O primeiro "Söldner-X" trouxe ao PlayStation 3 uma produção que mesclava o carisma retrô dos jogos de nave espacial com uma dose de estratégia revigorante ao gênero. Tão importante quanto desviar e dar cabo das dezenas de naves e tiros ocupando a tela era saber usar seu arsenal com inteligência e equilíbrio, garantindo assim diversos poderes adicionais e bônus de pontuações que ajudam a progredir mais fácil na aventura.
"Söldner-X 2: Final Prototype" resgata esse espírito, mas soba uma nova roupagem, uma mecânica de jogo mais dinâmica que, apesar de mudar radicalmente a estrutura de jogo, refina muito bem os mesmos conceitos.
Batalhas espaciais refinadasA história se passa vinte anos depois do game original e coloca o jogador novamente para enfrentar um império maligno composto por naves e robôs dotados de inteligência artificial avançada. Como de costume em títulos do gênero, o roteiro pouco importa e serve apenas de pretexto para enfrentar hordas incansáveis de inimigos dos mais variados tipos.
O interessante de "Final Prototype" é que mantém o sistema de chains introduzido no jogo passado. Conforme se mata inimigos uma barra enche no canto da tela e quando ela se completa um item auxiliar é jogado no cenário. Quanto mais correntes dessas se completa em uma fase, melhores são os power ups concedidos.
O truque aqui é o seguinte: um contador de tempo está atrelado à barra e ele se esvai caso inimigos não sejam abatidos; se o contador se esgota, a barra de corrente também zera. Para evitar isso deve-se destruir inimigos, mas há de se prestar atenção também aqui, já que as armas possuem uma barra de poder. Se ela acaba não se consegue atirar. Uma forma de retardar a ação do contador de tempo é coletando anéis dourados - muito parecidos com os da série "Sonic" e de "Bayonetta" também.
Esses elementos todos em ação dão o tom estratégico empolgante de "Söldner X-2". A inclusão do tal reloginho confere uma agilidade que o predecessor não tinha, visto que dependia de um sistema confuso de troca de armas para fazer a barra de correntes progredir.
No restante o game foca em expandir o conteúdo em relação ao jogo original. São mais fases agora (7 no total), sendo que para abrir as últimas é necessário coletar chaves especiais espalhadas pelas fases. A variedade de armas, naves e itens também é maior e continuam presentes os sistemas de tabelas de pontuação online e créditos extras concedidos conforme se acumulam horas de jogo, inimigos batidos e itens coletados. Uma adição bacana: uma opção com desafios que vão sendo abertos aos poucos, igualmente oferecendo vantagens para a campanha principal.
Visual apresenta leve melhora, principalmente na velocidade e efeitos de iluminação, apresentando combinações impressionantes. Trilha sonora mantém músicas eletrônicas com diversos efeitos sintetizados e criam um certo clima épico de batalhas espaciais de ficção científica. Pelo preço de 13 dólares, é um jogo para download com conteúdo e qualidade acima da média para a plataforma.
CONSIDERAÇÕES
Melhor que o primeiro "Söldner-X", "Final Prototype" traz de volta a nostalgia de jogos de nave espacial adicionando uma mecânica divertida, inteligente e dinâmica. Soma-se a isso um extenso conteúdo, com muitas fases, desafios e visual e trilha sonora de muita qualidade - ainda mais para um jogo via download.