Sonic & Sega All-Stars Racing TransformedRETRAIR FICHA

Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed

Game de corrida com personagens da Sega traz veículos que mudam de forma.

  1. Desenvolvedora: Sega
  2. Lançamento: 2012
  3. Distribuidora: Sega
  4. Suporte: 1 jogador
  5. Gênero: Corrida
9 Excelente
29/11/2012

Análise: Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed

Claudio Prandoni
Do UOL, em São Paulo
  • Pontos Negativos
  • Não há pontos negativos relevantes

Considerações

Depois de fazer o arroz com feijão básico no primeiro "All-Stars Racing", a produtora Sumo Digital dá um show de competência e criatividade em "Transformed".

Ele está longe de ser um game inovador, mas brilha muito ao realizar com maestria tudo aquilo que propõe, oferecendo corridas malucas, variadas e divertidas cheias de desafio, pistas eletrizantes e criativas que exploram recantos obscuros do passado da Sega e excelentes partidas multiplayer - tanto online quanto no mesmo console, com tela dividida.

Introdução

Em 2010 a Sega colocou no mercado "Sonic & Sega All-Stars Racing", jogo de corridas muito loucas capitaneado por Sonic e diversos personagens da Sega que recriou com fidelidade o estilo descontraído de "Mario Kart".

Um par de anos depois chega "Transformed", que dá personalidade própria ao game ao acrescentar barcos e aviões à fórmula. Diferente de "Diddy Kong Racing", o jogo faz as mudanças durante as corridas, proporcionando variedade e pistas mutantes, com caminhos que mudam a cada volta.

Além disso, há um extenso modo carreira, com missões que variam de corridas a disputas de armas e até desafios de drift, que faz ótima companhia aos tradicionais Grand Prix, Time Trial e partidas multiplayer online e em tela dividida na TV.

Pontos Positivos

  • Pistas incríveis
  • O elenco de personagens traz diversas figurinhas carismáticas do universo Sega, mas o destaque de "Transformed" fica por conta das pistas, que são todas lindas, imensas e criativas.

    Como um bônus para os nostálgicos, alguns traçados resgatam franquias antigas da produtora, como "Skies of Arcadia" e "Burning Rangers". Adoração retrô à parte, a maioria confere embates emocionantes, com elementos grandiosos em cena e traçados que mudam a cada volta.

    Por exemplo, uma ponte pode ser destruída na segunda volta e em vez de fazer aquele trecho de carro você navega de barco. Há também bifurcações que permitem escolher qual veículo pilotar, adicionando certa estratégia.

    VEJA AS FORMAS DE JOGAR "SONIC TRANSFORMED"

    •  

  • Corridas variadas e desafiadoras
  • O prato principal está nas corridas, mas o modo carreira oferece também missões de combate, desafios de drift e outros mais. Não importa qual a categoria, o desafio é garantido, já que "Sonic Transformed" traz um nível de dificuldade empolgante - e que pode ser regulado para mais fácil ou difícil, para atender diferentes gostos e níveis de habilidade.

    Os poderes especiais coletados nas pistas abrem um grande leque de possibilidades, variando de turbos básicos a mísseis de gelo, foguetes explosivos e até enxames de abelhas. O movimento Super Star continua presente e, apesar de não estar tão criativo quanto no game anterior, é de grande utilidade.

    Cada veículo é bem diferente de controlar, garantindo que barcos e aviões não sejam apenas mudanças cosméticas. Os veículos aquáticos são mais difíceis de controlar e sujeitos às ondulações da água, enquanto os aéreos proporcionam combates intensos e um estilo mais livre de controlar pela pista.

    Elemento importante também da mecânica é o boost, o turbo acumulado ao fazer curvas derrapando - o bom e velho drift -, que é um sistema fácil de usar e difícil de dominar. Saber usar o recurso é fundamental e pode ser a diferença entre a vitória e a derrota.

    No final das contas, por mais que sorte seja algo importante, como acontece tanto em outros jogos do estilo, habilidade tem um peso bem grande, garantindo que pilotos experientes sempre tenham boas chances de vencer.

    Um trunfo é que praticamente tudo isso pode ser aproveitado em partidas multiplayer, tanto online quanto no mesmo console, com tela dividida.

  • Baú da nostalgia
  • "Sonic & All-Stars Racing Transformed" é uma homenagem brilhante ao legado da Sega. As pistas aparecem como a jóia da coroa, fazendo óbvias referências a Sonic e outras franquias mais recentes, como "Monkey Ball" e "Samba de Amigo", mas trazendo para a festa também "Shinobi", "After Burner", "Golden Axe" e um punhado de outros nomes das antigas.

    A apoteose fica para a pista Race of Ages, que apresenta hologramas de figuras ainda mais lendárias, como a dupla de bandidos de "Bonanza Bros.".

    Para acompanhar isso tudo, uma trilha sonora igualmente variada e selecionada a dedo, que pega ritmos marcantes, mas não exatamente óbvios. Há também pelo menos dois convidados: Ralph, do filme "Detona Ralph", da Disney, que combina perfeitamente com os heróis da Sega, e a corredora de NASCAR Danica Patrick que, apesar de parecer deslocada no plantel, é uma personagem boa de controlar.

    ASSISTA AO COMERCIAL EM PORTUGUÊS DO JOGO

    •  

  • http://jogos.uol.com.br/playstation3/analises/sonic--all-stars-racing-transformed.htm
  • Leia a análise de 'Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed'
  • 23/07/2014
  • PlayStation 3 - UOL Jogos
  • UOL Jogos
  • @UOLJogos
  • 1

AVideoanálise

Últimos Comentários

TOP 5 DOS USUÁRIOS DO FACEBOOK