UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

PlayStation 3

The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena

07/04/2009

FABRÍCIO CALEFFI
Colaboração para o UOL
A produtora Starbreeze ficou conhecida, ainda no Xbox original, pelo excelente trabalho no jogo de tiro em primeira pessoa "The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay", baseado no personagem Vin Diesel em "Eclipse Mortal" (2000) e "A Batalha de Riddick" (2004).

Neste meio tempo, a empresa adaptou o seu motor gráfico para realizar um game baseado nos quadrinhos "The Darkness", mas logo voltou a mexer em seu titulo de estreia.

Assim nasceu "The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena", um pacote que reapresenta o jogo de 2004 com gráficos de nova geração e inclui extras como um modo online para vários jogadores, uma aventura inédita - a tal "Assault on Dark Athena" do novo título - e o capítulo opcional em que é possível controlar um robô em "Escape from Butcher Bay" - presente originalmente em uma conversão para PCs.

Escape from Butcher Bay

A aventura original de Riddick está ainda mais bonita e prazerosa de ser jogada. Como o criminoso mais procurado da galáxia, você deve escapar da cruel prisão utilizando a escuridão a seu favor. Tudo para conseguir se esgueirar por trás dos inimigos e eliminá-los com golpes mortais.

O jogo inicia como um jogo de tiro típico em primeira pessoa, mas a partir do momento em que Riddick ganha a habilidade de enxergar no escuro, as perspectivas mudam: toda a escuridão da prisão agora serve a você, proporcionando diversos caminhos para se esconder e surpreender os inimigos sem que ao menos um tiro seja disparado. O jogo não perdoa aqueles que acham que Riddick funciona como um "exército de um homem só" e todas as ações pedem discrição, como por exemplo, a necessidade de esconder os corpos dos inimigos mortos para não alertar os demais guardas.

A inteligência artificial dos inimigos cumpre seu papel, mesmo reproduzindo apenas certo padrão: eles permanecem escondidos ou saem correndo para cima de você com tudo - retornando ao esconderijo caso você não os derrote e sobreviva ao ataque. E sobreviver aos ataques é algo bem difícil de acontecer, já que Riddick aparece bastante humanizado e é capaz de morrer rapidamente ao receber alguns poucos disparos.

Assault on Dark Athena

A segunda aventura se passa pouco tempo depois do final de "Escape from Butcher Bay". Riddick agora está preso em uma gigantesca nave espacial, repleta de mercenários e soldados lobotomizados.

Esta parte se aproxima mais de um jogo de tiro em primeira pessoa tradicional, o que não conta exatamente como uma qualidade. O aspecto furtivo - destaque do original - se perde e o jogo tenta compensar colocando o jogador direto na ação, com Riddick já capaz de ver na completa escuridão e sob posse das famosas adagas Ulak.A única inovação presente nesta sequência, além da história inédita, é a possibilidade de utilizar as armas implantadas nos punhos dos soldados abatidos contra eles mesmos, funcionando como um escudo humano que ataca.

As duas aventuras utilizam o mesmo motor gráfico, mas "Assault on Dark Athena" tem gráficos melhores do que "Escape from Butcher Bay". Outra diferença perceptível é na sincronia labial durante as falas, praticamente impecável nesta expansão.

A inclusão do modo online para vários jogadores merece destaque, proporcionando horas a fio de diversão em vários modos de jogo e 15 mapas diferentes. Além dos clássicos 'mata-mata' entre todos e entre equipes para até 12 jogadores, há o modo Pitch Black. Nele, um dos jogadores encarna Riddick e os demais atuam como mercenários, caçando-o no completo breu, utilizando a luz de suas armas como única maneira de conseguir localizar o criminoso.

CONSIDERAÇÕES

"The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena" não inova nada além do que já havia mostrado em 2004, e ainda assim indispensável, principalmente àqueles que não jogaram a versão original. O acréscimo da nova aventura e modo online aumentam a longevidade do título que passará, ao menos uma semana, na bandeja de seu console.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena (Playstation 3)

    25 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Starbreeze
    Lançamento: 07/04/2009
    Distribuidora: Atari / Tigon
    Suporte: 1-12 jogadores, multiplayer online, cartão de memória
    Outras plataformas: PC X360
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host