UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

Castle Crashers

20/09/2010

PABLO RAPHAEL
Colaboração para o UOL (com texto de Otávio Moulin)
Lançado em junho de 2008 na rede online do Xbox 360, "Castle Crashers" consagrou-se como um dos principais jogos multiplayer da plataforma, angariando críticas positivas e mais de um milhão de jogadores.

Mais de 2 anos separam o lançamento original da chegada do título ao PS3, mas os proprietários da plataforma não tem do que reclamar, pois recebem o game com todos os extras já lançados para a versão Xbox 360 e um novo modo de jogo.

Pancadaria à moda antiga

Criado pela The Behemoth, a mesma responsável pelo cultuado "Alien Hominid", "Castle Crashers" é um jogo de pancadaria à moda antiga. Como em clássicos como "Golden Axe", "Knights of the Round" ou "Teenage Mutant Ninja Turtles: The Arcade Game", você anda pelos mais diversos estágios, coletando itens e armas enquanto desce o braço em uma legião de inimigos.

Pancadaria na arena de "Castle Crashers"
É uma mecânica simples, já fora de moda, que ganha nova vida graças uma abordagem genial, que mistura visuais de desenho animado, bom humor, muitos itens, personagens secretos, toques de RPG, multiplayer online e várias outras minúcias. Estes elementos somados acabam potencializando o charme deste antiquado estilo, o que o torna irresistível especialmente para os veteranos.

Estes já se empolgarão com a tela de seleção de personagens, que evoca os fliperamas do estilo, com a tela dividida em quatro partes, uma para cada jogador. Ali é possível escolher seu avatar, cuja cor corresponde a um elemento que ele pode controlar, como fogo ou eletricidade, ativado como poder especial durante as lutas. Além desta habilidade especial, é possível desferir ataques fracos e fortes, se defender, emendar combos que são ampliados à medida que sua experiência aumenta, e trocar de armas - que oferecem bônus ou penalidades em um estilo que lembra o RPG de mesa "Dungeons & Dragons".

A ação, ao contrário do que se imagina, não é linear. Ao terminar cada estágio, é possível vagar por um mapa para refazer fases já completadas para ganhar mais pontos de atributos, explorar outros caminhos ou até mesmo visitar o ferreiro da região, que guarda suas armas e outros itens. Há ainda muitas outras passagens que diversificam a ação, com o uso de uma arena ao melhor estilo Roma antiga, o uso de animais de montaria e até mesmo algumas perseguições em alta velocidade.

O interessante é que mesmo ao terminar a curta campanha principal, há vários incentivos para continuar jogando, seja para habilitar outros personagens secretos, encarar lutas na arena ou participar de um minigame cujo objetivo é comer frutas mais rápido que os oponentes - algo que lembra, de certa maneira, a fase de bônus "Test Your Might" do primeiro "Mortal Kombat".

Retoques modernos

Com as muitas melhorias e variáveis na mecânica, "Castle Crashers" já deu novo gás ao estilo, que ganha ainda mais apelo graças aos visuais modernos e bacanas. Tudo parece como um desenho animado feito à mão, com design simples e carismático. Os personagens são bastante expressivos, com cores vibrantes e uma animação fluida. O som é um pouco mais fraco, talvez propositadamente envelhecido pelo uso de melodias simplórias que lembram jogos da era de 8 e 16 bits. É um conjunto único, interessante, que chama a atenção e agrada jogadores de todas as faixas etárias e estilos.

Além da apresentação, o multiplayer online é um extra importante que torna a experiência mais próxima dos clássicos dos fliperamas, uma vez que torna mais fácil reunir os amigos numa mesma partida. A versão para PlayStation 3 conta também com 2 animais extras, que foram incluídos no jogo após seu lançamento no Xbox 360. Outra diferença é a saída do minigame "All You Can Quaff", substituído pelo modo "Volleyball", em que os jogadores disputam partidas de vôlei, com direito a muita pancadaria e uso de magias.

CONSIDERAÇÕES

A espera dos proprietários do PS3 por "Castle Crashers" valeu a pena. O game revitaliza um gênero fora de moda com uma abordagem divertida e repleta de extras. A pancadaria é extremamente divertida, com vários objetos e personagens para encontrar, além de um multiplayer que evoca a era de ouro dos fliperamas. É um jogo imperdível para fãs da ação pura e simples, principalmente entre os veteranos.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Castle Crashers (Playstation 3)

    5 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: The Behemoth
    Lançamento: 2009
    Distribuidora: The Behemoth
    Suporte: 1-4 jogadores, multiplayer online
    Outras plataformas: X360
    ImperdívelAvaliação:
    Imperdível

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host