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InFamous 2

RODRIGO GUERRA

Da Redação

21/06/2011 19h56

Mais do que ser uma simples continuação, "InFamous 2" melhora todos os aspectos de seu antecessor e adiciona mais profundidade às escolhas do jogador. Com elas o jogador decide quem será sua ajudante e, com isso, qual será o caminho trilhado até o desfecho da história.

O lado negativo é que o game está desbalanceado, com inimigos que podem acabar com poucos golpes, forçando o jogador ficar se escondendo o tempo todo - uma atitude nada heroica.

Em linhas gerais este é um jogo que vai agradar os fãs de histórias em quadrinhos, pois Cole realmente pode se equiparar com os heróis das editoras Marvel ou DC Comics.

Introdução

Cole McGarth é um herói claramente inspirado em histórias em quadrinhos. Suas aventuras pela cidade de Empire City tem um quê de X-Men, Super-Homem ou Homem-Aranha. Sua missão não poderia ser diferente: salvar a humanidade de uma terrível ameaça. Essa ameaça, claro, é um outro super-humano, conhecido simplesmente como ‘A Fera’ – cara com poderes gravitacionais e que mede cerca de 100 metros de altura.

Infelizmente, como é mostrado logo nos primeiros minutos de jogo, o (anti)herói não está forte suficiente para impedir que o monstro, e então acaba perdendo seus poderes em uma batalha épica na baía de Empire City. Sem alternativa, Cole parte para New Marais ao lado de seus aliados Kuo e Zeke para ficar mais poderoso que A Fera e assim cumprir seu destino.

Pontos Positivos

As escolhas

Assim como o primeiro jogo da série, “InFamous 2” é um game no qual as atitudes do jogador influenciam na forma que os personagens controlados pelo computador o encaram. Entretanto, dessa vez essa funcionalidade tem mais impacto para a história do jogo, fazendo alterações não só nos poderes de Cole, mas também definindo quem será seu parceiro nas aventuras pela cidade, a agente Kuo, com poderes de gelo, ou Nyx, uma conduíte (uma das formas que o jogo se dirige aos seres superpoderosos) que controla o óleo.

Cada uma dessas amigas vão direcionando a história para um lado e além disso, concede novos poderes para o protagonista. Isso torna a experiência de voltar a jogar mais aprazível e interessante.

Visual marcante

A cidade de New Marais é um lugar realmente interessante. São nítidas as inspirações de Nova Orleans e seu ar francês. Mas também há locais que mostram o lado ruim, como áreas alagadas (uma clara referencia ao furacão Catrina) e outras que mostram as áreas industriais. Todas esses locais são bastante diferentes uns dos outros e trazem uma variedade para a paisagem do jogo, o que ajuda manter a vontade de explorar.

Além disso, o game é muito bem animado, principalmente nas cenas de corte – o que é um grande avanço em comparação com o primeiro “InFamous”. Agora Cole tem mais ‘contato’ com os prédios que escala, parecendo mais natural os movimentos para subir uma parede ou ao segurar em uma beirada.

Missões principais variadas

Jogos de mundo aberto são realmente difíceis de se tornar variados, mas o trabalho da equipe do jogo conseguiu fazer boas missões que exploram os poderes de Cole e seus aliados. Existem missões que vão desde seguir um sujeito na surdina, pegar um item em um local escondido no cenário ou mesmo combates contra certos inimigos.

Dublagem em português

Dessa vez a Sony do Brasil acertou a mão e conseguiu fazer um bom trabalho de dublagem. A voz de Cole é muito parecida com a sua versão norte-americana e emprega o uso de palavrões e tudo mais. Em certos aspectos o jogo ficou ainda mais divertido com algumas frases tipicamente brasileiras como “Aí, tô com dor”, “Você tem que dar um jeito naqueles pivetes” ou “Tipo, esse cara não tem medo?”.

Talvez a escolha da voz de Nyx seja a mais estranha, pois passa um ar falso, de que não combina com a personagem.  Há alguns erros de tradução no qual algumas frases foram traduzidas ao pé da letra, como “Get over it” ficou em português como “Passe por cima”, no lugar de “Supere”, mas isso passa batido e não chega a influenciar na dinâmica de jogo.

Missões criadas pelos usuários

O pulo do gato de “InFamous 2” está na inclusão das missões criadas pelos usuários, o UGC. Com elas o jogo ganhou um atrativo especial, pois é possível criar desde objetivos simples, até histórias completamente novas. A ferramenta de criação é simples de ser usada e qualquer um pode criar uma aventura em menos de 30 minutos.

Claro que muitas missões não são lá muito divertidas, mas basta escolher o filtro de exibir o material escolhido pela Sucker Punch que a diversão será garantida. Com isso, um jogo que geralmente seria jogado até ao fim apenas duas vezes se torna mais atrativo para uma nova visita de vez em quando.

Pontos Negativos

Missões paralelas repetitivas

Se as missões principais são bem variadas, o mesmo não pode ser dito dos objetivos secundários que se repetem à exaustão. O que piora são os objetivos de colecionáveis, como pegar cerca de 300 “fragmentos de explosão” (blast shard).

Mesmo sendo secundárias, essas missões são praticamente obrigatórias, pois somente através delas que é possível chegar ao nível máximo de Herói ou de Anti-Herói.

Combate desbalanceado

A batalhas são infinitamente mais variadas em “InFamous 2” do que em seu antecessor, com direito a diversos chefes, monstros gigantes e inimigos “comuns”, isso por si só é divertido. Mas a briga só funciona bem em locais abertos. Em áreas apertadas como armazéns, ou em ruas estreitas por exemplo, chega ser frustrante acabar com um mísero soldado.

Muito disso fica evidenciado pela baixa quantidade de energia de Cole, que fica em maus lençóis com dois ou três golpes – no quinto golpe o herói cai morto. Isso poderia ser resolvido com upgrades, como acontecia no primeiro jogo, mas que ficaram de fora nessa continuação.

Nota: 8 (Ótimo)