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PlayStation 3

Flow

30/04/2007

da Redação
A cada ano, os games vêm sendo reconhecidos como uma nova forma de arte digital, graças a jogos como "Okami", "Rez" e "Electroplankton", que exploram a capacidade estética, narrativa e de linguagem da mídia, enquanto proporcionam experiências audiovisuais inéditas. "Flow" é o mais novo integrante dessa vertente, comercializado via download através da PlayStation Network.

Concebido originalmente por dois estudantes da Divisão de Mídia Interativa da University of Southern California como um jogo em Flash, "Flow" chamou a atenção da Sony, que não hesitou em fechar um acordo com os jovens designers. Toda a beleza e originalidade do título original foi transportada para o remake, que aproveita o potencial gráfico e sonoro do PlayStation 3 para proporcionar uma experiência muito mais satisfatória e imersiva.

Cadeia alimentar

No universo altamente abstrato de "Flow", você controla uma espécie de microorganismo e deve se alimentar de pequenas amebas e diferentes tipos de células para evoluir. Simultaneamente, é preciso fugir de criaturas maiores e mais complexas para não virar alimento. Como no famoso "Centipede", cada pequeno organismo ingerido resulta em uma nova parte para o corpo de sua criatura que, após atingir um certo tamanho, torna-se a caçadora daquelas que antes a caçavam.

Você controla a criatura em 2D, movendo-a horizontal e verticalmente em um espaço limitado. Contudo, é possível passear por entre camadas de profundidade para disputar células e amebas com as criaturas maiores - até ficar grande o suficiente para comê-las. O jogo começa na superfície, onde vivem apenas organismos menos evoluídos. Ao ingerir uma célula que emite luz vermelha, você mergulha e atinge um nível inferior; já a célula que emite luz azul causa o efeito inverso.

O controle é realizado através do sensor de movimentos do SixAxis, bastando incliná-lo na direção desejada para movimentar a criatura. Ao contrário de muitos jogos para o PlayStation 3, que falham na captação precisa dos movimentos do SixAxis, "Flow" faz o melhor uso possível desta função.

Apesar da premissa soar lenta e repetitiva, a ação do jogo é, na verdade, bastante variada. Existem diversos tipos de criaturas nas profundezas do mundo "Flow", sendo que cada espécie possui um comportamento único, além de variar em velocidade de movimentação. Enquanto algumas fogem ao notar sua presença, outras partem para o ataque. Existem ainda aquelas que se tornam parcialmente invisíveis, aproximam-se da presa e liberam uma espécie de veneno, deixando o alvo lento e incapaz de fugir.

Chegando ao nível máximo de profundidade do espaço e evolução de uma espécie, você adquire uma nova forma, que pode ser idêntica à de uma criatura que lhe serviu de alimento anteriormente. Assim, deixa para trás o extenso corpo de sua criatura para dar lugar a um novo e evoluído ser, carregado de novas características - e então começar de novo.

Pura arte digital

Esteticamente, pode-se dizer que "Flow" é um dos jogos mais belos da nova geração. O nível de abstracionismo é alto: todos os organismos possuem formas bastante geométricas. A sutileza dos traços curvilíneos das criaturas (que lembram o aspecto decorativo do movimento "art nouveau") e a maneira macia como eles se movimentam, lembrando cobras, lulas e outros animais aquáticos, conferem vida própria à "Flow". Quanto maior a criatura, mais luz ela emite, que varia de cor e tonalidade conforme se movimenta pelo espaço.

Toda essa magia é enaltecida pela inteligência artificial, responsável pelo instinto de sobrevivência das criaturas inimigas, que além de alimentarem-se sozinhas de células menores, reagem de diferentes formas às suas ações.

Não bastasse o belíssimo trabalho gráfico, "Flow" é também um exemplo de competência no quesito sonoro, talvez o principal responsável pela sensação de imersão. A música ambiente é mutável, tornando-se mais ou menos intensa conforme o perigo se aproxima. No entanto, são os efeitos sonoros que se destacam.

Cada ação e movimento dos organismos presentes em mesmo espaço gera um som - dependendo das espécies, você ouvirá notas de piano, xilofone, harpa e outros instrumentos. O resultado é um ambiente sonoro completamente envolvente e hipnótico.

Levando em consideração tudo o que foi dito até o momento, parece ironia lembrar que "Flow" pode ser baixado por US$8 através da PlayStation Network - o mesmo preço de algumas conversões medianas de jogos antigos.

Sessões de terapia

CONSIDERAÇÕES

"Flow" é uma experiência singular e altamente imersiva, para não dizer hipnótica. A mistura de formas, cores, sons e interatividade te leva para um universo instigante e abstrato, que poderá fazê-lo esquecer do mundo ao seu redor e concentrar-se apenas na sobrevivência de seu microorganismo. Não espere por um jogo extenso, pois ele dura apenas algumas horas - mas deve fazer destas as mais agradáveis de seus dias.

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    GALERIA

    Flow (Playstation 3)

    15 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Thatgamecompany
    Lançamento: 22/02/2007
    Distribuidora: SCEI
    Suporte: 1-2 jogadores, cartão de memória
    Outras plataformas: PSP
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

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