Topo

F1 2012

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 12h22

Todos os anos, os jogos esportivos passam por um dilema: o que melhorar em relação ao game do ano passado. É assim com “FIFA”, “PES”, “Madden” entre muitos outros – e os games de Formula 1 da Codemasters também passam por isso. Mas este ano a produtora britânica não fez apenas uma atualização dos pilotos e equipes e, mesmo que as mudanças sejam poucas, elas são consistentes o suficiente para justificar a compra de “F1 2012”.

A grande baixa é a ausência do modo Grand Prix, no qual o jogador poderia jogar uma temporada com seu piloto favorito. De qualquer forma, “F1 2012” é um game de corrida excelente que os amantes do esporte precisam ter em sua prateleira.

Introdução

A Codemasters volta às pistas mais charmosas da Formula 1 para outra temporada, porém “F1 2012” não é uma ‘mera atualização’ dos pilotos e carros de corrida. É um jogo que visa atrair ‘jovens pilotos’ ao mesmo tempo em que traz novidades para os jogadores veteranos.

“F1 2012” traz o Circuito das Américas, uma pista desafiadora recriada nos mínimos detalhes, novas modalidades e alguns retoques em elementos que já eram bons – e agora ficaram muito melhores.

Pontos Positivos

Tutorial útil para novatos e veteranos

A primeira coisa que aparece na tela de “F1 2012” é um guia chamado “Teste para jovens pilotos”, que de certa forma é um tutorial que explica todas as nuances de como é ser um piloto de F1.

Apesar do nome sugerir que esta é uma etapa indicada para quem não tem experiência alguma em jogos de corrida, até mesmo os pilotos experientes vão se beneficiar com esta parte do jogo além da busca por troféus/conquistas. As lições seguem a receita apresentada por “Gran Turismo”, com missões curtas que mostram como fazer uma boa curva, os momentos ideais para acelerar, frear e até quando usar o KERS e o DRS.

Estas dicas são muito úteis e são desafiadoras e o ‘curso’ tem duração de no máximo 1 hora. Um curto espaço de tempo, mas no final desse período você vai sair dessa parte se sentindo um verdadeiro piloto.

Modo de carreira impecável

O modo de carreira agora tenta mostrar que por trás dos volantes existem pessoas. Antes de cada corrida você receberá e-mails do agente e dos colegas de equipe com dicas de como melhorar sua classificação e conseguir melhores tempos.

Seus objetivos ficarão bem expostos e você vai sentir que melhorar um décimo de segundo para conseguir uma posição melhor no grid de largada é uma tarefa árdua, mas recompensadora – o jogo não está tão difícil como no ano passado, mas também nem tão mamão com açúcar como era em “F1 2010”.

O modo de carreira é um ótimo ponto de partida, pois o jogador começa em equipes menores e luta para cumprir objetivos para chegar às equipes de ponta, como a Ferrari, RBR e McLaren. Conforme os objetivos são cumpridos, mais as outras equipes vão ficar cobiçadas por tê-lo no time. O resumo da ópera é que, quanto mais eficiente, mais rápida será sua ascensão na categoria.

Claro que este fator pode ser equilibrado dependendo dos ajustes como o controle de tração, frenagem automática e outros tipos de ajuda podem ser desligados a qualquer momento – fatores que sempre fizeram parte dos games da Codemasters. No final das contas, “F1 2012” se destaca por ser um jogo maleável e o desafio fica sob medida, você um jogador mais experiente ou alguém que acabou de entrar no circo da Formula 1.

Desafio da temporada

O modo Desafio da Temporada é uma ótima alternativa para quem não quer ficar correndo um final de semana inteiro em apenas uma prova. Aqui são 10 provas nas quais você apenas deve participar de uma sessão de testes classificatórios e de uma corrida com 5 voltas. Caso você consiga vencer seu rival em algumas provas seguidas, seu piloto recebe uma proposta de substituí-lo e, assim, ir para uma equipe melhor.

A experiência dos pilotos reais

Agora existe uma opção chamada “Área de Testes”, na qual o jogador tem pílulas de diversão rápida, ótima para quem não quer jogar um fim de semana de corrida e vai mais direto ao ponto – que são as ultrapassagens e chegadas emocionantes.

Mas esteja avisado: o Modo dos Campeões é difícil mesmo na dificuldade fácil. O desafio de Kimi Räikkönnen, por exemplo, requer que o jogador ultrapasse o ‘homem de gelo’ em um determinado número de voltas. Na dificuldade fácil você terá duas tentativas, no normal uma no difícil também, porém com mais retardatários e o piloto um pouco mais distante.

Depois de vencer um desafio, outro é liberado e com um sensível aumento na dificuldade. No total são sete desafios que podem fazer com que você queria arrancar os cabelos – e isso, acredite, é muito divertido.

Modo online ajustado

Comparado com o jogo de 2011, o modo online teve algumas melhorias sutis, porém significativas. Mesmo sendo bem competente, era possível notar alguns problemas na resposta do carro em relação com os adversários. Isso não quer dizer que agora você conseguirá jogar com ping zero, mas o valor está na casa dos 300, 200 ms de resposta – um avanço significativo, principalmente para nós brasileiros.

No resto o game continua no mesmo caminho que anteriormente, com disponibilidade de até 16 jogadores entrarem na partida. As disputas continuam balanceadas, fazendo com que os jogadores os iniciantes, saiam na frente e os mais experientes mais para o fim do grid.

O modo de carreira online, um dos pontos mais altos do ano passado, volta com tudo, mantendo a possibilidade de trabalho em equipe para tentar manter os competidores para trás.

Pontos Negativos

O corte do modo Grand Prix

Por melhores que sejam as adições de modalidades, a Codemasters derrapou ao tirar do jogo o modo Grand Prix. Nele você jogava como um dos pilotos da vida real por uma temporada inteira. Ou seja, a única opção para jogar com seu piloto favorito é na Corrida Rápida, já que o modo carreira gira em torno de um piloto criado por você.

Poucas melhorias gráficas

É de se esperar que um jogo não tenha um salto nos gráficos de um ano para outro, e sendo honesto, não há sombra de dúvidas de que “F1 2012” é um jogo muito bonito. Mesmo assim é possível ver que a versão dos consoles tem gráficos mais fracos do que no PC, principalmente na chuva, onde é possível notar quedas de frame-rate que podem influenciar no resultado final da prova.

Nota: 9 (Excelente)