Topo

F1 2011

RODRIGO GUERRA

da Redação

23/09/2011 12h42

A Codemasters continua na direção certa. Cada vez mais seu jogo de Fórmula 1 consegue nos colocar dentro dos bastidores da maior categoria do automobilismo. O que não falta são motivos para jogar “F1 2011”. Ele é um bom simulador tanto para quem é dedicado e conhece tudo sobre automobilismo, mas também é um bem jogo de corrida para pilotos de fim de semana. Alguns problemas como o comportamento irreal dos pilotos adversários não são motivos suficientes para não jogá-lo.

Introdução

Todo ano a Fórmula 1, uma das mais tradicionais categorias do automobilismo, traz uma enxurrada de novidades. A temporada atual não foi exceção, pois marca o retorno do sistema KERS (uma espécie de “turbo” que aumenta o giro do motor dos carros), adicionou a asa móvel e agora existem diversas mudanças obrigatórias na aerodinâmica. E todas essas novidades foram incorporadas no jogo da Codemasters, “F1 2011”, deixando o título ainda mais competitivo e divertido de jogar.

Pontos Positivos

Simulação para amadores e profissionais

Umas das principais atrações de “F1 2010” era o fator de simulação descomplicada e isso se manteve no jogo desse ano. Não é necessário ser um mecânico para fazer ajustes no carro, tampouco é preciso ser um piloto da categoria para chegar na frente.

 

Mas quem sabe realmente fazer pequenas alterações vai se sentir recompensado, pois existem opções de ajustes para quem é 'íntimo' com o gênero, como o ângulo de asas, a configuração do câmbio e outras particularidades que os fãs de simuladores gostam - e adoram.

 

Pilotar um possante desses não é uma tarefa fácil, mas o jogo tem diversos assistentes, como o câmbio automático, controle de estabilidade e tração e até mesmo uma assistência com os freios. Quem acha que usar esses ajustes é “trapacear” pode ficar tranquilo: todos são opcionais. é possível dirigir com tudo 'na mão'. Ou seja, seja você vai se divertir de um jeito ou de outro - seja  um iniciante ou um mestre do automobilismo digital.

'Turbo' e asas para voar baixo

 Até parece coisa de videogame, mas agora a Fórmula 1 tem um sistema de turbo, o KERS, que é um aparato que adiciona torque no motor em baixas rotações, o que significa um aumento de velocidade final. Isso foi incorporado em “F1 2011” e mantém a competitividade e o realismo.  Ou seja, ao apertar o botão o carro não vai soltar fogo do escapamento e ter faixas de luz por todos os lados.

 

Outra novidade é a possibilidade de poder usar a asa traseira móvel, que reduz o atrito aerodinâmico do carro. Esse é outro fator que aumenta a velocidade e que permite fazer ultrapassagens mais bonitas. 

Modo de carreira mais bacana

A carreira de um piloto de Fórmula 1 é seguida de perto pela imprensa e isso está presente em “F1 2011”. Você deve responder a entrevistas e suas respostas influenciam na forma que sua equipe e outros pilotos o encaram. Se for arrogante, vai criar rivais com muito mais facilidade o que pode causar, por exemplo, adversários mais agressivos. Caso seja um cara bacana, os outros pilotos vão respeitá-lo e sua equipe vai evoluir mais rápido e isso é algo bem bacana.

 

Além disso, existe o companheiro de equipe que, mesmo sendo controlado pelocomputador, tem personalidade e objetivos próprios. As tarefas dele podem ser reduzir  a velocidade de adversários ou de vencer a prova e ele vai lutar com unhas e dentes para isso acontecer. Essesdetalhes deixam o game com muito mais cara do circo da Fórmula 1.

Disputa online

 

O modo online de “F1 2011” recebeu muitos ajustes. Agora é mais fácil encontrar jogadores dispostos a participar de uma corrida, sem falar que a empresa reduziu o atraso que era um dos pontos negativos do jogo anterior.

 

Agora as corridas podem ter até 16 competidores, mas mantém a mecânica balanceada: o posicionamento dos carros é determinado pelo nível do jogador. O mais experiente sai atrás e quem ainda é novato vai na frente e tem a chance de não comer poeira logo na primeira curva.

 

Agora existe o modo de carreira cooperativa online, o que é bastante divertido, já que ops dois jogadores devem trabalhar juntos para que a equipe vença o campeonato de construtores. E isso é muito divertido, pois os jogadores podem combinar estratégias de entrada nos boxes e no desenvolvimento de novas tecnologias.

Bem traduzido

A versão em português do Brasil está muito bem feita. Todos os menus, descrições termos técnicos estão bem traduzidos. Agora o jogador não precisa recorrer ao dicionário para entender o que significa coisas como "gear box" ou "rear wing", está tudo em português como "caixa de câmbio" e "asa traseira".

 

As dicas de ajustes também dão uma boa ajuda para quem quer começar a fazer ajustes personalizados.

Pontos Negativos

Só é bonito em movimento

 

O visual do jogo se mantém o do ano passado e é notável que não foram feitos muitos avanços nesse setor. As pistas foram feitas para serem vistas em movimento, e claro, elas são bonitas. Mas quando acontece um acidente e seu carro tem que parar, você vê alguns detalhes que estão faltando ou texturas em baixa resolução.

 

O mais estranho é que o jogo parece ser mais bacana na chuva do que em sol a pino. Isso porque muitos elementos são escondidos com a névoa do tempo ruim. 

Engenheiro sem emoção

Os vídeos do trailer em português já denunciavam: às vezes o engenheiro fala coisas totalmente sem sentido e sem emoção. Um dos exemplos é quando você bate o carro e ele diz: “É exatamente isso o que nós precisamos, acelere mais”. Como assim? A equipe precisa de uma batida? Muito estranho.

 

Outros momentos deixam a entender que ele não tem emoção. O engenheiro diz “Parabéns, você venceu mais uma corrida.” Ele fala com a mesma emoção, por exemplo, que existem poucas chances de chover. Esses fatores quebram a imersão do jogador.

Pilotos não são fiéis à vida real

Sebastian Vettel é sem dúvida alguma o melhor piloto da atualidade e já pode ser considerado um gênio. Entretanto em “F1 2011” ele é apenas um piloto comum, sem nada demais. Da mesma forma que Heikki Kovalainen  atua muito melhor do que acontece na vida real. Nesse ponto a Codemasters ainda deixa a desejar.

Nota: 9 (Excelente)