UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

Kung Fu Panda

04/07/2008

OTÁVIO MOULIN
Colaboração para o UOL
'Eu amo kung fu'
A cena é comum: você sai do cinema empolgado com o filme que acaba de assistir e logo pensa em correr para a loja ou locadora mais próxima na esperança de encontrar o jogo licenciado. A intenção é só de divertir um pouco mais relembrando partes do original, mas rapidamente você se lembra que a maioria destes produtos são feitos às pressas, quase nunca fiéis ao original e só servem como caça-níqueis. A prerrogativa então é fugir deste tipo de game como se ele fosse lixo tóxico.

Mas algo ainda o incomoda. Você gostou do filme e veio ler a análise. Surpreendenda-se então pois "Kung Fu Panda", ao contrário do que imagina, é sim uma adaptação bem decente de um blockbuster atualmente em cartaz nos cinemas. Claro, sem grandes pretensões e voltado para um público infantil, mas que consegue ser bastante agradável e divertido.

O mestre das artes marciais

Criado pela Luxoflux, a mesma equipe de "True Crime", "Kung Fu Panda" é claramente voltado para jogadores que já assistiram o longa nos cinemas e já estão familiarizados com a história e os personagens. Não há muito esforço para estabelecer o herói Po, o panda comilão e desajeitado que sonha em se tornar um mestre das artes marciais, mas graças a seu carisma não há problemas com isto. O jogo, logo de cara, é muito bonito e amigável, que convida todos a explorá-lo.

A ação, como se espera, é voltada para lutas simples. Há vários inimigos na tela que devem ser despachados com golpes fracos e fortes, que devem ser alternados para criar combos, com direitos a variáveis, como bloqueios, agarrões e upgrades. Para não deixar que as coisas fiquem muito repetitivas, há elementos de exploração e plataforma, com direito a missões secundárias e coletas de itens, que aumentam a profundidade da mecânica além da pancadaria básica.

Coragem e muito apetite
É interessante notar que, embora não mostre nada de novo, o jogo se coloca acima da média devido a seu alto grau de polimento. Os controles funcionam extremamente bem, há um bom equilíbrio nos desafios propostos e uma quantidade considerável de conteúdo - incluindo aí minigames ao estilo "Smash Bros" e alguns extras. Muito mais do que se espera da maioria dos games baseados em filmes da temporada, ainda mais infantis.

Ambientação rica

Com uma mecânica comum, mas consistente, "Kung Fu Panda" ganha muitos pontos também com sua ambientação. Seus gráficos e sons conseguem recriar com bastante eficácia o clima do longa-metragem. Os modelos dos personagens, cenários e sons imitam de forma genial o desenho original, formando uma identificação imediata e envolvente, ainda que ocorram pequenas quedas de quadros ou momentos de lentidão, aqui e ali.

A dublagem, embora não conte com os astros originais, também é de primeira, e mantendo o bom humor tão fundamental da trama. É uma adaptação que, definitivamente, foi bem planejada e produzida, contando com recursos técnicos necessários para reconstruir com detalhes o universo de Po de sua turma, das telas grandes para os consoles.

CONSIDERAÇÕES

"Kung Fu Panda" é um belo exemplo de adaptação de filme que deu certo. Não tem grandes ambições e tenta apenas ser divertida, reproduzindo com fidelidade o clima descontraído do longa, o que faz com exatidão. Voltado para crianças e fãs do filme, é fácil de jogar, conta com personagens carismáticos e tem conteúdo o suficiente para algumas boas horas de diversão sem compromisso.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Kung Fu Panda (Playstation 3)

    26 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Luxoflux Corp
    Lançamento: 03/06/2008
    Distribuidora: Activision
    Suporte: Cartão de memória
    Outras plataformas: DS PC WII X360 PS2
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host