Topo

Motorstorm Apocalypse

PABLO RAPHAEL

da Redação

31/05/2011 08h00

Com "Apocalypse", o Evolution Studios conseguiu entregar o jogo mais divertido da série "Motorstorm". O game traz uma boa variedade de veículos, um sistema de destruição de cenários melhor do que o visto em "Split/Second", um bom modo multiplayer e principalmente, entrega bons motivos para continuar jogando, com sua história dividida através dos 3 níveis de dificuldade,e colecionáveis espalhados por todo o game. "Motorstorm Apocalypse" é acessível e rende muita diversão, principalmente nas partidas em tela dividida.

Introdução

"Apocalypse" é o terceiro jogo da série de corrida "Motorstorm" no PlayStation 3. Assim como nos games anteriores, trata-se de um torneio onde pilotos dos mais diversos veículos - motos, jipes, carros e até caminhões - percorrem circuitos radicais em disputas onde o que importa é chegar em primeiro lugar. No caso de "Apocalypse", o palco da competição é uma cidade envolvida em uma catástrofe natural: terremotos, tornados e um tsunami destroem o cenário ao redor dos corredores, modificando o trajeto durante as provas.

Pontos Positivos

Multiplayer divertido

O modo multijogador de "Motorstorm Apocalypse" permite partidas tanto online quanto em tela dividida, ao mesmo tempo. Até quatro jogadores podem jogar na mesma televisão e competir com outros através da PlayStation Network, em corridas para até 16 pessoas. Como nos games anteriores, acada pisa é cheia de atalhos e rampas que favorecem um tipo ou outro de veículo e todos correm juntos, o que só deixa as coisas mais divertidas.

Destruição total

A história de "Apocalypse" é dividida através dos 3 níveis de dificuldade do jogo. No começo, no modo Fácil, você é um piloto iniciante do festival Motorstorm e o torneio acaba de chegar em "The City". Junto com o festival, chegam também os terremotos e outras catástrofes. Durante as primeiras corridas você vê os helicópteros instalando as placas que marcam os circuitos e o surgimento das gangues, bandidos que ficaram para trás para saquear a cidade e até tanques que tentam destruir os carros, por exemplo.

Conforme avança pelos outros níveis de dificuldade, as corridas ficam mais incríveis, até chegar ao nível Veterano, em que o cenário é de destruição total. É como as cenas de fuga no filme "2012", com os pilotos lutando para chegar vivos ao fim da prova, enquanto o mundo acaba em seus retrovisores. Muitos elementos voam com o vento ou acertam os carros durante as corridas. É tudo muito colorido e feito para aproveitar ao máximo um televisor 3D, mas mesmo numa tela sem o recurso, "Motorstorm Apocalypse" é um jogo muito bonito de se ver e com um bom sistema de destruição persistente, que modifica a corrida volta após volta.

Fator replay

Cada prova de "Apocalypse" tem vários itens escondidos pelo cenário, o que, junto com o sistema de evolução, amplia a vida útil do jogo: são 150 cartões que liberam informações sobre os pilotos, veículos e pistas. A evolução, conforme ganha corridas, desbloqueia novos veículos e opções de personalização, como pintura e adesivos. Os Troféus do jogo também envolvem provocar situações específicas e é possível acompanhar em tempo real a progressão para atingir cada um deles. As partidas multiplayer, principalmente em tela dividida, costumam ser bastante caóticas e imprevisíveis.

Pontos Negativos

Poucos modos de jogo

Não há muitas modalidades de jogo diferentes em "Apocalypse", basicamente corridas normais e outras que são variações do modo Elimination, em que jogadores retardatários são eliminados. Em um jogo onde o cenário é cheio de situações imprevisíveis e com uma boa variedade de veículos diferentes como "Motorstorm", é uma pena não incluir modos de jogo que explorem melhor esses elementos.

Cenas estáticas

A história de "Motorstorm Apocalypse" é contada através de uma história em quadrinhos com um pouco de movimento. São personagens e cenários estilizados e não são feios, mas, diante do espetáculo visual que o jogo oferece, é uma pena que as cenas de corte se limitem aos quadros estáticos. Não é algo que estraga o jogo, mas poderia ser bem melhor.

Falhas na direção

Alguns veículos, como as motos e carros mais leves, se comportam de forma satisfatória, são leves e podem executar manobras divertidas. Já os carros de competição, mais pesados, não transmitem a sensação correta e ao guiar um deles nas pistas de "Apocalypse" a impressão que você tem é que o veículo está flutuando sobre a pista, sem a sensação de peso que o carro deveria ter.

Nota: 8 (Ótimo)