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PlayStation 3

Operation Flashpoint: Dragon Rising

05/11/2009

PABLO RAPHAEL
Da Redação
Trailer de lançamento
Em 2001, a Codemasters lançou "Operation Flaspoint: Cold War Crisis", produção do estúdio Bohemia Interactive. Na época, o jogo diferenciou-se dos demais jogos de tiro por sua proposta realista de simulação militar. O game teve uma versão para Xbox, sub-intitulada "Elite" e duas expansões. Nos anos seguintes, a Bohemia Interactive produziu outros games nesse estilo, o mais recente deles foi "ArmA 2", para PC.

Agora a empresa apresenta "Operation Flashpoint: Dragon Rising", que segue a premissa de simulação militar realista do jogo original, no qual a tática conta tanto quanto a pontaria para o sucesso do jogador.

"Dragon Rising" se passa no futuro próximo e tem um roteiro atual, envolvendo a expansão industrial chinesa, a crise financeira mundial e o petróleo, principal motivo por trás dos conflitos militares modernos. No jogo, China e Rússia disputam as reservas petrolíferas da ilha de Skira e para evitar uma guerra de grandes proporções, os Estados Unidos enviam os Marines para o local, para garantir a soberania dos russos sobre o território.

Táticas de guerra

Agir por conta própria, correr pelo campo aberto tentando eliminar todos os inimigos e outras manobras típicas dos games de tiro tem como único resultado em "Dragon Rising" a morte certa. Uma ação precipitada é o suficiente para comprometer toda a missão.

Dificuldade elevada no Hardcore Mode
No comando de outros três soldados, o jogador deve cumprir os objetivos apresentados. Os subordinados respondem bem aos comandos, mas se deixados à própria sorte não são um exemplo de eficiência. A Codemasters realizou um bom trabalho ao adaptar os comandos do jogo, mais apropriados ao PC, para os controles dos consoles. Ao toque de um botão, o jogador tem acesso a diversos comandos, selecionados com o direcional digital. Os comandos podem ser ordenados durante a ação, ou no mapa, onde é possível observar a movimentação dos aliados e inimigos nas proximidades. A ação não é interrompida enquanto examina-se o mapa tático, o que aumenta a tensão dos combates.

A curva de aprendizado de "Dragon Rising" é acentuada pela diversidade de opções presentes, tanto na hora de ordenar aos aliados o que fazer quanto nas diferentes opções de armas, equipamentos e munições disponíveis para o jogador. No nível Hardcore, a dificuldade é ampliada pela total ausência de mostradores na tela.

Os combates táticos, com seu mapa e esquadrões, remetem em primeiro momento à série "Brothers in Arms", mas a experiência de jogo em "Dragon Rising", dirigida para o realismo, garante uma imersão maior e combates menos repetitivos.

As missões desenrolam-se em um grande cenário aberto e o jogador pode abordar os objetivos pela direção que preferir. Não é necessário eliminar todos os inimigos para concluir uma missão com sucesso e o jogador é levado a pensar estrategicamente, procurando a rota mais segura para atingir o alvo. Isso pode significar percorrer grandes distâncias até encontrar alguma resistência. É possível pilotar veículos como jipes e até mesmo helicópteros em alguns momentos. Caso o jogador prefira, pode ocupar o assento do passageiro e por meio do mapa indicar para onde o piloto deve dirigir.

Produzidos com a Ego Engine, o mesmo motor gráfico de "Dirt 2", os gráficos do jogo não são impressionantes, mas cumprem seu papel de maneira adequada, com efeitos de iluminação bem executados. O mesmo pode ser dito dos efeitos sonoros, que complementam a imersão.

Problemas no front

Veículos de combate
Por outro lado, "Dragon Rising" apresenta alguns defeitos, sendo os principais relacionados à Inteligência Artificial. Geralmente os inimigos adotam táticas de combate e procuram posições que lhes dêem vantagem em combate, mas às vezes ficam parados até que sejam atacados. O maior problema é a falta de iniciativa dos aliados. Quando o jogador está caído, chamando por um médico e esperando sua barra de energia esvair-se, nenhum de seus colegas se aproxima para reanimá-lo.

Aparentemente, a reanimação só funciona com inimigos ou quando o jogador precisa salvar um companheiro caído. Pequenos defeitos gráficos como sombras flutuantes e plantas bidimensionais são percebidos por olhos atentos, mas não interferem no desempenho do jogo.

Ao jogar no modo cooperativo (online ou em rede local, com vários consoles) com outras três pessoas, é possível optar por missões específicas ou atravessar toda a campanha com os amigos. Também há partidas em que dois dois grupos de quatro jogadores se enfrentam, com três bots para cada participante. No PC, o suporte nessas partidas é para 16 jogadores. Em ambos os casos, o uso de microfone é fundamental para a coordenação do grupo e pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.

CONSIDERAÇÕES

"Operation Flashpoint: Dragon Rising" é um jogo de guerra no qual a tática e a paciência são armas tão importantes quanto pontaria e o dedo rápido no gatilho. O game da Codemasters oferece uma experiência desafiadora e realista, na qual um único tiro é o suficiente para colocar o jogador fora de combate. A obra carece da satisfação imediata dos games de tiro menos exigentes, mas merece a atenção de quem busca algo além do mata-mata tradicional.

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    GALERIA

    Operation Flashpoint 2: Dragon Rising (Playstation 3)

    164 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Codemasters
    Lançamento: 06/10/2009
    Distribuidora: Codemasters
    Suporte: Cartão de memória, multiplayer online
    Outras plataformas: PC X360
    RegularAvaliação:
    Regular

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