Topo

DiRT 3

RODRIGO GUERRA

Da Redação

28/06/2011 17h02

“Dirt 3” é quase um espetáculo. O visual é de babar e retrata como nenhum outro a sensação de dirigir fora do asfalto. Entretanto, o jogo peca em pontos como a linearidade do modo de carreira, que deixa o jogador desapegado aos carros e à sua vida de piloto virtual.  De modo geral, “Dirt 3” é um bom jogo, mas tem como principais concorrentes os outros games da própria produtora, a Codemasters, como “F1 2010” e “Dirt 2”, que são muito mais interessantes e divertidos.

Introdução

A Codemasters resolveu voltar às raízes do mundo do rali com “Dirt 3”. Para isso a empresa resolveu resgatar a estrutura de corridas da série “Colin McRae”, mas adicionando novos elementos como o modo Ginkana, que promete dar mais variedade aos competidores.

Além disso, o jogo continua usando a EGO Engine, motor gráfico que apresenta um visual impressionante, sem igual, e mostra danos nos bólidos como poucos jogos do gênero conseguem.

Pontos Positivos

Variedade

A primeira coisa que vem à cabeça é que um game de rali não pode ser tão variado. Ledo engano: o game vai além de subir encostas enlameadas contra o relógio. Existem corridas ‘de verdade’ (daquelas com diversos carros na pista), outras com pilotos correndo em trechos diferentes do circuito, provas de derrapagens e até um ‘modo livre’, conhecido como Ginkana. Essa variedade oferece grande longevidade para o título e permite que o jogador volte sempre em busca de novos desafios.

Além das modalidades, o game tem também uma série de veículos dedicados ao esporte, indo de modelos mais recentes até os mais clássicos, dos anos 70. Cada carro dotado com seu próprio estilo de direção e resposta nas curvas. Um prato cheio para os amantes do automobilismo fora da estrada.

Direção precisa

A Codemasters se especializou em jogos de corrida e seus títulos refletem esse compromisso. A série “Dirt” mostra que é possível mesclar a simulação com um estilo mais livre, quase casual.

Se os assistentes de direção estão desligados é possível sentir realmente o motor selvagem dos carros ao passar por buracos e desníveis. O desafio para controlar essas feras na terra batida, lama ou neve é extremamente gratificante e se o jogador é um bom ‘domador’ (ou piloto), o resultado é apresentado no tempo final da prova.

Entretanto, quem gosta de jogos de velocidade sobre quatro rodas não decepciona nem um pouco com "Dirt 3", que é um dos games mais divertidos e desafiantes do estilo. Isso porque a empresa sabe bem a diferença entre ‘ajudar’ e ‘facilitar’ – ou seja, mesmo com as assistências ligadas, o título continua empolgante e competitivo.

Desafiador

“Dirt 3” conta também com uma extensa variedade de desafios pensados para cada um dos carros que você controla durante as provas, que vão desde cruzar a linha de chegada acima de uma velocidade determinada, entre diversas outras.

Em estágios mais avançados é necessário ter o controle total do carro e saber do que ele é capaz de fazer. Isso torna as coisas mais divertidas e desafiadoras.

Pontos Negativos

Modo de carreira

A progressão do modo de carreira é linear e não existe a possibilidade de ‘tunar’ os carros, ou seja, modificar seus atributos. Dessa forma, tudo segue sobre um trilho rígido e desestimulante. O jogador não se apega aos carros pois não existe a necessidade de ‘comprá-los’, muito menos existe um laço entre os patrocinadores, pois tudo o que eles oferecem é uma pintura nova no carro.

Isso significa que nesse ponto “Dirt 3” deu dois passos para trás, pois outros games da própria Codemasters possuem modos de carreira mais elaborados, como é o caso de “Grid” e do recente “F1 2010”.

Ginkana

O modo Ginkana é, em suma, uma grande brincadeira com os bólidos em situações de apresentação, como derrapar em cantos estreitos, fazer ‘zerinhos’ em torno de um poste ou quebrar caixas. Isso pode soar divertido, mas não é.  Nas primeiras vezes o jogador vai se empolgar em quebrar o maior número de caixas, fazer saltos de 30 centímetros do chão e coisas do tipo, mas depois cansa.

O pior é que essa modalidade é parte obrigatória do modo de carreira, destoando completamente da proposta do jogo. Ou seja, mesmo que quisesse, o jogador não pode simplesmente ignorar esse tipo de competição e continuar subindo morros e deslizando pelas curvas de neve.

Nota: 7 (Bom)