpes, entre socos, chutes e arremessos, além dos poderes sobre-humanos, como os raios óticos de Ciclope ou a avalanche metálica do Magneto. Essas habilidades, naturalmente, gastam energia auxiliar, que se recupera com o tempo. Assim, como em "Baldur's Gate", há botões específicos para recuperar rapidamente a energia vital ou os poderes mutantes.

A lista de habilidades está cerca de duas vezes maior que a do antecessor e conta com golpes poderosíssimos, liberados apenas no nível 20. O jogador poderá trocar de personagem num instante, usando os direcionais do controle ou teclas específicas no PC. No modo de um jogador, os outros três personagens são comandados pelo computador, mas existem meios para fazê-los atacar, quase ao mesmo tempo, um determinado oponente definido pelo jogador.

A inteligência artificial não é das mais geniais, mas funciona de forma satisfatória. O usuário pode ajustar o algoritmo de cada lutador, como o nível de agressividade ou as condições para ele usar um medicamento de cura.

Lenda global

A parte RPG fica por conta de elementos como experiência e desenvolvimento dos personagens, além dos diversos equipamentos que se pode encontrar nos cenários. Desta vez, os itens são aleatórios, o que dá um pouco mais de emoção nas buscas. Um bom recurso é o sistema de equipar os personagens automaticamente, o que impede que o usuário precise ficar acessando o menu a toda hora. Isso é especialmente útil no modo online.

Ao subir de nível, novamente como em "Baldur's Gate", é possível aumentar os parâmetros, como força e técnica dos personagens, e definir as habilidades. Mais uma vez, o computador pode cuidar automaticamente desses quesitos, mas, provavelmente, os mais puristas vão querer configurar tudo manualmente. Também é possível automatizar apenas um dos quesitos.

O sistema de menus não é dos melhores. O maior problema está na opção para mexer nos personagens, um tanto confuso. E há uma certa demora em acessar os menus e também para sair deles, já que carregam dados do disco a cada uma dessas operações. Isso é especialmente irritante na versão para PlayStation 2, cuja interrupção é perceptivelmente maior que nos outros consoles e PC.

Quase sempre, em games desse tipo, a diversão aumenta se jogado com outros usuários. Melhor ainda se for online. Em "X-Men Legends II" até quatro personagens podem participar da aventura cooperativa, exatamente a mesma para um jogador. Apesar de ocorrer alguns atrasos na conexão, no geral, a experiência é satisfatória.

Além disso, os jogadores também podem participar de combates competitivos, usando personagens com nível superior a 16. Serve como um passatempo, mas a modalidade cooperativa é muito mais completa. A versão para GameCube perde a melhor parte, a funcionalidade online. A modalidade offline também satisfaz, mas traz algumas inconveniências, como dividir uma mesma tela.

Os fãs dos X-Men poderão aproveitar melhor o game, que traz diversas aparições especiais e várias roupas para cada personagem. Existem até mesmo combinações de grupo com laços de amizade e isso faz com que se ganhe bônus especiais, como uma defesa melhorada.

Segunda chance

O estilo dos gráficos foi herdado do antecessor, com técnica de cel-shading que fica entre o desenho animado e os quadrinhos. Não é tão apurado como em "Ultimate Spider-Man", mas traz um pouco do clima das tiras de papel para o videogame. As animações reproduzem o estilo de cada mutante, embora não sejam muito variadas. Mas isso não chega a atrapalhar, pois a câmera é bem afastada e, no meio da confusão, é difícil notar detalhes do modelo 3D ou de sua animação.

Os cenários continuam um pouco sem personalidade, mas há maior variedade nesta continuação, com selvas, instalações futuristas e, é claro, cavernas. Mas, pelo menos, há diversos objetos interativos para destruir ou usar contra os adversários. Aliás, os inimigos têm qualidade irregular. Alguns obedecem ao universo dos X-Men, enquanto outros são totalmente genéricos, como formigas e aranhas.

O destaque da parte sonora fica com as dublagens, que usam alguns atores famosos como Patrick Stewart, que dá voz a Charles Xavier, papel que fez nos dois longas-metragens dos mutantes no cinema. Mas também há algumas falas que ficaram meio deslocadas. A trilha musical e os efeitos sonoros apenas cumprem com seu papel, sem nenhuma qualidade em especial.

CONSIDERAÇÕES

O primeiro "X-Men Legends" é um jogo competente, com boas idéias, mas, inexplicavelmente, não tinha o recurso das partidas online. A continuação repara essa falha e traz ajustes que melhoram a experiência do game, como novos personagens e mais golpes. Apesar de não ser nenhum título genial, a produtora conseguiu uma boa química com a mistura de personagens conhecidos e um sistema de jogo consagrado.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    X-Men Legends II: Rise of Apocalypse (Playstation 2)

    41 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Raven Software
    Lançamento: 20/09/2005
    Distribuidora: Activision
    Suporte: 1-4 jogadores, cartão de memória, multiplayer online
    Outras plataformas: PC PSP GC XB
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host