Topo

Castle of Illusion Starring Mickey Mouse

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

04/09/2013 17h26

Este novo "Castle of Illusion" é uma recriação terna e muito competente do clássico que a tantos encantou no comecinho dos anos 90. O visual lindo se destaca ao dar ainda mais vida e carisma ao mundo cheio de figurinhas carismáticas criado pela Sega ao redor do ratinho Mickey Mouse.

A curta duração da aventura não chega tanto a ser um problema, tendo em vista que a obra original não era também das mais extensas, mas os controles um pouco imprecisos e escorregadios incomodam às vezes. Ainda assim, nada disso é suficiente para tirar o brilho deste bom jogo.

Ao lado de "DuckTales Remastered", esta releitura em HD de "Castle of Illusion" prova mais uma vez, quase vinte anos depois, que nas mãos certas os personagens da Disney podem render aventuras memoráveis.

Introdução

Quando lançado em 1990, "Castle of Illusion" cativou diversos jogadores ao apresentar uma linda e desafiadora aventura estrelada pelo ratinho Mickey Mouse nos consoles da Sega.

Minnie é sequestrada pela bruxa Mizrabel, que pretende roubar a beleza da ratinha, e cabe a Mickey recuperar sete pedras preciosas para vencer a vilã. Assim, o mascote da Disney atravessa fases temáticas, como florestas, masmorras e bibliotecas, para enfrentar diversas criaturas.

Esta releitura em HD da Sega realmente se propõe a reimaginar o game, oferecendo lindos gráficos tridimensionais e novas mecânicas de jogo, mas preservando o antigo espírito.

Aliás, isso transparece até na trilha sonora: "Castle of Illusion" traz uma animada trilha sonora orquestrada, mas é possível optar também pelos chiptunes clássicos do Mega Drive nos menus de opções.

Pontos Positivos

Muito bonito

O "Castle of Illusion" original até hoje chama a atenção por seu visual bonito e vibrante. Mickey e os inimigos são dotados de bonitas animações e tudo isso foi levado em conta neste remake.

Os cenários ganharam detalhes incríveis, cheios de elementos em movimento e coisas acontecendo pela tela. Mickey faz jus às origens de personagem de desenho animado, com vários trejeitos e lindos movimentos. O ratinho pula, faz caretas, caminha de forma tranquila quando não está correndo e por aí vai.

Na versão de PlayStation 3 senti um certo engasgo no frame rate em alguns momentos, que incomodou um pouco a princípio, mas não chegou a atrapalhar demais ou estragar a diversão.

Boas novidades

A equipe da Sega na Austrália optou por um caminho difícil neste remake: o novo "Castle of Illusion" não é uma transposição do jogo original para gráficos 3D, mas sim uma verdadeira reimaginação do clássico, uma pensata.

O jogo conta com segmentos de movimentação em 3D que combinam perfeitamente com a aventura, envolvem e acabam adicionando uma bem-vinda camada de diversidade à brincadeira. Da mesma forma, o próprio Castelo da Ilusão ganhou um visual mais bonito e áreas para explorar, com estatuetas para habilitar e enfeitar o castelo e outros segredinhos.

Para aqueles esperançosos por releituras de "Quackshot" e "World of Illusion", outros títulos aclamados da Sega com heróis Disney, este "Castle of Illusion" faz questão de alimentar as esperanças: pelo caminho Mickey pode coletar pimentas e cartas de baralho que habilitam, respectivamente, uma roupa de explorador e de mágico, tal como nos antigos cartuchos. 

Pontos Negativos

Controles escorregadios

Houve apenas um ponto em que o novo "Castle of Illusion" não conseguiu fazer jus completamente à obra original: os controles precisos.

Em sua incursão 3D pelo Castelo da Ilusão, Mickey escorrega mais do que devia e não passa tanta firmeza quanto deveria nos pulos. Em consequência, algumas partes do jogo são difíceis nem tanto pelos desafios apresentados, mas sim pela dificuldade em posicionar o ratinho da maneira correta.

Outra mudança que pode deixar os veteranos confusos é em relação ao ataque com pulo: Mickey não dá mais 'bundadas' nos inimigos, ataque que era ativado ao apertar o botão no meio do ar. Agora, basta pular nos adversários para atacar. Aposto que a turma das mais antigas, quase que por instinto, vai acabar apertando o botão para atacar mesmo assim. Mero detalhe, mas que vale destacar para os antigos fãs de "Castle".

Nota: 7 (Bom)