UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

Front Mission Evolved

21/10/2010

RODRIGO GUERRA
Colaboração para o UOL
A série "Front Mission" surgiu ainda na época do Super Nintendo utilizando um sistema de jogo que depois seria copiado por "Final Fantasy Tactics": a estratégia em perspectiva. O sucesso no mercado japonês foi consolidado com a presença de robôs gigantes e uma história cativante. Entretanto, tudo isso foi esquecido e deixado de lado em "Front Mission Evolved" e o jogo do estúdio Double Helix acabou se tornando um jogo de tiro em terceira pessoa genérico que poderia ser melhor explorado sob diversos aspectos.

Tiroteios frenéticos em "Evolved"
"Evolved" preserva poucas características da série. O cenário futurista e os robôs gigantes (chamados aqui como "Wanzers") estão presentes, mas é só, nada mais foi aproveitado. O roteiro segue a fórmula de colocar uma pessoa comum, sem treinamento militar, em uma guerra de proporção mundial e transformá-lo em um herói. Dylan Ramsey, o protagonista, tem como motivação o desejo por vingança da suposta morte de seu pai. Deixando os clichês de lado, a história até consegue prender a atenção do jogador, porém a chegada abrupta do final não permite criar laços com os personagens secundários ou sequer com o protagonista. Depois de duas ou três tardes de jogatina é possível ver os créditos subindo.

A maior parte ação se passa toda no comando do Wanzer de Dylan, que é controlado como se fosse um ser humano. O direcional esquerdo controla os passos do robô e o direito a câmera. Nos gatilhos e botões de ombro ficam as armas, que podem ser desde um soco inglês ou metralhadoras e escopetas, até mesmo mísseis teleguiados e rifles de assalto. Por mais que seja familiar, o sistema de controle poderia ter um toque especial como em "Mech Warrior" ou "Virtual On", que realmente transmitem a impressão de que o jogador controla um robô gigante. Poucas são as missões que podemos ver Dylan fora da armadura, mas esses trechos são curtos e não se diferenciam da ação à bordo do Warnzer.

A cada adversário que o jogador derrota, mais dinheiro entra na conta de Dylan, parecendo que o piloto é na verdade um mercenário a serviço do governo. Com o dinheiro é possível adquirir melhores armas, peças e até mesmo fazer pinturas de guerra na máquina. No entanto, é difícil conciliar as armas que o jogador pode usar devido ao limite de peso suportado pelo robô.

No geral, a campanha é bastante linear. Não há caminhos alternativos ou maneiras diferentes de lidar com os inimigos. Os esporádicos aliados pouco ajudam e mais parecem ser alvos para distrair os adversários. Já a construção dos cenários é pouco inspirada, na maioria dos casos são apenas grandes corredores construídos por prédios. Quando há variação são praças ou outros espaços abertos que servem como arena para enfrentar os chefes. Falando neles, as batalhas contra esses adversários são demoradas e seguem o padrão de atirar e esquivar até o inimigo cair. A fórmula se repete inclusive nos inimigos finais, mostrando falta de criatividade por parte dos produtores.

Veja os modos multijogador de "Evolved"
Nem tudo está perdido. Os efeitos sonoros impressionam, com sons de explosão bem elaborados e pensados para serem ouvidos com um bom aparelho de home theater. As músicas, infelizmente, não tiveram o mesmo cuidado, mesmo tentando fazer uma ou outra homenagem aos "Front Mission" clássicos, geralmente não se encaixam com a situação apresentada na tela.

Nas batalhas online "Evolved" segue o arroz com feijão utilizando modos já conhecidos pelos jogadores, como o Deathmatch e Domination. Todos eles a bordo dos Wanzers, mas sem ter nenhuma modalidade realmente empolgante que possa ser lembrada ou que use a temática dos robôs gigantes. Para tentar manter o jogador ligado, foi criado um sistema de evolução de patentes, nada original ou que valha o tempo investido. No caso dos mapas dos modos multiplayer existem mais rotas e locais para serem exploradas pelos jogadores, que seriam melhor utilizados na campanha solo.

CONSIDERAÇÕES

"Evolved" não passa de um jogo de tiro genérico, sem nada que o torne único ou indispensável. O único ponto de destaque vai para os efeitos sonoros que são bem explorados em sistemas de som - o que nem de longe é motivo para comprar um game. O título não tem diferencial para agradar aos fãs de longa data e tão pouco tem potencial para atrair novos. É uma pena, pois a Square Enix perdeu a chance de reformular a série "Front Mission" para o mercado ocidental.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Front Mission Evolved (Playstation 3)

    122 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Double Helix
    Lançamento: 28/09/2010
    Distribuidora: Square Enix
    Suporte: 1-4 jogadores
    Outras plataformas: PC X360
    DispensávelAvaliação:
    Dispensável

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host