Topo

Choplifter HD

PABLO RAPHAEL

do UOL, em São Paulo

18/01/2012 16h53

Ao revisitar "Choplifter", é difícil não perceber como o sistema de jogo é antiquado para os padrões atuais. A dificuldade exagerada, mais apropriada para um arcade "devorador de moedas" do que para um game atual, vai afastar os jogadores mais casuais. "Choplifter HD" diverte quem busca um passatempo rápido, com suas fases curtinhas e jogabilidade simples. Não é tão instigante quanto um "Trials HD" ou um "Super Stardust", mas é uma opção que vai agradar os jogadores veteranos.

Introdução

Na onda das releituras em alta definição, "Choplifter HD" aposta em um clássico do passado. O jogo de helicópteros original foi lançado para Apple II em 1982 e recebeu versões para muitos consoles da época, chegando aos fliperamas em 1985. O novo game, distribuido por download, preserva as mecânicas básicas do original, o que pode agradar os veteranos nostálgicos. Os jogadores mais jovens, porém, podem não apreciar muito a proposta.

Pontos Positivos

Preserva o apelo do game original

Os produtores de "Choplifter HD" pegaram um jogo do começo da década de 1980 e o lança em pleno 2012, preservando sua mecânica simples de resgates aéreos e movimentação lateral. O apelo maior, de pousar o helicóptero em meio ao campo de batalha, esperar os soldados subirem a bordo e voltar para a base, foi preservado. É um jogo simples, mas que rende boas doses de diversão.

É preciso lidar com inimigos em solo, manobrar com cuidado para não matar os passageiros na hora de aterrisar e ainda ficar de olho no combustível. Os adversários são fáceis de matar, mas surgem novamente em pouco tempo - e seu helicóptero é o único alvo do inimigo - o que mantém um bom nível de tensão durante a partida.

Boa maquiagem em alta definição

Salvo pequenos acréscimos, como um placar online, não há grandes mudanças em "Choplifter HD". O que mais diferencia o jogo de suas versões oitentistas é o visual. Os helicópteros são bem feitos e quando você pousa em sua base, pode notar os furos de bala na lataria. Os cenários são cheios de soldadinhos, antenas e destroços, que podem explodir com alguns mísseis. O jogo não se compara com um "Renegade Ops", mas também não faz feio. A produtora InXile acertou no acabamento gráfico de "Choplifter HD".

Modo zumbi

Você não passa o jogo todo sobrevoando campos de batalha. Algumas fases envolvem resgates em cidades e outras, salvar sobreviventes em ruas infestadas de zumbis. Os mortos-vivos não atiram no seu helicóptero e é divertido explodir carros para acabar com um monte deles de uma só vez. Em meio aos zumbis, há sempre um ou outro soldado pronto para disparar mísseis em você - ao invés de cuidar da própria sobrevivência, vai entender. As fases com mortos-vivos são uma variação simples do resto do jogo, mas estão entre as mais divertidas.

Pontos Negativos

Dificuldade exagerada nas fases avançadas

"Choplifter" vem de uma época em que os jogos eram bem mais difíceis, planjeados para consumir fichas de fliperama e testar sua habilidade e paciência até o limite. Nos estágios mais avançados da versão em alta definição, você se sente de volta ao fliperama do bairro, com tiros vindo em sua direção por todos os lados, mísseis implacáveis, sobreviventes que correm muito lentamente para o helicóptero e derrotas constantes.

Mesmo as missões mais curtas são difíceis e exigem muita atenção para conseguir as 5 estrelas no final. É o tipo de desafio exagerado que vai agradar aos veteranos mais saudosistas, mas que pode afastar facilmente os jogadores mais novos e quem procura uma diversão mais casual.

Progressão linear entre os estágios

Conforme você joga "Choplifter HD", você libera novos estágios e helicópteros. Infelizmente, você não pode escolher qual fase abrir. Para aproveitar os estágios, você precisa jogar um por um, na ordem determinada pelo jogo. Faltou oferecer um mínimo de liberdade para o jogador. Não há muita variedade de objetivos no game, mas ainda assim, alguns podem preferir as missões voltadas para o resgate e com menos combates, por exemplo, e ainda assim, é preciso jogar cada uma, até liberar todas.

Nota: 7 (Bom)